:: Voltar à primeira página do informativo ::
A Organização Mundial de Saúde (OMS) foi criada em 7 de abril de 1948 com o objetivo principal de garantir que todas as pessoas do planeta tenham acesso ao mais elevado nível de saúde. Também nesta data, foi instituído o Dia Mundial da Saúde, que anualmente promove campanhas de conscientização sobre diferentes temas que afetam a saúde da população. E, de acordo com a OMS, o conceito de saúde é definido como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Ou seja, uma pessoa saudável não é apenas aquela que não apresenta doenças, mas que possui a qualidade de vida que proporcione um bem-estar completo e integrado.
Ser plenamente saudável nos dias atuais não é fácil. Muitas vezes, as rotinas estressantes comuns da atualidade impedem acrescentar no dia a dia tempo para práticas de atividade física e, até mesmo, momentos de lazer. Entretanto, cultivar esses hábitos é fundamental para o bem-estar que resulta no conceito de saúde proposto pela OMS.
Quando exames de rotina indicaram alterações que afetavam sua saúde, comportamento e rendimento, o bibliotecário Cássio José de Paula, de 58 anos, resolveu buscar ajuda médica. Foi a partir daí que ele tomou a decisão de ajustar o seu modo de vida, observando todos os fatores que impactavam no seu objetivo de ser saudável. “Aumentar a minha expectativa de vida e, assim, aproveitar mais a minha família e todas as possibilidades que ainda estão por vir foi o que despertou em mim a necessidade de mudar alguns hábitos”, explica.
Um dos hábitos adquiridos foi incluir em sua rotina a prática de atividade física com o acompanhamento de um profissional, de forma a melhorar seu desempenho de modo gradativo e eficiente. Além de cuidar do corpo, ele dá atenção especial à sua saúde mental ao promovê-la em momentos de lazer com a família e amigos, o que ele considera fortalecer seu equilíbrio emocional. “Me dedico muito à família e busco fortalecer laços com minhas amizades. Estar com eles é, além de divertido, uma fonte de energia fantástica. No período de pandemia ficamos muito reclusos, o que dificultou muito a realização de viagens e encontros. Espero que agora, vacinados e cientes dos protocolos de segurança, que acredito que ainda vão perdurar por algum tempo, possamos retomar estes momentos que são motivos de grande alegria”, afirma.
Funcionário da PUC Minas há 30 anos, Cássio é coordenador do Sistema Integrado de Bibliotecas PUC Minas (SIB PUC Minas), e ganhou no mês passado mais uma atribuição: ele foi o funcionário eleito para representar o corpo técnico administrativo no Conselho Universitário (Consuni), que é o órgão consultivo e deliberativo superior da Universidade. Definindo a sua rotina de trabalho como intensa e que requer bastante dedicação e resiliência, ele acredita que qualidade de vida é estar bem consigo e equilibrado física e mentalmente.
Alcançar esse objetivo no dia a dia pode até não ser uma tarefa simples, mas uma boa dose de otimismo torna tudo mais fácil. “Sinceramente, acredito muito nas relações humanas. Trocar experiências e buscar ajudar as pessoas é uma maneira de valorizar e dar sentido à nossa existência. Sou uma pessoa alegre e sei o quanto isso afeta positivamente as pessoas que convivem comigo. É essa energia que me conduz e me faz acreditar que tudo são fases, sejam elas boas ou ruins, e que tudo é aprendizado”, explica, ao aconselhar quem quer focar em viver com mais bem-estar: “Faça o seu melhor. Sempre!”.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos