Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta da Praça da Liberdade

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Março/Abril de 2022 - nº 10

Um começo com boas notícias

Crédito: Valério Augusto

A PUC Minas Praça da Liberdade retoma suas atividades em 2022 em um contexto animador, nos dando certeza de que teremos boas realizações nos próximos meses. Neste semestre, superamos mais uma vez o número de alunos da Unidade Praça da Liberdade, com 7.087 matrículas realizadas, até este momento, sendo o maior registro de alunos matriculados na Unidade. Um feito realizado não só pelo empenho de todos os professores e funcionários, mas também graças à implementação dos novos cursos da Unidade: Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Ciências Econômicas, com um novo projeto, Jornalismo e Odontologia.

No IEC, as ofertas dos cursos síncronos online, que será mantida neste ano, marca a adequação do Instituto à nova realidade pós-pandemia. O modelo tem sido muito bem recebido pelos alunos, que demandam a manutenção da oferta dos cursos híbridos.

Além de todas essas boas novidades, estamos na expectativa de receber, mais uma vez, a comissão de especialistas do Ministério da Educação para reconhecimento de alguns cursos da Unidade. No passado, os cursos de Administração, Jogos Digitais e Engenharia de Software foram agraciados com o conceito máximo, e, este ano, estamos fazendo todo os ajustes necessários para que os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária e Psicologia também possam ser apreciados pelas comissões que se preparam para a visita.

Desejo a todos um excelente semestre. Que tenhamos mais boas notícias ao longo do ano de 2022.

Professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Praça da Liberdade
Diretor do Instituto de Educação Continuada

Sintonia entre setores gera bons resultados

Luiza Rocha
As equipes da Central de Relacionamento e da Secretaria Acadêmica da PUC Minas Praça da Liberdade foram essenciais para o sucesso alcançado neste semestre
As equipes da Central de Relacionamento e da Secretaria Acadêmica da PUC Minas Praça da Liberdade foram essenciais para o sucesso alcançado neste semestre


O primeiro semestre letivo de 2022 começou com boas notícias para a PUC Minas Praça da Liberdade. Diante das cinco novas ofertas de cursos, atingimos um novo recorde no número de matriculados na Unidade.  Essa é uma conquista conjunta, que tem o trabalho, a dedicação e o apoio de todos os setores da Unidade, como as equipes da Central de Relacionamento e da Secretaria Acadêmica, que foram essenciais para o sucesso alcançado. Todos os bons resultados e o alto número de alunos matriculados são, em grande parte, graças ao esforço realizado por toda a comunidade acadêmica.

Ação de boas-vindas aos alunos no regime presencial


Realizada pela Secretaria de Comunicação, por meio da Assessoria de Comunicação da Unidade, a PUC Minas promoveu, no dia 21 de fevereiro, uma ação de boas-vindas aos alunos, com entrega de bottons e panfleto com informações de cuidado durante a volta do regime presencial. Inicialmente, o primeiro semestre letivo de 2022 começou suas atividades com aulas remotas para os veteranos, porém a partir do dia 21 de fevereiro, as aulas voltaram para o modelo presencial. Essa data também coincidiu com o início do semestre letivo para calouros.

Além dessa ação, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus da PUC Minas disponibilizou um protocolo específico para o retorno às aulas, que orienta todos os estudantes a responderem, por meio do aplicativo PUC Mobile ou do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), o questionário sobre seu estado de saúde atual e sua condição de imunização em relação à Covid-19.

Leia mais

Júlia Mascarenhas
Alunos da Unidade da Praça da Liberdade no primeiro dia de aula presencial
Alunos da Unidade da Praça da Liberdade no primeiro dia de aula presencial

Colações de grau voltam ao presencial

Júlia Mascarenhas
A diretora acadêmica da PUC Minas Praça da Liberdade, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, durante a solenidade dos cursos de Administração e Arquitetura e Urbanismo
A diretora acadêmica da PUC Minas Praça da Liberdade, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, durante a solenidade dos cursos de Administração e Arquitetura e Urbanismo


As sessões solenes de colação de grau da PUC Minas, dos formandos do segundo semestre de 2021, foram realizadas em janeiro no modo híbrido, com a participação presencial dos alunos e homenageados, e com transmissão online através do canal do YouTube PUC Minas Lives. O evento também teve a participação dos convidados dos formandos, com capacidade limitada a 80% do Teatro João Paulo II, localizado no Campus Coração Eucarístico.

Durante a temporada de colações de grau, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Praça da Liberdade teve sua primeira turma de formandos. A formatura, que aconteceu junto com o Curso de Administração da Unidade, teve a presença da diretoria acadêmica PUC Minas Praça da Liberdade, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, que presidiu a sessão solene.

Na ocasião, a professora Tânia parabenizou os novos formandos da primeira turma do Curso. “Parabenizamos o Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Praça, nesta solenidade, formando o seu primeiro time de bacharéis. A Universidade realça, desde os primeiros até os últimos períodos, a sua responsabilidade e missão de proporcionar uma formação sólida, fundada no compromisso com a vida e com os valores humanos”, discursou a professora.

Leia mais

Curso de Engenharia Mecânica é avaliado na Unidade Praça da Liberdade pelo MEC


O Ministério da Educação (MEC) avaliou, no final do mês de fevereiro, o Curso de Engenharia Mecânica da PUC Minas Praça da Liberdade. Com conceito 4, a avaliação foi realizada por uma comissão avaliadora, no formato virtual, em decorrência das novas diretrizes do MEC em relação as visitas, que agora passam a ser online para algumas áreas da educação.

A análise levou em conta 44 indicadores ligados à dimensão didática, pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

Leia mais

Pró-Reitoria Adjunta realiza Acolhida aos Calouros e Destaque Acadêmico


Nos dias 15, 16 e 17 de março, a Pró-reitoria Adjunta realizou a Acolhida aos Calouros e a entrega dos certificados dos destaques acadêmicos, referente ao 1º semestre de 2022, da PUC Minas Praça da Liberdade. Pela primeira vez no formato presencial, desde o começo da pandemia de Covid-19, os eventos aconteceram no Auditório Liberdade, localizado no Edifício Dom Cabral (prédio 1), respeitando todas as medidas de segurança para preservar a comunidade acadêmica.

Na entrega dos certificados de destaque acadêmico, realizado por coordenadores e professores dos cursos, alunos agraciados e seus familiares puderam acompanhar a homenagem aos melhores alunos do segundo semestre de 2021 da Unidade.

Para a escolha dos agraciados, os colegiados dos cursos consideraram os alunos regularmente matriculados e que obtiveram o melhor aproveitamento no último semestre letivo, com base nos critérios estabelecidos na portaria. Além do certificado, o Destaque Acadêmico também é beneficiado com bolsa de estudo, usufruída no primeiro semestre de 2022.

Já durante a acolhida os novos alunos da Unidade conheceram, em uma fala do pró-reitor adjunto, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle, e da diretora acadêmica, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, sobre a estrutura da PUC Minas Praça da Liberdade, os cursos da Unidade e os seus pontos fortes, os projetos de pesquisa e extensão e tiveram acesso a informações sobre intercâmbio, a PUC Carreiras, eventos culturais e canais de informação. Além de se informarem sobre a Unidade, os alunos e professores tiverem um momento lúdico promovido pela Pastoral Universitária da Unidade.

Leia mais

Júlia Mascarenhas
Pró-reitor ajunto, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle, e a diretora acadêmica, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, dão boas vindas aos novos estudantes
Pró-reitor ajunto, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle, e a diretora acadêmica, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, dão boas vindas aos novos estudantes

Praça da Liberdade e Coração Eucarístico recebem o Selo OAB Recomenda

O Curso de Direito, da Unidade Praça da Liberdade e do Campus Coração Eucarístico, foi agraciado mais uma vez com o Selo OAB Recomenda, durante a 7ª edição do Selo de Qualidade OAB “A Luta da Advocacia Brasileira pela Proteção da Educação Jurídica”. O evento foi realizado no dia 16 de março, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília. Os cursos foram representados pela professora Wilba Lúcia Maia Bernardes, diretora da Faculdade Mineira de Direito (FMD).

Leia mais

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação da Unidade Praça da Liberdade
Entre em contato: comunicacao.praca@pucminas.br