Assessoria de Relações Internacionais

Assessoria de Relações Internacionais :: Atividades da ARI

Curso de Verão sobre Governança Esportiva – UCP Porto

A Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa está oferecendo um curso de verão em Governança Esportiva.

 

O esporte é uma das áreas econômicas e sociais mais importantes da vida e, possivelmente, o único sujeito a um regime privado de governança. Ao mesmo tempo, embora seja indiscutível que as questões esportivas deveriam ser governadas sob a autonomia privada das associações esportivas, existem inúmeras áreas onde a interseção entre o interesse público e a autonomia privada já desencadeou formas de intervenção pública ou levantou pedidos de aumento Escrutínio público. Isso cria desafios importantes para todos os envolvidos na Governança Esportiva: Associações Esportivas, equipes, empresas, jogadores, agentes e aqueles que os supervisionam.

 

Em particular, os recentes escândalos éticos, de direitos humanos, de corrupção e de doping, por um lado, e as preocupações crescentes com a evasão fiscal, os conflitos de interesse econômicos, a concorrência distorcida e a combinação de correspondências nas atividades esportivas, por outro lado, evidenciaram a importância de ambos refletindo sobre questões de governança e treinamento em boas práticas de governança. Esse curso de verão fará exatamente isso com um grupo de palestrantes entre os melhores e mais experientes no mundo da governança esportiva e temas relacionados. O curso oferecerá a todos os envolvidos no esporte a oportunidade de conhecer uma variedade de questões de governança pública e privada em esportes: de questões éticas ou de direitos humanos à arbitragem, e de gerenciamento de equipes ou questões de concorrência ao desenvolvimento e aplicação de princípios de boa governança.

Disciplinas ofertadas:

  • Ethics: Combating corruption in sports organizations;
  • Governance: Institutions, Elections, Good Governance Principles and Models
  • Sports Law
  • Sports Taxation
  • Human Rights and Sports
  • Sports Arbitration
  • Sports History
  • Sports Management
  • Sports and Corporations

 

O curso será ministrado em INGLÊS, e ocorrerá entre 18 e 23 de junho de 2018. A matrícula deverá ser feita até o dia 15 de maio, e o valor é de 100 euros. Já a taxa do curso, é de 1140 euros para aqueles que pagarem até 31 de março, e sobe para 1450 euros para quem pagar até 31 de maio. Essa taxa não inclui passagem aérea, nem acomodação.

 

Para mais informações, ou para se inscrever, acesse: http://www.direito.porto.ucp.pt/sports-governance

ATENÇÃO: Esse curso não está sendo oferecido pela SEPLAN/Assessoria de Relações Internacionais, que apenas realiza a divulgação das oportunidades. Alunos interessados devem entrar em contato diretamente com a UCP Porto.

15/03/2018

:: volta ::

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444