Lançamento da Campanha da Fraternidade 2009
A Pastoral na Universidade lança a Campanha da Fraternidade 2009 oficialmente na PUC Minas, no campus Eucarístico, nesta terça-feira, dia 10, em dois horários e locais. O primeiro será às 9h, no auditório 3 do prédio 43, sob a coordenação de mesa do professor de Ensino Religioso Paulo Agostinho Baptista. O segundo ocorrerá às 19h, no teatro (prédio 30), com a presença do reitor e bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Segundo o reitor da PUC Minas, a educação é fator chave em todos os setores da sociedade e o principal mecanismo para a solução dos problemas do País. “Precisamos acreditar na educação de qualidade, desde o ensino básico até o superior. É ela que possibilita às pessoas um entendimento de mundo para que sejam capazes de se comprometer com a construção da paz e da justiça”, disse, após o término da cerimônia na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, onde, no dia 26 de fevereiro, ocorreu o lançamento regional da Campanha da Fraternidade 2009.

Veja as datas de lançamento da Campanha da Fraternidade 2009 nas demais unidades e campi:

Arcos

A Pastoral em Arcos realiza atividades com a temática da Campanha da Fraternidade 2009. Os novos alunos receberam materiais baseados na Campanha (panfletos, pop-cards), distribuídos na Acolhida aos Calouros, realizada no dia 11 de fevereiro.

No dia 1º de abril, haverá o Momento Celebrativo em torno da Espiritualidade da Via Sacra, com reflexões baseadas na Campanha. Na semana que antecede o evento, serão realizadas apresentações teatrais do grupo Arapuc, durante o intervalo das aulas.

Barreiro

O lançamento será nos dias 24 e 25 de março, no auditório (prédio 2). No primeiro dia, o horário é das 9h às 11h; no segundo, das 19h às 21h. O coordenador do Curso de Ciências Sociais e ex-secretário adjunto de Estado de Defesa Social, professor Luís Flávio Sapori, ministrará palestra sobre segurança pública. Haverá também a participação de especialistas em Direito, representantes da Igreja Católica e do Conselho de Segurança Pública (Consep) do Barreiro. Os interessados, incluindo familiares de professores, alunos e funcionários, devem se inscrever na Pastoral (prédio 2, sala 104) ou pelo telefone 3328-9532, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Betim

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2009 na PUC Minas em Betim será no dia 17 de março, junto com o projeto Aula Aberta do curso de Psicologia. O tema será A paz é fruto da justiça: estratégias de enfrentamento da violência, e ocorrerá no auditório, em dois horários: às 9h, com exposição de frei Célio de Pádua, coordenador da Pastoral Unidade Betim. A coordenação será da professora Rosana Figueiredo Vieira (Curso de Direito) e como debatedora, a professora Maria José Salum.

No mesmo dia, às 19h30, frei Célio também fará a exposição do tema, que será debatido pela professora Fernanda Otoni, sob a coordenação do professor Luiz Carlos Rena (Curso de Direito).

Contagem

O lançamento da Campanha será no dia 13 deste mês, às 19h, no teatro. Estarão presentes o secretário de Defesa Social da Prefeitura Municipal de Contagem, Paulo Mattos; e o membro da equipe de coordenação da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Belo Horizonte, Mário Sérgio Cabanelas. A mesa de debates será presidida pelo representante da unidade no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), professor Robson dos Santos Marques.

Poços de Caldas

A Coordenação de Extensão realiza, nos dias 12, às 19h, e 13 de março, às 9h, no auditório do prédio II, um círculo de palestras Convite ao Pensar, que discute a Campanha da Fraternidade. Os debatedores são professor Fabiano Melo Gonçalves de Oliveira, padre Clóvis Aparecido Damião, tenente-coronel Antônio Souza Filho. O mediador será o professor Davidson Sepini Gonçalves.

São Gabriel

Debate no dia 1º de abril, em local e horário a serem definidos.

Serro

As atividades se iniciarão no dia 13 de março, com a Gincana da Fraternidade, na praça João Pessoa, a partir das 22h30min. Será uma oportunidade para acolher os calouros, favorecendo o convívio com os alunos veteranos. Entre as provas previstas está uma arrecadação de donativos para os detentos da cadeia de Serro.

No dia 14 de março, às 8h, haverá uma celebração eucarística no auditório do campus. Logo após, haverá palestra e debate enfocando o tema Segurança Pública.

Durante o mês de março, todas as quartas-feiras, no intervalo das aulas, haverá uma reflexão, utilizando o texto-base da Campanha da Fraternidade durante o Momento Dez. No dia 1º de abril, as atividades encerram-se com a Via-sacra da Fraternidade, relembrando os últimos passos de Jesus em direção ao calvário.

« VOLTA