Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | março/abril de 2013 - nº 5

Recepção de calouros

Apresentação do Trio violino, violoncelo e piano
Apresentação do Trio violino, violoncelo e piano

O núcleo universitário realizou a Recepção de Calouros nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Teatro, com informações acadêmicas, esclarecimentos e atividade cultural. A solenidade de entrega dos certificados de destaques acadêmicos, referentes ao 2º semestre de 2012, também aconteceu no dia 19, durante o evento de boas-vindas.

O pró-reitor adjunto, professor Robson dos Santos Marques, destacou a importância dos alunos participarem dos programas de extensão. “A investigação, a pesquisa e as evoluções tecnológicas transformam o mundo. A pesquisa é essencial para a formação do cidadão”, afirmou. Ele também citou uma frase de Mário Quintana. “O pior analfabeto é aquele que sabe ler e não lê”, disse. “A leitura é de grande relevância, e o aluno precisa ter o hábito de frequentar um lugar importante da universidade: a biblioteca”.

Durante a Recepção de Calouros do turno da noite, ocorreu a apresentação da Trupe Maria Farinha, cujo tema Responsabilidade Cultural foi narrado e cantado por meio de histórias sobre a valorização da cultura e a importância da cidadania. O objetivo da Trupe era utilizar a arte literária e musical como linguagem para a aproximação.

Outra atividade cultural realizada na recepção do turno da manhã de 20 de fevereiro foi a apresentação do projeto cultural Música Erudita, em parceria com a Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), com o Trio de violino, violoncelo e piano, da Fundação de Educação Artística (FEA), com os músicos Mateus Beloni, Abraão Portes e Daniel Augusto.

« Volta