Avanços nos campos acadêmico e administrativo

Nesta edição da newsletter Canal Aberto, trazemos à comunidade informações que consideramos relevantes em termos da administração de nossa Universidade. Foi, felizmente, mais um semestre em que, com o compromisso, seriedade e dedicação de todos, pudemos avançar em muitos aspectos nos campos acadêmico e administrativo e ao mencionar esses trabalhos explicito meu profundo agradecimento pela seriedade, dedicação e empenho de todos nessa construção.

Depois da finalização das alterações em nosso Estatuto – que amplamente pode ser acessado por todos na ferramenta Pastas Públicas, procedemos, como ficou previsto no mesmo, ao redimensionamento do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho Universitário (Consuni). Tal medida significará mais racionalidade e agilidade em nossos trabalhos, sem que haja qualquer prejuízo à representação de todos os setores que devem ser ouvidos nos encaminhamentos e decisões a respeito dos processos acadêmico-administrativos da Universidade. Os próximos passos irão ao encontro de revermos o Regimento Geral da Universidade.

Com o envolvimento de vários setores e com a coordenação da Secretaria de Planejamento, avançamos e esperamos para breve a conclusão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Tal documento reúne e explicita os rumos e caminhos que a Instituição traça para si para os próximos anos. É a Universidade que queremos construir levando em conta nossa Missão, Valores e Princípios e a constituição de nossa Visão. Desenha-se com o PDI, é o que se espera, como a PUC Minas articulará seus processos de solidificação institucional diante de suas determinações internas e dos cenários externos da educação superior no Brasil. Nesse sentido, é que anunciamos o início da oferta pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) de cursos de pós-graduação lato sensu em Juiz de Fora. Nossa presença naquela cidade está sendo possível por meio de parceria com o Centro de Ensino Superior (CES), mantido pela Sociedade Mineira de Cultura.

No campo administrativo, importante destacar que foi concluído recentemente o Programa de Desenvolvimento Gerencial ( PDG). O curso, com 102 horas de duração, reuniu gestores acadêmicos e administrativos e constituiu-se em excelente oportunidade para que os gestores não apenas pudessem atualizar conhecimentos da Administração, mas trocar experiências sobre desafios e soluções ligados à área de cada um.

Os relatos dos participantes foram de um maximizado aproveitamento e de grandes e imediatas possibilidades de aplicação em seus setores e departamentos.

Na área do planejamento estratégico, coordenada pela Seplan, vivemos um momento interessante: depois da contribuição das muitas pessoas que desejaram se envolver, passando por todos os setores da Universidade, desde 2009, com o autodiagnóstico situacional e as entrevistas, o educativo processo de planejamento participativo nos conduz para a clareza de muitos aspectos importantes da vida universitária. Teremos a alegria de publicar, proximamente, o documento que apresenta a versão resumida do Plano Estratégico 2011-2015 da Universidade, na construção da PUC Minas que queremos, rumo à PUC Minas que sonhamos.

Também concluímos o Acordo Coletivo dos professores, com a aprovação, em assembleia, da proposta enviada à representação docente pela Reitoria. Tal proposta, em seus fundamentos, reeditou o acordo anterior, o que possibilitará à Universidade, de modo responsável e justo, continuar fazendo frente aos compromissos e necessidades de investimentos.

Temos buscado, do melhor modo e forma possíveis, um diálogo aberto e franco com a representação docente. Mais recentemente, tem nos chamado a atenção o agendamento por parte dos representantes dos professores de discussão a respeito de aspectos da segurança dentro da Universidade, tomando como motivação episódios ocorridos em outras instituições. Nosso pró-reitor de Infraestrutura, professor Rômulo Albertini, pessoalmente, esteve com a representação dos professores, levando informações atualizadas e efetivas sobre as ações e medidas que têm garantido segurança e tranquilidade à comunidade acadêmica na PUC Minas. Assim tem trabalhado esta Reitoria e temos a expectativa de que, cada vez mais, teremos na representação docente um interlocutor lúcido e realmente compromissado com o esclarecimento do professorado, lançando mão, permanentemente, de informações corretas, justas e que contribuam para que nosso corpo docente se situe bem em relação à Instituição em que está inserido.

Concluímos nossa saudação, desejando a todos bom descanso e que, no acolhimento e alegria da convivência familiar, renovemos as energias para um novo semestre de trabalho e realizações.

Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar de Belo Horizonte
Dom Mol é eleito presidente da Comissão para Cultura e Educação da CNBB

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, foi eleito o novo presidente da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a 49ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em Aparecida (SP), no dia 12 de maio.

Em entrevista à Rádio América, veículo da Rede Catedral, grupo da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Mol disse que recebeu essa atribuição com muita “simplicidade e humildade”. “Certamente, tudo que realizamos na Arquidiocese de Belo Horizonte contribuiu para que os bispos pudessem perceber que esse é também o momento da Instituição, por meio da minha pessoa, contribuir no campo da cultura e da educação”.

O reitor pontuou que há um amplo trabalho a ser realizado, porque o campo da educação, que está sendo redescoberto pela Igreja, é fundamental. “Nós não conseguiremos uma mudança profunda na sociedade sem a educação. É verdade que ela não é, sozinha, responsável pelo processo de transformação da sociedade, mas nenhuma mudança acontece sem uma boa proposta de educação”. Ele completou que a educação e a cultura “são elementos que geram convicções, projetos de vida, dão direção à vida das pessoas para que bem redirecionados também fiquem a nossa sociedade e o nosso país”.

Igualdade racial: entidade homenageia o reitor

A seção Minas Gerais da União de Negros pela Igualdade (Unegro) entregou no dia 22 de junho, na Cúria Metropolitana, carta de agradecimento ao bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, pelo “apoio dado para a realização das atividades e eventos realizados pela entidade na luta pela promoção da igualdade racial”. De acordo com o presidente, Alexandre Braga, a homenagem é extensiva a outros sacerdotes, associações e pastorais que auxiliam o movimento negro. Segundo ele, a Igreja Católica tem apoiado ações da Unegro desde 2004, incluindo a logística e cessão de espaços nas igrejas em Minas Gerais para as reuniões da entidade. A Unegro, que luta contra o racismo e promove a cultura negra, integra o Fórum Mineiro de Entidades Negras, reunindo 15 delas com atuação em 50 cidades do Estado. A Unegro foi criada em 1988 na Bahia.


O presidente da Unegro – MG com o reitor da PUC Minas
PUC Minas concede título de Doutor Honoris Causa ao núncio apostólico no Brasil

Dom Lorenzo recebeu o diploma das mãos do arcebispo metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo

A PUC Minas outorgou o título de Doutor Honoris Causa ao núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, em reconhecimento à excelência de sua formação e atuação religiosa, acadêmica, intelectual e artística. A solenidade ocorreu no dia 9 de junho, durante sessão solene e pública do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), realizada no Teatro João Paulo II, no campus Coração Eucarístico. O núncio apostólico é um representante diplomático permanente da Santa Sé que exerce o posto de embaixador perante os Estados, algumas organizações internacionais e a Igreja local.

O Honoris Causa é um título concedido a uma personalidade que tenha contribuído com os preceitos de uma instituição oficial de ensino e se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Leia mais

Santander disponibiliza mais seis bolsas de estudos no exterior

O programa Santander Universidades, divisão global do banco Santander, disponibilizou, no dia 29 de junho, três bolsas de estudos para professores da PUC Minas em nível de doutorado, de até 35 anos, na Universidade do Pacífico, em Lima, no Peru, no valor de cinco mil euros cada uma, e outras três, no mesmo valor, para alunos, integrantes do programa Fórmula Santander, em universidades no mundo conveniadas à instituição financeira, por um período de seis meses. O anúncio foi feito durante reunião no campus Coração Eucarístico, com a presença do gerente de convênios do Santander Universidades, Marcos Moutinho Cabral, da vice-reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, e de membros da administração superior da Universidade. O processo seletivo, tanto para professores quanto alunos, ficará a cargo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan) da Universidade. As inscrições para os professores estarão abertas a partir de agosto pelo site www.santanderuniversidades.com.br/bolsas. Para os alunos, a Seplan ainda definirá a data e os critérios.

Leia mais


Marcos Moutinho e a vice-reitora,
professora Patrícia Bernardes
Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno, visita a Universidade

Presidente da CNBB esteve na PUC Minas no início de junho

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno, visitou a PUC Minas no dia 6 de junho. Na ocasião, ele foi recebido pelo reitor da Universidade e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e por membros da administração superior da PUC Minas. O presidente da CNBB também visitou as instalações do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa.

Durante o encontro no gabinete do reitor, Dom Damasceno recebeu informações sobre a Universidade nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. O pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio Hanriot, destacou o crescimento da área na Universidade, que hoje dispõe de 16 programas de pós-graduação e cerca de 1.200 alunos matriculados nos mestrados e doutorados. Ele ressaltou ainda a qualidade da pesquisa produzida na Universidade, que rendeu prêmios como o Jovem Cientista, em 2008.

Leia mais

Cardeal Ouellet apresenta livro de Bento XVI na PUC Minas

O mais recente livro do papa Bento XVI, Jesus de Nazaré - Da Entrada em Jerusalém até a Ressurreição, foi apresentado na PUC Minas, em maio, pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos no Vaticano. Na ocasião, estiveram presentes o arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da PUC Minas, professor padre Antônio Francisco da Silva, e o professor do Instituto, padre Luís Henrique Eloy e Silva.

Dom Walmor manifestou sua alegria em receber o cardeal: “Além da apresentação do livro, esta data é importante, pois o cardeal passa a conhecer a nossa PUC Minas, patrimônio da Igreja e da sociedade”. O arcebispo ressaltou, ainda, a importância do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa na Universidade: “A Filosofia e a Teologia são referenciais determinantes e fundamentais dentro de uma universidade”.

Leia mais


Livro de Bento XVI foi apresentado
pelo cardeal Ouellet na PUC Minas
Doutorado em Educação aprovado pela Capes

Foi aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, o Doutorado em Educação da PUC Minas. O doutorado integrará o Programa de Pós-graduação em Educação, que oferece o mestrado desde 1998. O Doutorado em Educação da PUC Minas, aprovado no dia 30 de março, será o segundo de Belo Horizonte - até então apenas a UFMG oferecia. Em Minas Gerais, será o quarto doutorado recomendado pela Capes.

A área de concentração do doutorado manterá a área de concentração do Programa de Pós-graduação em Educação: Educação Escolar e Profissão Docente. A seleção para a primeira turma ocorrerá no 2º semestre de 2011, seguindo os mesmos modelos adotados na seleção de novos alunos para o mestrado.

O doutorado ficará sob a orientação do colegiado do Programa, com mandato desde 1º de fevereiro de 2011, composto pelos professores Carlos Roberto Jamil Cury, Leila de Alvarenga Mafra, Maria Inez Salgado de Souza e o coordenador, Simão Pedro Marinho.

O Mestrado em Educação da PUC Minas é avaliado com nota 4 - a maior dada pela Capes para instituições que oferecem apenas o mestrado – por dois triênios consecutivos. Na área de Educação, se o mestrado não consegue em dois triênios consecutivos a nota 4, não pode sequer pleitear o doutorado. “Portanto, só pudemos pleitear o doutorado pela excelência que temos no mestrado. O doutorado vem como evidência inconteste da consolidação do mestrado”, ressalta o professor Simão Pedro Marinho.

Teatro recebe o nome do papa João Paulo II

"Este momento não só eterniza o papa João Paulo II na maior universidade católica do mundo como também busca mantê-lo presente nas nossas memórias", disse o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante homenagem prestada ao pontífice no dia 18 de maio, aniversário natalício do papa. Na ocasião, o Teatro da Universidade (prédio 30, campus Coração Eucarístico, Belo Horizonte) foi denominadoTeatro João Paulo II. "Damos graças a Deus pela sua beatificação e lembramos desta referência missionária, humanitária e espiritual que é João Paulo II", frisou o arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Leia mais


Dom Walmor e Dom Mol descerram
placa de nomeação do Teatro
Iveco e PUC Minas se unem para qualificar jovens

Dom Mol e Marco Mazzu apresentam o programa Start!
durante cerimônia de assinatura do convênio

A PUC Minas e a Iveco Latin America, empresa do Grupo Fiat, firmaram convênio de cooperação para a execução de projetos de interesse comum na área da educação, em particular o lançamento de programa de pós-graduação. O convênio foi assinado em 31 de maio e visa selecionar estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Economia, Engenharia, Estatística, Logística, Matemática, Relações Internacionais e Ciência da Computação, formados entre dezembro de 2009 e julho de 2011, para cursos do programa de pós-graduação em Engenharia Automotiva, Engenharia de Manufatura e Estratégia em Administração Empresarial.

Os cursos serão ministrados pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas, na unidade de Sete Lagoas, local onde a montadora de caminhões e ônibus mantém uma fábrica. As primeiras turmas devem iniciar as aulas em agosto. "Serão cursos fechados para a empresa, com processo seletivo próprio", explica o diretor do IEC, professor Alexandre Rezende Guimarães.

Leia mais


Entre em contato: imprensa@pucminas.br