Imagem da Igreja  São José com os Dizeres: I Simpósio de Teologia Prática Pastoral Urbana

Evento Online

Para conferência e mesas de debate, acessar o canal do IFT – PUC Minas: YouTube.

As Comunicações serão feitas pela plataforma Teams. Os links para as salas serão fornecidos durante o simpósio.

Programação


05/10/2021 - Terça-Feira

DIA HORÁRIO DESCRIÇÃO
05/10 19h Abertura
05/10 19h30 Apresentação Cultural
05/10 19h45 Conferência

PASTORAL URBANA: CONCEITUAÇÕES, PRÁTICAS E DESAFIOS

Conferencista: Prof. Ms. Dom Joaquim Guimarães Mol – Reitor PUC Minas

A Pastoral Urbana” vem se construindo no decorrer da história do cristianismo a partir dos desafios colocados pelas sociedades modernas às Igrejas cristãs. Sem um consenso sobre o seu significado, as comunidades de fé têm desenvolvido estratégias pastorais que melhor favoreçam o anúncio inculturado do Evangelho. Uma pastoral com uma consciência planetária nesta nova sociedade do conhecimento não se restringe às demandas eclesiais, mas anseia por práticas a serviço do planeta e de toda humanidade. Como compreender o conceito de Pastoral Urbana hoje? Estaria ela disposta a repensar as suas próprias categorias e práticas? Qual é o seu sentido no contexto de sociedades cada vez mais críticas às instituições religiosas?

05/10 20h45 Perguntas do chat
05/10 21h Encerramento


06/10/2021 - Quarta-Feira

DIA HORÁRIO DESCRIÇÃO
06/10 8h Abertura
06/10 8h15 Apresentação Cultural
06/10 8h30 Conferência

CIDADE-MUNDO E MUNDO-CIDADE

Conferencista: Profa. Msa. Rosana Manzini – PUC SP

O fenômeno da urbanização, cada vez mais, expressa a relação entre o local e o global. A interdependência do mercado global e das finanças, como também a onipresença dos meios de comunicação e das mídias sociais, influenciam os espaços habitados, das cidades e do ambiente rural, com implicações políticas, econômicas, culturais e religiosas. Caracterizadas por uma coexistência plural e móvel, as grandes cidades reproduzem essa complexidade, apresentando vários desafios urbanísticos, arquitetônicos e antropológicos. Como as comunidades cristãs inseridas nessa realidade podem responder aos desafios e contribuir com a construção de um espaço urbano humanizado?

06/10 9h30 Perguntas do chat
06/10 10h Intervalo
06/10 10h30 Mesa redonda – debate

NOVAS CONFIGURAÇÕES DOS SUJEITOS URBANOS

Debatedores:
Prof. Dr. Moisés Sbardelotto – PUC Minas e Profa. Dra. Solange Maria do Carmo – PUC Minas

Com a chegada da pós-modernidade, nossa sociedade despede-se definitivamente do mundo rural e abraça o modelo dos grandes centros urbanos, cuja marca é a complexidade. Mudando a sociedade, mudam também os indivíduos, inclusive o sujeito crente. Aquele cristão fiel, com laços de pertença bem estabelecidos com as Igrejas, cedeu lugar para um indivíduo mais solto, sem laços contratuais e com demandas bem mais exigentes em relação a fé. Essa mudança pode ser observada por meio do fenômeno da subjetivação da crença, também presente nas Igrejas cristãs. Como compreender esse sujeito crente dos meios urbanos? Quem é ele? O que ele busca? Quais seus anseios e suas angústias? Como falar ao seu coração de crente? Essas são algumas perguntas que orientarão o debate.

06/10 11h30 Perguntas do chat
06/10 12h Encerramento
06/10 14h às 17h COMUNICAÇÕES
1) Pastorais de anúncio e formação
2) Pastorais sociais e de fronteira
3) Temas abertos
06/10 19h Abertura
06/10 19h15 Apresentação cultural
06/10 19h30 Conferência

FRAGILIDADES DAS PASTORAIS URBANAS

Conferencista: Dr. Dom Joel Portella Amado - Secretário Geral da CNBB

As sociedades globalizadas da contemporaneidade apresentam desafios paradoxais, pois realidades particulares e universais se aproximam e se distinguem pelas especificidades locais. Nessa perspectiva, a fragilidade das pastorais urbanas passa pela falta de conhecimento das novas configurações das cidades. A noção de espaço geográfico, de tempo e das concepções paradigmáticas se articulam com situações de mudanças culturais e religiosas, migrações, exclusões sociais etc. Não saber lidar com as novas tecnologias e com questões de gênero, étnico-racial e emergência de novas concepções e de construções familiares empobrecem, dispersam e tiram o foco do sentido da evangelização. Como lidar com essas fragilidades que envolvem, perpassam e transpassam as atividades pastorais?

06/10 20h30 Perguntas do chat
06/10 21h Encerramento


07/10/2021 - Quinta-Feira

DIA HORÁRIO DESCRIÇÃO
07/10 8h Abertura
06/10 8h15 Apresentação Cultural
06/10 8h30 Conferência

PRÁTICAS PASTORAIS NO MUNDO URBANO

Conferencista: Prof. Dr. Antonio Ernesto Palafox Cruz – UPM (México)

O mundo urbano desafia a Igreja e exige que sua ação pastoral e evangelizadora seja repensada. As pastorais herdadas da cristandade e da modernidade têm persistido, mas nem sempre se mostram ajustadas ao novo modelo social, tão plural e diversificado. Saber discernir os sinais dos tempos e ouvir com atenção os apelos da cidade é condição para discernir as práticas pastorais e evangelizadoras mais apropriadas para o tempo presente. Que pastorais da Igreja devem ser preservadas e incentivadas? Que novas iniciativas podem nascer do clamor do homem e da mulher da cidade? Na pluralidade da sociedade e da igreja, haverá um paradigma pastoral mais condizente com as urgências atuais? A Igreja está preparada para enfrentar o desafio de ser uma presença servidora e amiga no mundo urbano?

07/10 9h30 Perguntas do chat
07/10 9h50 Intervalo
07/10 10h15 Mesa redonda – debate

PASTORAL EM SAÍDA

Debatedores:
Prof. Dr. Vitor Galdino Feller – FSL e Dra. Alzirinha Rocha de Souza - PUC Minas

Esta mesa sobre a pastoral em saída tem por objetivo pensar a Pastoral Urbana, a partir da perspectiva da eclesiologia do Papa Francisco. Urge repensar a Igreja, seu lugar no mundo e sua ação pastoral segundo uma perspectiva samaritana, acolhedora, humilde, aberta à cultura urbana, à comunicação virtual, aos sonhos, às angústias e aos sofrimentos dos contemporâneos. Trata-se da superação de uma pastoral desenvolvida conforme o modelo rural, no qual o pároco gozava da confiança e do respeito da comunidade, e de implantar uma ação pastoral do testemunho encarnado na realidade pós-moderna e urbana.

07/10 11h15 Perguntas do chat
07/10 11h30 Palavra final da equipe organizadora
07/10 12h Encerramento

Departamento de Teologia - Instituto de Filosofia e Teologia da PUC Minas
R. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG, 30535-901
Contato: simposioteologiapratica@gmail.com