|
|
Iniciamos mais uma jornada – melhor dizendo, mais um semestre letivo –sempre na esperança de que reine a paz e a alegria em nossos corações. Sabemos todos dos mais relevantes desafios que nos rondam, desafios que exigirão de todos muita coragem para rever posições e exercitar a capacidade de criar. Como escreveu o psicólogo norte-americano Rollo May “... a coragem é necessária para que o homem possa ser e vir a ser. Para que o eu seja, é preciso afirmá-lo e comprometer-se...”
O ano de 2013 será de grandes eventos, especialmente voltados para a juventude no mundo inteiro. Em destaque, a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em julho no Rio de Janeiro, a Campanha da Fraternidade, o Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), a Copa das Confederações... Um ano fecundo em momentos de convivência e de confraternização.
Importante lembrar também a chegada de centenas de estudantes, quase quinhentos, de novos ingressantes no Núcleo Universitário de Contagem, um grupo constituído em sua maioria por jovens, todos esperançosos de serem bem acolhidos e engajados na caminhada para uma formação profissional e humana, num processo de renovação da vida, de vir a ser.
Como sabemos que ninguém sairá daqui igual a como entrou, vale repetir a “velha” máxima de que não se toma banho por duas vezes no mesmo rio; o que se espera é que a formação educacional que lhes será oferecida possa servir como um longo e bom banho de transformação e renovação.
Combinar a coragem de criar - que mencionei há pouco - com esta gratificante experiência do ingresso de tantos jovens em nosso Núcleo Universitário oferece-nos, decerto, o caminho para enfrentarmos os desafios também já referidos acima. Dentre estes, enfrentar a insegurança pública parece-nos dos mais destacados. Se, de um lado, os números sobre insegurança no município de Contagem nos causam profunda apreensão, de outro, sentimo-nos orgulhosos e esperançosos por estarmos, há quase 23 anos, trabalhando no sentido de fortalecer as barreiras contra a violência, seja no âmbito do Núcleo Universitário ou no seu entorno. Afinal, a formação humanística constitui uma das mais expressivas formas de se dizer não à violência.
Nesse sentido, a cada novo semestre letivo tais barreiras são reforçadas com a chegada de novos jovens que buscam na PUC Minas uma formação profissional de qualidade, acrescida de uma sólida formação humanística.
Sejam, pois, muito bem-vindos e tenham todos um excelente semestre. Unamo-nos em torno dessa causa maravilhosa chamada educação, participando e acompanhando os projetos de extensão e de pesquisa e os eventos da graduação em geral. Assim estaremos, juntos, empreendendo nossa caminhada em direção a dias melhores para todos os jovens do mundo, em especial para os jovens contagenses.
Professor Robson dos Santos Marques Pró-reitor Adjunto da PUC Minas em Contagem
|