Tempo de avanços estratégicos

Na nossa vida profissional ou pessoal, muitas vezes, não é que deixamos de considerar ou mesmo negligenciamos decisões e ações que necessitamos imprimir nesse ou naquele campo. Pelo contrário, temos clareza de que se tratam de assuntos que merecem atenção efetiva e urgente, mas que, por inúmeras razões e conjunturas, nem sempre podemos resolvê-los e encaminhá-los do modo e no tempo adequados e de que realmente gostaríamos.

No caso da PUC Minas, recentemente, o esforço conjunto e a busca coletiva de atingir objetivos – o avanço e fortalecimento de nossa Universidade – se mostraram condições muito oportunas para superações necessárias e inadiáveis.

Ao dizer isso, gostaria de, nesta mensagem final de 2009, reiterar junto à nossa comunidade acadêmica que o ano que se finda foi um tempo de muitos avanços importantes. Podemos celebrar a efetiva conclusão de encaminhamentos estruturantes de caráter acadêmico e institucional - sendo que alguns desses se arrastavam há anos -, que propiciarão, temos convicção, melhores condições para a gestão de nossa Universidade.

A aprovação do Estatuto da Universidade pela Santa Sé, em abril deste ano, coroou, de modo brilhante, um rico e democrático processo de discussão sobre a identidade e estrutura da Instituição. Foram importantes e profícuos debates que resultaram na aprovação em 2008, pelo Conselho Universitário, da versão final do novo Estatuto. Com o novo Estatuto, a PUC Minas dispõe de parâmetros atualizados e efetivos em termos de suas estruturas acadêmico-administrativas, que emergiram do coração e da inteligência de tantos professores os quais, juntos, construíram e validaram esse importante documento.

Com o mesmo orgulho e satisfação, comemoramos também a finalização do processo de aprovação pelos Conselhos Universitário (Consuni) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do processo de departamentalização da Universidade. Os intensos debates nos fóruns mencionados atestam a nossa maturidade acadêmica e institucional. Gostaria, especialmente, de agradecer aqui àqueles que, desprendidos de atavismos, miopias ou interesses menores, se dispuseram a colaborar para juntos construirmos, nesse momento, o processo possível de departamentalização com a constituição de novos departamentos, institutos e faculdades. A estrutura aprovada merecerá, com certeza, ajustes e aperfeiçoamentos, mas concretiza um imprescindível avanço em termos da nossa vida institucional.


Concluo agradecendo também o apoio dos gestores acadêmicos – coordenadores de curso e diretores de institutos e faculdades – e professores em geral que contribuíram a fim de que pudéssemos dar uma imediata resposta à exigência do Ministério da Educação para que a PUC Minas atingisse, no prazo estipulado, o Regime de Tempo Integral (RTI).

Essas últimas semanas, especialmente, significaram para todos momentos difíceis. Por um lado, a urgência de adoção de medidas graves para que a Universidade não tivesse colocado em questão seu credenciamento como tal pela instância reguladora e, por outro, a incompreensão de alguns em relação ao processo como um todo por desconhecimento das inúmeras ações, que a Instituição já vinha adotando para o atendimento a essa exigência. A implantação do RTI não foi, certamente, da maneira e no tempo que gostaríamos. Mas a efetiva resposta nos permite, desde já, vislumbrarmos melhores possibilidades para os acertos e rearranjos que se mostrarem necessários e possíveis.

O ano de 2009 foi, enfim, de desafios urgentes e de superação de velhas questões. Era o passado, ironicamente, emperrando o futuro. Por isso mesmo, o ano que passou foi, para todos, de tantos esforços, pois tivemos que nos dedicar a questões de ordem estrutural, que tocam de maneira profunda e intensa a vida da nossa PUC Minas. O mais importante: tudo fizemos com a Universidade, em movimento, seguindo o ritmo de sua dinâmica própria; tudo se deu em meio ao ensino da graduação, aos projetos e práticas de extensão, aos programas de pós-graduação e pesquisa, ao aperfeiçoamento dos processos, como por exemplo: a consolidação do GPP – Gestão de Processos Pedagógicos (no qual tramitam inúmeros projetos), a simplificação do fluxo para análise e liberação de convênios e contratos (uma antiga demanda outrora sem solução), a regulamentação de contratação de serviços de terceiros, as muitas e benéficas alterações de Projetos Pedagógicos e aprovação de novos Projetos, a conquista de excelentes avaliações etc.

Que 2010 seja também um tempo de avanços e construção efetiva, só possíveis se circunstanciados pela solidariedade e compreensão mútua.

Feliz Natal e um 2010 de muita paz.


Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor

Saiba mais
Universidade recebe prêmio de Destaque do Ano em Gestão Ambiental

Professor Wanderley Felippe; Fernando Benício, idealizador do prêmio; e professor Miguel Andrade

A PUC Minas, por meio da unidade Barreiro e do campus Coração Eucarístico, foi contemplada com três prêmios de Gestão Ambiental 2009, entregues pela ONG Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta, no dia 11 de dezembro, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A Universidade recebeu o maior prêmio da solenidade, o de Destaque do Ano, pelo trabalho da Rede Socioambiental APA Sul RMBH.

O evento procurou incentivar o desenvolvimento de projetos de cunho ambiental por parte dos segmentos envolvidos e divulgou as boas iniciativas que vêm sendo praticadas. Foram condecoradas 30 instituições com a Medalha Gestão Ambiental e certificados de sustentabilidade. Entre elas, estavam a Rede Globo de Televisão e a Vale.

Representando a Instituição, o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe, e o professor Miguel Andrade receberam o prêmio de Destaque do Ano pelo projeto Rede Socioambiental APA Sul RMBH, vinculado ao Núcleo Meio Ambiente e Urbanismo da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e ao curso de Ciências Biológicas.

Leia mais

Reitor recebe do governo de Minas a Comenda Teófilo Ottoni

O reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, recebeu, na cidade do Serro, na região do Alto Jequitinhonha, a Comenda Teófilo Ottoni, concedida pelo governo de Minas Gerais. A solenidade de agraciamento foi no dia 30 de novembro, no auditório do campus Serro.

A Comenda Teófilo Ottoni foi instituída pela lei nº 16.920, em 6 de agosto de 2007, ano em que foi comemorado o bicentenário de nascimento de Teófilo Benedito Ottoni. Tem a finalidade de homenagear pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte-Nordeste de Minas. É concedida, anualmente, nas comemorações do aniversário de nascimento do político mineiro, sendo entregue alternadamente nos municípios de Teófilo Otoni e do Serro.



O reitor, professor Dom Joaquim Mol, durante a solenidade de entrega da Comenda Teófilo Ottoni
Instalado em Contagem Centro de Climatologia TempoClima

A pró-reitora adjunta de Contagem, professora Maria José Viana Marinho de Mattos; o reitor, professor Dom Joaquim Mol; e a coordenadora do TempoClima, Adma Raia

Agora sob o nome de PUC Minas TempoClima, o Centro de Climatologia da Universidade inaugura uma nova fase, com uma característica importante, segundo o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães: a capacidade de construir parcerias, com a ampliação da cartela de serviços e mais qualidade para os mesmos. “É um trabalho belíssimo de várias pessoas, que exigiu reorganização. Neste momento, a PUC Minas se firma neste projeto. A fase anterior foi embrionária, para hoje entrarmos em uma fase mais adulta e madura”, disse, durante solenidade de instalação do TempoClima, na manhã de 25 de novembro, no auditório da PUC Minas em Contagem, unidade onde está sediado o Centro.

Leia mais


Entre em contato: canalaberto@pucminas.br