Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta do Barreiro

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | junho/julho de 2013 - nº 5

Edificar para construir o bem

O reitor, professor Dom Joaquim Mol, a estudante Tamires Vilar dos Santos (esq.) e o pró-reitor adjunto, professor Renato Moreira Hadad (dir.)
O reitor, professor Dom Joaquim Mol, a estudante Tamires
Vilar dos Santos (esq.) e o pró-reitor adjunto, professor
Renato Moreira Hadad (dir.)

“Construímos e edificamos prédios, locais, para que dentro deles e também no seu exterior edifiquemos de fato o que a Universidade tem que ser: uma possibilidade clara, concreta, que envolve a vida de milhares de pessoas, todos juntos caminhando na construção do bem, para que este mundo no qual nós vivemos seja de fato um mundo de bem”. Foi com essas palavras que o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, definiu o que é a PUC Minas, durante a solenidade de entrega do prédio 5 e auditório da Unidade Barreiro, na tarde da última terça-feira, 11 de junho.

Antes de descerrar a placa do prédio 5, o reitor convidou um dos estudantes da plateia, representando o corpo discente, para fazer o descerramento juntamente com ele e o pró-reitor adjunto, professor Renato Moreira Hadad. Quem se manifestou foi Tamires Vilar dos Santos, aluna do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, também funcionária do setor de Recursos Humanos. Já o descerramento da placa do auditório ficou a cargo da vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, do pró-reitor de Logística e Infraestrutura, professor Rômulo Albertini Rigueira, e do diretor acadêmico, professor Paulo Agostinho Nogueira Baptista.

Em seu pronunciamento, o pró-reitor adjunto aproveitou para agradecer o apoio da Administração Superior da Universidade na concretização de mais esta etapa na construção da Unidade. De acordo com ele, os novos equipamentos, sobretudo o auditório, serão utilizados não só pela comunidade acadêmica, mas também pelos moradores do Barreiro, que poderão ter mais acesso a atividades científicas e culturais. “Esta é a região mais carente de Belo Horizonte neste tipo de equipamento urbano”, afirmou, referindo-se ao auditório.

Ao final da cerimônia, o público presente, composto por alunos, professores e funcionários, fizeram uma visita às instalações do auditório e se dirigiram ao quinto andar do prédio 5, onde foi servido um café de confraternização.

Unidade pulsante

Em entrevista, a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, que atuou como diretora e pró-reitora adjunta do Barreiro entre 2003 e 2007, falou sobre a alegria de retornar à unidade para esta inauguração: “Nós vimos a Unidade Barreiro começar muito pequenininha. Quando fui convidada para assumir a direção pelo então padre Magela (Geraldo Magela Teixeira, ex-reitor da PUC Minas, falecido em 2011), é claro que a gente esperava que a unidade crescesse, mas nos surpreendeu muito. Tem nos dado alegrias e pessoalmente fico muito feliz com a unidade crescendo, pulsando, com uma vida muito grande”.

Prédio 5

O recém-inaugurado prédio 5 é composto por cinco andares – os demais prédios da unidade têm quatro andares – e abriga 19 salas de aula, além do auditório com 297 lugares. Possui ainda três elevadores e banheiros em todos os andares. Funcionam no prédio setores acadêmicos e administrativos, como a Clínica de Nutrição, Recursos Humanos, Estágio, Pastoral na Universidade, o projeto de extensão Arbitragem nas Comunidades, secretaria e cursos de pós-graduação do IEC (Instituto de Educação Continuada) e Adpuc (Associação dos Docentes da PUC Minas).

« Volta