Cardeal Ouellet apresenta livro de Bento XVI na PUC Minas


Livro de Bento XVI foi apresentado
pelo cardeal Ouellet na PUC Minas

O mais recente livro do papa Bento XVI, Jesus de Nazaré - Da Entrada em Jerusalém até a Ressurreição, foi apresentado na PUC Minas, em maio, pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos no Vaticano. Na ocasião, estiveram presentes o arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da PUC Minas, professor padre Antônio Francisco da Silva, e o professor do Instituto, padre Luís Henrique Eloy e Silva.

Dom Walmor manifestou sua alegria em receber o cardeal: “Além da apresentação do livro, esta data é importante, pois o cardeal passa a conhecer a nossa PUC Minas, patrimônio da Igreja e da sociedade”. O arcebispo ressaltou, ainda, a importância do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa na Universidade: “A Filosofia e a Teologia são referenciais determinantes e fundamentais dentro de uma universidade”. A opinião de Dom Walmor é compartilhada por Dom Mol, que frisou a fase de fortalecimento pela qual o Instituto passa na Universidade.

Apresentando o livro do Papa Bento XVI, o cardeal Marc Ouellet disse que é “um testemunho comovente, fascinante e libertador”. E, embora seja “bastante denso”, este texto “lê-se por inteiro sem interrupções”. Segundo o cardeal, ao ler o livro, “o leitor é transportado por caminhos levantados para o emocionante encontro com Jesus, uma figura familiar que se revela ainda mais próxima em sua humanidade como em sua divindade. Completada a leitura, quer prosseguir o diálogo, não só com o autor, mas com Aquele de quem se fala”.

No livro, o Papa toma o método de exegese de Santo Tomás de Aquino, no qual é guiado pela hermenêutica da fé, mas tendo em conta ao mesmo tempo e responsavelmente a razão histórica, necessariamente contida nesta mesma fé.

O cardeal concluiu sua apresentação assinalando que, “ao final desta rápida passagem por uma obra que aproxima o leitor do verdadeiro rosto de Deus em Jesus Cristo, não resta outra coisa senão dizer: obrigado, Santo Padre!”

O livro

Segundo de uma série planejada para três volumes sobre a vida de Jesus, o livro percorre o ciclo que a Igreja Católica celebra na Semana Santa, acompanhando os momentos da morte e ressurreição de Cristo. Trata-se de uma extensa reflexão bíblica e teológica de Bento XVI sobre os Evangelhos, acompanhada por várias citações de estudiosos e especialistas nestes temas.

Lançada no dia 10 de março, a obra, com 350 páginas e publicada em sete línguas (alemão, italiano, inglês, espanhol, francês, português e polaco), se inicia com a entrada de Jesus em Jerusalém, evoca a cerimônia do lava-pés, passa pela Última Ceia, aborda o caminho do Monte das Oliveiras, a crucificação e deposição de Jesus no sepulcro, até chegar à ressurreição.

O primeiro volume de Jesus de Nazaré foi publicado em 2007 e trata da vida de Cristo desde o Batismo até a Transfiguração. O terceiro volume está sendo escrito por Bento XVI e abordará os chamados Evangelhos da Infância, sobre os primeiros anos da vida de Jesus.

« VOLTA