|
 |
Bem maior das democracias, a liberdade de expressão e manifestação é um direito constitucional que deve ser verdadeiramente garantido a todos os cidadãos, independentemente de cor, raça, sexo, religião ou qualquer outra forma de discriminação. Só quem já teve o direito de se expressar cerceado, por quem quer que seja, sabe o que isso de fato significa. Todos, sem exceção, têm o direito de dizer o que pensam, mesmo que isso, certas vezes, possa ir na contramão de nossas próprias ideias e convicções. O respeito às minorias, às diferenças, é fundamental e faz parte da nossa vida em sociedade. Desde que o respeito e a ordem sejam mantidos, não há nada de mal nisso. Muito pelo contrário.
Em sintonia com essa questão, venho procurando ter um diálogo aberto com todos da comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários. Temos realizado, semestralmente, encontros com os representantes de turma, dos Diretórios Acadêmicos (DAs) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a fim de buscarmos melhorias não só em nossa infraestrutura, mas, principalmente, nos cursos ofertados em nossa unidade. Nem preciso dizer que a qualidade é uma de nossas maiores preocupações. Num momento de ampliação na oferta de vagas no ensino superior, esse fator torna-se ainda mais crucial. Queremos que os candidatos venham para a nossa unidade e se sintam satisfeitos por estudarem em uma instituição como a PUC Minas.
Além disso, nas reuniões com os chefes de setores e nos encontros do Conselho Acadêmico Administrativo (CAA) temos tido a oportunidade de trocar ideias e experiências, que certamente nos ajudam a aprimorar nossos processos e procedimentos. Também não poderia deixar de mencionar o trabalho que estamos desenvolvendo no Comitê de Comunicação Interna, composto por funcionários e professores. As discussões sobre temas diversos, ligados à macro área da Comunicação, têm também nos dado importantes contribuições. Para quem não sabe, o propósito é beneficiar os trabalhos desenvolvidos pelas equipes colaboradoras da Universidade, ampliando o fluxo e a clareza da informação, o relacionamento entre as pessoas, trazendo melhorias institucionais.
Com o encerramento do semestre, reitero minha abertura para o diálogo, por meio desses e de outros canais, e me coloco à disposição para conversarmos sempre que quiserem ou assim se fizer necessário.
Prof. Renato Moreira Hadad Pró-reitor Adjunto da PUC Minas no Barreiro
|