GENTE NOVA EM DIA COM O RH LADO B GERAIS PERSPECTIVAS POR DENTRO DA PUC GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ?

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Universidade com Anima

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Mol Guimarães, apresentou em outubro, durante encontro virtual, a nova estrutura do Anima, que conta agora com 12 núcleos. O Anima está vinculado a três grandes eixos e conceitos que são formação, identidade e missão. Esses eixos se misturam dentro da Universidade e se colocam a serviço do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

"Temos um momento novo no Anima de reformulação de uma série de aspectos para que explicite melhor a sua identidade e missão. Queremos selar o compromisso mais importante da Universidade. Ao fazer a Universidade nós o fazemos com Anima", afirma o reitor. A nova estrutura do Anima conta com 12 núcleos. Os núcleos criados mais recentemente são: o Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara, coordenado pelo professor Frederico Rick, que tem a missão de fomentar a proposta da Economia de Francisco dentro e fora da Universidade; o Grupo de Reflexão e Trabalho para o Pacto Educativo Global, coordenado pela professora Carla Ferretti, e o Núcleo de Estudo em Comunicação e Teologia, coordenado pela professora Fernanda Faria.
No Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), coordenado pelo professor Robson Sávio, houve a criação de duas novas frentes de trabalho. Foi criada a Assessoria de Monitoramento dos Poderes Públicos, que começa suas atividades monitorando as câmaras municipais de Belo Horizonte, Betim e Contagem, bem como as prefeituras desses municípios. Já a Escola Casa Comum: formação política de cristãos humanistas é uma iniciativa em parceria com o Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, que tem por objetivo  criar uma rede nacional de aprendizagens de cristãos e cristãs para ocuparem lugares de liderança, semeando mudanças e ações políticas que visem à cocriação da Casa Comum.

Os outros núcleos do Anima são a Pastoral Universitária PUC Minas, coordenada por Cícera Botelho Frazão; o Observatório da Evangelização, coordenado pelo professor Edward Guimarães; o Centro de Formação de Agentes de Pastoral, coordenado pela professora Aurea Marin Burocchi; o Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e Religiosas, coordenado por Izabella Faria de Carvalho; e as secretarias que atendem à Sociedade de Teólogos e Cientistas da Religião, sob coordenação do professor Cézar Kusman; à Associação de Educação Católica de Minas Gerais, representada em Minas Gerais pelo pró-reitor adjunto do Campus Betim, professor Eugenio Batista; à Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz, sob coordenação do professor José Luiz Quadros; e à Academia de Juristas Católicos Humanistas, sob coordenação do  professor Marciano Seabra.

Sobre a Escola Casa Comum

A missão da Casa Comum é criar uma rede de aprendizagem para ações políticas que visem a cocriação da Casa Comum. A missão é pautada pelas urgências globais do mundo contemporâneo relacionadas à ecologia, economia, educação e ecumenismo. A Escola Casa Comum promoverá cursos, oficinas, seminários, palestras e debates, além de oferecer assessorias.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos