cara nova Portal PUC Minas

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Dicas de alimentação saudável para o Carnaval

O dia 13 de fevereiro é sábado de Aleluia. Se o seu destino é praia ou cachoeira não importa, o que vale mesmo é se cuidar. Então, seguem algumas dicas da nutricionista  e professora do curso de Nutrição da PUC Minas Barreiro, Raquel Marques Diniz  sobre como aproveitar a festa de Momo sem perder a linha e o compasso do samba.

Perda de líquidos - Para controlar a temperatura corporal - como ocorre muito no verão pela mudança na temperatura do ambiente - é preciso aumentar a ingestão de líquidos como água, água de coco e sucos, e consumir mais frutas, verduras e legumes, que são alimentos ricos em água e eletrólitos (minerais). Associado a estes cuidados, deve-se evitar o consumo excessivo de sal e alimentos que o contenham, como enlatados, embutidos (salame, salsicha, etc), molhos e temperos prontos, caldos concentrados, dentre outros, para evitar edema  - acúmulo de líquidos sob a pele.

Sol e desidratação - O baixo consumo de líquidos ou sua perda excessiva, seja pelo suor (por exemplo, quando há exposição prolongada ao sol, atividade física intensa), fezes líquidas ou grande eliminação de urina pode levar à desidratação. Um dos fatores que aumentam a diurese (eliminação de urina) e conseqüentemente a desidratação é o álcool, por este motivo o seu consumo deve ser evitado. Para as pessoas que pretendem consumir alguma bebida alcoólica é importante que haja moderação, ingerindo no máximo 2 copos de bebida fermentada ou 1 dose de bebida destilada.

A diarréia também pode levar à desidratação e sua causa pode estar relacionada a contaminantes alimentares, por isso os alimentos que forem consumidos crus devem ser lavados adequadamente em água corrente, e em seguida sanitizados com produto à base de hipoclorito de sódio. Para fazer a solução sanitizante, pode-se utilizar água sanitária doméstica, desde que o rótulo informe também este fim, sendo que para cada litro de água tratada deve-se adicionar uma colher de sopa da água sanitária. Os alimentos deverão permanecer nesta solução por 15 a 20 minutos e em seguida deverão ser escorridos e secos para evitar perdas. É importante que este procedimento seja seguido em qualquer época do ano.

Conservação dos alimentos - Nos dias de calor intenso, os alimentos devem receber atenção especial, pois também sofrem alterações provocadas por ele. A conservação adequada é um dos cuidados básicos com alimentos em casa ou em ambientes comerciais, sendo obrigatória a refrigeração para os alimentos perecíveis como carnes e derivados, leite e derivados, ovos e derivados e alimentos prontos para consumo. Alimentos comercializados por ambulantes devem seguir as mesmas orientações.  Os vegetais e frutas devem ser preparados próximos da hora do consumo para evitar perdas nutricionais e, quando necessário, armazenados em geladeira em embalagens fechadas (sacos ou caixas de plástico ou vidro).
As melhores opções de alimentos para o verão são os líquidos hidratantes, frutas in natura e seus sucos, além de saladas ou sucos de vegetais crus. A combinação entre frutas e vegetais é saborosa e bastante saudável!

:: Veja mais notícias no "Bem-estar" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos