Gestão para o futuro

A eficiência da gestão resulta da sábia articulação entre recursos, processos e metas. Mas deve ser, também, consequência da permanente atualização do que elegemos como missão, valores e visão institucional. A PUC Minas vive um importante momento de sua vida institucional e organizacional. Estamos avançando efetivamente em nosso planejamento estratégico e uma destas etapas se dá exatamente agora, com o Programa de Desenvolvimento de Gestão (PDG), que tem o objetivo de aprimorar o potencial de gestão dos participantes para a superação de desafios e a otimização dos processos da Instituição.

Certamente, uma universidade não pode ser percebida e gerida como uma empresa de natureza exclusivamente mercantil. Não somos uma indústria ou meros prestadores de serviços. Uma universidade é uma instituição de produção de saber, que tem sua radicalidade no fértil terreno da ideologia, da política, da cultura, entre tantos outros aspectos da vida intelectual.

Perspectivas e compreensões diferenciadas acerca dos processos e paradigmas educacionais devem alimentar nossa convivência na Universidade. É essencial, para tanto, que a legitimidade e força das representações nos mais diversos níveis nos fóruns e conselhos institucionais estejam sintonizadas com os caminhos pelos quais devemos optar para não apenas garantirmos a perenidade de nossa Instituição, mas para que consigamos avançar em nosso objetivo maior, que é o de servir a educação superior.

Os inarredáveis compromissos firmados no percurso de nossa história institucional é que nos estimulam e nos levam à adoção de medidas que vão ao encontro da necessidade de uma gestão mais eficaz, com o estabelecimento de metas e resultados que contribuam, cada dia mais, para a qualificação do serviço da educação ao qual a PUC Minas se dedica há 52 anos. É imprescindível, no cenário atual da educação superior privada, associarmos a reconhecida qualidade de nosso ensino, a lucidez de nossa pesquisa e o engajamento da nossa extensão a processos de gestão ágeis, responsáveis e contemporâneos.

Nesse contexto, todos temos um relevante papel a cumprir. Todos temos com que contribuir para o fortalecimento de nossa PUC Minas. Os seguidos reconhecimentos que nossa Universidade vem obtendo tanto de instâncias governamentais como de outros setores da sociedade atestam que estamos na direção certa. Certificam a dedicação de professores, funcionários e alunos no objetivo comum da construção de uma Universidade que verdadeiramente contribui para que este seja um mundo melhor.


Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar de Belo Horizonte
Reitor recebe secretário do Vaticano

Dom Clemens, durante visita à PUC Minas

Depois de visitar o Museu de Ciências Naturais, ao som da saxofonista Maria Bragança, que executou peças de Bach e Villas-Lobos, e se encontrar com membros da administração superior e da comunidade acadêmica, em que lhe foi apresentado um panorama geral da Universidade, o secretário do Pontifício Conselho para Leigos do Vaticano, monsenhor Josef Clemens, pôde ter a dimensão da grandeza da PUC Minas, reconhecida pela Santa Sé como a maior universidade católica do mundo. Dom Clemens esteve na PUC Minas na manhã de 25 de outubro, no campus Coração Eucarístico. Ele esteve no País para visitar comunidades eclesiais em Belo Horizonte e Fortaleza (CE).

Perguntado sobre a sua primeira impressão, em seguida à visita ao Museu, disse, por meio do intérprete padre Luiz Henrique Eloy e Silva: “A Universidade é muito grande e tem um trabalho importante na sociedade. Espero que possa crescer cada vez mais”. Na sequência, ele se dirigiu ao auditório do prédio 43, onde lhe foi apresentado os dados da Universidade, além do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa e da Pastoral na Universidade. Na ocasião, ele aproveitou para agradecer a gentil acolhida e, por estar em uma universidade, se recordou da época em que era estudante na Universidade Gregoriana de Roma.

Leia mais

Dom Walmor é condecorado pelo Tribunal de Contas

O grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi homenageado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no dia 21 de outubro, com o Grande Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim. A solenidade foi no Auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas.

PUC Minas recebe prêmio de liderança na área de educação

A PUC Minas foi agraciada, na última quarta-feira, 10 de novembro, no XII Prêmio Minas – Desempenho Empresarial, na categoria Liderança Setorial de Minas Gerais, na área de educação. A iniciativa, referente aos anos de 2009 e 2010, é da revista mineira de economia Mercado Comum. O prêmio foi recebido pelo reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, em solenidade realizada no Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte.


O reitor, professor Dom Mol, recebe prêmio
da revista Mercado Comum
Entrega de novo prédio marca solenidade de 10 anos de criação da unidade Barreiro

Dom Mol e o pró-reitor adjunto da unidade Barreiro,
professor Renato Hadad

A unidade Barreiro entra em seu 10º ano de funcionamento. O reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, participou de solenidade no dia 10 de novembro, abrindo as comemorações e fazendo a entrega do prédio 4 à comunidade acadêmica, com bênção das instalações e descerramento de placa ao lado do pró-reitor adjunto, professor Renato Moreira Hadad. O evento contou ainda com a presença de membros da administração superior, do ex-reitor professor padre Geraldo Magela Teixeira, reitor do Centro Universitário UNA, e da primeira diretora da unidade, professora Valéria Braga Pinto, docente no Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg) da PUC Minas. O prédio 4 contém 18 salas de aula e abriga setores administrativos, como a Pró-reitoria Adjunta, Diretoria Acadêmica e Coordenações de Cursos.

Leia mais

Boas perspectivas para a área da pesquisa

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Mário Neto Borges, e demais representantes da Fapemig estiveram no campus Coração Eucarístico, na terça-feira, 9 de novembro, para participar da nona reunião ordinária do Conselho Curador da Fundação – instância máxima de decisão –, pela primeira vez realizada em uma instituição não pública. Durante o encontro, ele fez um balanço positivo da área da pesquisa, anunciando o lançamento de novos editais já para o início de janeiro do próximo ano.

O presidente da Fapemig afirmou que o orçamento do órgão para 2010 pode ultrapassar a cifra prevista de R$ 204 milhões. “Felizmente, este ano, está havendo uma recuperação da economia e pode ser que fechemos o ano com um valor maior do que esse”, disse. Ele aproveitou para citar o edital do Programa Primeiros Projetos, em parceria com o CNPq, cujas inscrições estão abertas até 29 deste mês, e que pode interessar aos professores da PUC Minas que obtiveram recentemente o título de doutor.

Leia mais


O presidente da Fapemig, prof. Mário Neto;
e o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação,
prof. João Francisco de Abreu
Campanha da Solidariedade mobiliza comunidade

Com o objetivo de estimular a educação para a solidariedade, visando à construção de uma sociedade mais humana e participativa, a Campanha da Solidariedade vem mobilizando, este mês, a comunidade acadêmica dos campi e unidades e moradores do entorno da Universidade. A iniciativa é da Pastoral na Universidade, em parceria com o Colégio Santa Maria.

Roupas, materiais de higiene e limpeza (incluindo fraldas geriátricas descartáveis, sabonetes e toalhas descartáveis), materiais escolares (cartolina, folhas A4, tinta, cola, gesso, lápis, entre outros), brinquedos e alimentos não-perecíveis são alguns dos donativos recolhidos. Nos campi Coração Eucarístico e Poços de Caldas e unidades Barreiro, Betim e Contagem a Campanha já se encerrou.

Em Arcos, o período de doações será durante todo o mês de novembro. A entidade beneficiada será a Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) da cidade. A Pastoral irá recolher valores em espécie e também irá vender rifas para que a comunidade acadêmica e da região possa concorrer a produtos doados por empresários locais. Alunos e professores estão responsáveis pela organização.

Leia mais

PUC Minas é a grande vencedora de premiação do Guia do Estudante

Maior universidade católica do mundo, segundo o Vaticano, a PUC Minas recebe, pela segunda vez, o prêmio de melhor Universidade do Ano – categoria particular – na VI edição do Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante 2010.

O prêmio, concedido pela Editora Abril, foi entregue na noite de 4 de outubro, em São Paulo. A Universidade de São Paulo (USP) também foi considerada Universidade do Ano, na categoria pública.

No total, foram distribuídos 18 prêmios - 16 para as melhores instituições por área do conhecimento e dois para as universidades do ano - para instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Leia mais



PUC Minas recebe prêmio de melhor
universidade particular do Brasil
Nesp avalia projeto Eleições 2010

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), ligado à PUC Minas e à Arquidiocese de Belo Horizonte, promoverá encontro com lideranças de movimentos sociais, grupos de fé e política, representantes das paróquias e dos vicariatos especiais da Arquidiocese, no dia 27 de novembro, para uma avaliação de suas atividades deste ano, principalmente as ações do projeto Eleições 2010. Aberto ao público, será no anexo do prédio 43, no campus Coração Eucarístico, a partir das 14h.

Segundo o coordenador do Grupo Gestor do Núcleo, professor Robson Sávio, numa análise preliminar do projeto, verificou-se ampla participação das 260 paróquias da Arquidiocese, com a distribuição de folders e informativos do projeto nos meses de agosto e setembro.

Nos veículos da Rede Catedral de Comunicação Católica (rádios América e Cultura, TV Horizonte e Jornal de Opinião) foram feitas inserções ao longo da programação, tendo como mote o lema da campanha do projeto (Ética, Compromisso, Honestidade, Justiça – Este é meu Voto!), além de reportagens especiais.

Outras iniciativas

A campanha chegou a várias escolas públicas e católicas de Belo Horizonte, por meio da distribuição do informativo e a promoção de debates com alunos. Na PUC Minas, foi realizado um ciclo de palestras, com a participação de mais de 300 alunos nos três dias de atividade. O projeto também manteve no ar um hot site especial com conteúdo informativo e afixou banners nos campi e unidades da PUC Minas, em paróquias de Belo Horizonte e nos principais edifícios sede da Arquidiocese.

Informações:

nesp@pucminas.br
(31) 3319- 4978 (pela manhã)

Encontro resgata lembranças de Dom João Resende Costa

Um bom pastor e um gigante da fé. Um homem saturado de amor à Igreja, cheio de bondade, de sabedoria, de humor inteligente. Na manhã do dia 18 de outubro, o painel Dom João: homem de Deus, pastor e amigo, realizado no campus Coração Eucarístico, ofereceu os testemunhos ricos dos padres Cleto Calimã, João Batista Libanio, Nereu de Castro Teixeira e do bispo auxiliar e reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, sobre suas melhores lembranças de Dom João Resende Costa, na abertura das comemorações do centenário de seu nascimento.

Leia mais



O reitor, professor Dom Mol, e os padres Cleto e Nereu

Entre em contato: canalaberto@pucminas.br