Medidas para uma travessia cautelosa e serena

Os seguidos meses de preocupantes notícias a respeito da crise financeira internacional e, certamente, os seus efetivos impactos em nosso País ainda prolongam-se em 2009. Apesar da visão de alguns especialistas e estudiosos de que os piores momentos já se foram, para outros, no entanto, algumas economias, como a brasileira, somente a partir de agora, sentirão, com maior gravidade, impactos como recuos em relação a investimentos, alargamento da inadimplência e aumento do desemprego.

Sem desconhecer este difícil cenário e entendendo que a sua complexidade exige um permanente diagnóstico e tentativa de compreensão crítica dos fatos e informações, a Reitoria da PUC Minas instituiu, no final do ano passado, um comitê de monitoramento da conjuntura econômica. O grupo é composto de pró-reitores e assessores que, sob a condução da Secretaria de Planejamento (Seplan), tem amplamente debatido os mais diversos aspectos deste difícil momento e, em especial, as suas consequências para a educação superior no Brasil.

Depois de uma fase inicial de sistematização de diagnósticos e proposições, o Comitê, através da Seplan, parte agora para a escuta e discussão, junto aos mais diversos setores, de medidas e ações que contribuam para a garantia de nossa reconhecida qualidade de ensino, pesquisa e extensão, além da manutenção de projetos e investimentos anteriormente desenhados.

É também, nesse contexto, que sabemos nunca ser demais enfatizar o pedido de envolvimento de todos com nossos objetivos e metas - iluminados pela missão e valores de nossa Instituição. Empenho que, conjunturalmente, nos exige maior compreensão e abertura a eventuais medidas de contenção, redirecionamento e redimensionamento de nossos projetos e demandas.

Sem abrirmos mão de aspectos fundamentais inerentes à natureza e grandeza da PUC Minas, entendemos ser possível, de imediato e como resposta aos desafios que se colocam, adotarmos, responsavelmente e na dose certa, ações e medidas que nos permitirão uma travessia cautelosa e serena deste momento de turbulências no cenário econômico brasileiro e internacional.

Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor

“Sem abrirmos mão de aspectos fundamentais inerentes à natureza e grandeza da PUC Minas, entendemos ser possível, de imediato e como resposta aos desafios que se colocam, adotarmos, responsavelmente e na dose certa, ações e medidas que nos permitirão uma travessia cautelosa e serena ...”
Reitor preside Conselho Superior da Anec

O reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, é o novo presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). A posse à frente do órgão ocorreu em dezembro de 2008 e a gestão será de três anos. O Conselho é o órgão deliberativo da Anec. Atualmente, a entidade reúne 372 mantenedoras e 892 instituições mantidas na área de ensino superior, básico e médio e entidades assistenciais. São 18 universidades, 11 centros universitários, 16 faculdades, 1.400 instituições de ensino fundamental e médio, que reúnem cerca de 1,2 milhão de alunos e 80 mil professores e funcionários.

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2009

A Pastoral na Universidade lança a Campanha da Fraternidade 2009 oficialmente na PUC Minas, no campus Eucarístico, nesta terça-feira, dia 10, em dois horários e locais. O primeiro será às 9h, no auditório 3 do prédio 43, sob a coordenação de mesa do professor de Ensino Religioso Paulo Agostinho Baptista. O segundo ocorrerá às 19h, no teatro (prédio 30), com a presença do reitor e bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.
Leia mais

Homenagem da Câmara de Deputados

A Câmara dos Deputados fará uma homenagem à Universidade pelos seus 50 anos, completados em 12 de dezembro de 2008. A sessão solene será no dia 23 de março, às 10h, no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara, em Brasília. A autoria é do deputado mineiro Vitor Penido de Barros (Democratas). presidente da Frente Parlamentar Municipalista.

O reitor irá à cerimônia acompanhado do chefe de Gabinete e presidente da Comissão do Cinquentenário, professor Paulo Roberto de Sousa.




Divulgação/Câmara dos Deputados

Missa para professora Malu

O reitor da PUC Minas e bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, celebrará, nesta terça-feira, 10 de março, missa em memória à professora Maria de Lourdes Meirelles Matencio, a Malu, que faleceu aos 44 anos no último dia 2, depois de cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro. A celebração eucarística será às 18h, no auditório 3, prédio 43, no campus Coração Eucarístico. Malu era professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-gradução em Letras, além de membro do Colegiado de Coordenação Didática de ambos.

Instituições de ensino superior discutem educação inclusiva

O campus Coração Eucarístico será sede, nos dias 13 e 14 de maio, do III Encontro das Instituições de Ensino Superior. A atividade, cujo tema será Em pauta: as instituições de ensino superior e a educação inclusiva, é uma promoção do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac).

O objetivo principal do encontro é reunir as instituições de ensino superior inclusivas de todo o Brasil e propor uma reflexão sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. O Encontro acontecerá no auditório 3 do prédio 43, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. Os auditórios de apoio serão o 1 do prédio 4 e o 2 do prédio 5.

O evento tem o apoio da Sociedade Inclusiva, do curso Tecnólogo em Comunicação Assistiva e do curso de Pedagogia com ênfase em Necessidades Educacionais Especiais.

Mais Informações: (31) 3319-4406; 3319-4611; www.nai.pucminas.br; ou nai@pucminas.br.



Entre em contato: canalaberto@pucminas.br