Raphael Calixto
|
|
|
As máximas de que nada na vida é definitivo, ninguém é igual ao outro ou ninguém permanece a mesma pessoa eternamente valem muito para os tempos recentes. Mesmice é a vida daqueles que não contribuem para a transformação social e são omissos em relação às desigualdades que assolam o mundo e, em especial, o nosso país, como um dia falou o geógrafo e humanista Milton Santos. Os anos de 2020 e 2021 demonstram claramente para todos nós que a vida é dinâmica, que as revoluções se distinguem pela ausência de delicadeza e que nenhum de nós está imune às mutações e disrupções, muitas delas advindas de reações da natureza.
Ouvi recentemente um epidemiologista dizer que fazia parte de um grupo de estudos em escala global e que propuseram realizar uma pesquisa para montarem um atlas universal sobre os vírus no mundo. Quando apresentaram o orçamento, a proposta foi logo colocada para escanteio, pois julgaram-na muito cara. Caro mesmo, dizia ele, tem sido a experiência que estamos vivendo desde março de 2020, quando tivemos que nos distanciar, definitivamente, dos nossos entes queridos; quando perdemos, só no Brasil, mais de 600 mil pessoas; interrompemos as atividades econômicas; afastamos nossas crianças das salas de aula; perdemos milhares de empregos; elevamos a pobreza por aí afora. Enfim, tivemos que nos isolar de quase tudo que amamos fazer.
Quando tudo parecia ir bem, eis que surge uma nova variante da Covid-19 e, mais uma vez, suspendemos festas de ano novo, carnavais, encontros com nossos amigos e irmãos queridos, e assim por diante. Mas a mensagem que gostaria de passar é de esperança. Solidariedade aos povos que, com muita dificuldade, lutam pela vida e esperam uma dose de imunizante, a todos nós que precisamos nos reencontrar e novamente nos abraçar. Desejamos a todos e a seus familiares um Natal repleto de muitas alegrias. Que 2022 seja próspero e que a paz e saúde estejam presentes em nossa vida.
Sigamos e continuemos a nos cuidar, fazendo o mesmo ao próximo.
Professor Robson dos Santos Marques Pró-reitor adjunto da PUC Minas Contagem
|