Professora Maria Inês Martins
Pró-reitora de Graduação

Graduação: em sintonia com o tempo presente

Alinhada às exigências da legislação educacional e do mercado, a PUC Minas mantém sua prioridade na formação crítica e cidadã de seus alunos, das diversas áreas de conhecimento. Para a pró-reitora de Graduação, professora Maria Inês Martins, os projetos pedagógicos estão em sintonia com as demandas do tempo presente, o que pode ser percebido por meio dos rankings e das avaliações pelos quais a Universidade tem se destacado.

A PUC Minas tem números muito elevados quando se fala em graduação. Dezenas de milhares de alunos em cursos em todas as áreas de conhecimento. Fale, por favor, sobre o reconhecimento da qualidade do ensino da PUC Minas.
De fato, a Universidade oferece 110 cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, em várias unidades e polos. É relevante considerar que o crescimento da PUC Minas, em consonância com a expansão do ensino superior no País, ocorreu de forma particular. Além da interiorização para regiões sem instituições superiores (públicas ou privadas), a complexidade da Universidade se reflete na amplitude dos cursos e na dispersão de suas ofertas. De um lado, oferecemos cursos com alta procura e demanda profissional como Medicina e Engenharias e, de outro lado, cursos com baixa procura, apesar de grande demanda profissional, como é o caso das licenciaturas. Independentemente disso, o rigor nos parâmetros internos de oferta foi mantido, permitindo a disseminação e o consequente reconhecimento da qualidade de ensino, percebido nas avaliações e ranqueamentos.

Quais são os diferenciais mais importantes da PUC Minas em termos da graduação?
Independentemente do curso, da sua procura e do local de sua oferta, a Universidade respeita parâmetros internos de oferta, além de respeitar condicionantes externos (legais, de mercado e dos conselhos profissionais). As orientações internas, preconizando uma formação humanística, crítica e cidadã, encontram-se explicitadas em documentos, como: Diretrizes da Graduação, Projeto Pedagógico: construção e avaliação e A graduação na PUC Minas: reflexões para o estabelecimento de nova política acadêmico-administrativa. Dessa maneira, procura-se garantir projetos pedagógicos em sintonia com as demandas do tempo presente – que devem levar em conta, além da legislação, o mercado profissional, uma formação crítica e cidadã.

Os projetos pedagógicos dos cursos de graduação da PUC Minas têm tido, em todas as áreas, reconhecimento por sua qualidade e atualização. Em uma sociedade dinâmica e exigente, como garantir que os projetos pedagógicos estejam em sintonia com as distintas demandas da atualidade – que devem levar em conta o mercado profissional e também uma formação crítica e cidadã?
A Universidade tem refletido continuamente sobre seus projetos pedagógicos. Há tempos, quando surgia uma proposta alternativa de formação em uma determinada área, configurava-se numa proposta independente, de grupo isolado, quase uma dissidência da área. Com o passar do tempo, ocorreu um esforço de alinhamento das várias propostas, à luz das diretrizes curriculares nacionais específicas. Atualmente, as áreas se fortaleceram nos Institutos e Faculdades, bem como nos departamentos que passaram a refletir sobre as diversas propostas, com confluências para projetos unificados, respeitando-se a legislação vigente, o mercado de trabalho e as especificidades regionais e locais.

Com isso, a marca e a qualidade de cada área de formação podem ser estendidas e garantidas em todas as ofertas de um mesmo curso. Academicamente, a Universidade trabalha em Fóruns, de várias amplitudes e âmbitos: os colegiados de curso, as câmaras de departamento, os CTA das unidades e dos institutos e faculdades, além do Conselho maior, o Cepe. Nesses encontros, discutem-se documentos externos (legislação educacional, demandas do mercado de trabalho e dos conselhos profissionais), resultados de avaliação, documentos internos e normativas de funcionamento. Há também efetiva preocupação com as demandas do mercado de trabalho, bem como as diretrizes que são submetidas ao Cepe. Além disso, cada PPC é continuamente atualizado, através de alterações e mudanças, em consonância com os ordenamentos legais (internos e externos), em workflow viabilizado pelo GPP (Sistema de Gestão de Projetos Pedagógicos), em que são considerados aspectos acadêmicos, administrativos e financeiros. Penso que essa dinâmica interna reflete-se sobre a qualidade dos cursos, reconhecida tanto em resultados oficiais (MEC) quanto em ranqueamentos vários (Guia Abril do Estudante, RUF – Ranking Universitário Folha etc).

O Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – vem se ampliando consideravelmente na PUC Minas, contando hoje com cerca de 240 bolsistas. Isso denota o cuidado da Universidade com as licenciaturas?
Sim. A Universidade tem tradição na formação de professores, as licenciaturas são bem avaliadas nos indicadores oficiais e nos rankings privados. Observa-se neste caso uma alta demanda profissional, com carência de professores na educação básica, pois não há, em contrapartida, uma carreira promissora, o que justifica a baixa procura para os cursos. Entende-se como crítica essa situação, menciona-se um "apagão" de professores de educação básica. O MEC reconhece o problema, mas, apesar de algumas iniciativas interessantes, ainda não apresentou políticas consolidadas capazes de resolver o problema. Entre as ações interessantes, atualmente coordenadas por Comitês Nacionais e Locais de Formação de Professores, encontram-se o PLI (Programa das Licenciaturas Internacionais) e o Pibid, que procuram atrair e fidelizar o aluno das licenciaturas. A PUC tem abraçado todas as ações que possibilitem a densidade e a qualidade das licenciaturas.

A Universidade avança na oferta da graduação a distância. Qual é o modelo da PUC Minas na modalidade?
A PUC oferece há mais de uma década cursos de graduação na modalidade a distância, bem como disciplinas virtuais nos cursos presenciais. O nosso modelo para os dois casos é virtual, não semipresencial, respeitando-se como presenciais as exigências legais (provas, estágios, práticas e defesa de monografia). Além disso, as disciplinas utilizam como referências bibliográficas livros e artigos disponíveis, preferencialmente em plataformas virtuais. Isso significa que o material didático disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem incorpora a linguagem dialógica pressuposta no material educacional para EAD, organizado por unidade de ensino e orientador do processo de ensino e aprendizagem. O nosso modelo foi recentemente submetido à avaliação externa, tendo recebido em todos os casos conceitos 4 (bom) e 5 (muito bom). O professor é auxiliado por tutores, bem como pela equipe técnica e pedagógica da PUC Minas Virtual.

 

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