Apresentação

A Universidade é um agente de transformação que contribui diretamente na construção das relações sociais. Além de uma formação profissional pautada pela inovação, ela oportuniza o desenvolvimento e a ampliação da condição humana, por meio de uma formação crítica, que conduz à constituição de relações cooperativas entre semelhantes. Um trabalho que na PUC Minas conecta ensino, pesquisa e extensão. Mas, como essa realidade tem se dado em tempos de pandemia?

Neste momento de incertezas e mudanças ocasionadas pelo Covid-19, a Extensão Universitária tem mantido o compromisso de “aprender o outro” e “com o outro”. Assim, o Seminário de Extensão 2020, que traz como tema Novas Conexões em Tempos de Pandemia - Reconfigurando Saberes, Fazeres e Quereres, objetiva refletir sobre os impactos gerados na saúde, educação, economia, trabalho, comunicação e relações pessoais, assim como socializar as práticas inovadoras desenvolvidas pela comunidade acadêmica e mediadas por tecnologias de comunicação e informação durante a pandemia.

O propósito é estimular o debate em torno das reconfigurações impostas pela crise, visando contribuir com a reflexão e disseminação das novas competências que passaram a ser exigidas do humano.

Desejamos também provocar a comunidade acadêmica e a sociedade a partir de um diálogo amplo e necessário. Inquieta-nos, por exemplo, compreender em que medida as tecnologias que foram inseridas fortemente no ensino, nas relações de trabalho, têm sido capazes de favorecer a inclusão e a cooperação. E ainda, como tem se estabelecido neste momento crítico o combate às práticas de segregação das minorias e violação de direitos?

Segundo o antropólogo e educador popular Tião Rocha: “Ao participar da extensão desenvolve-se a capacidade de compreender o outro, pois fazer extensão é aprender o outro”. Ainda nas palavras de Rocha, para aprender o outro temos que aprender a sua cultura: o seu saber, o seu fazer, o seu querer. Essas palavras nos inspiraram e deram o norte desejado para o evento de extensão de 2020, que será organizado remotamente.

No atual momento em que a humanidade é desafiada de maneira dramática pela pandemia da Covid-19, a temática deste Seminário reforça o compromisso de contribuir para a construção de novos saberes, fazeres e quereres, com a finalidade de constituir uma sociedade mais justa e inclusiva. O Seminário de Extensão 2020 da PUC Minas se consolida como um espaço de congregação e diálogo plural para todos aqueles que buscam assegurar o desenvolvimento social, cultural, econômico e humano sustentável.

Vale pontuar aqui que vamos refletir fortemente sobre o momento atual, e a Mostra de Extensão, que compõe a programação, apresentará também artigos e relatos de experiências vivenciados em diferentes modalidades de extensão e que foram submetidos e aprovados para apresentação, antes da pandemia.

O Seminário ocorrerá de 21 a 23 de outubro de 2020, online, pela plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal da Extensão PUC Minas no YouTube. Fica o convite para se conectarem conosco e compartilharem experiências extensionistas em mesas redondas, oficinas, rodas de conversas e conferência.

É importante reafirmar que o evento é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica e setores sociais em suas atividades gratuitas.

Inscreva-se e participe!

Comissão de Organização Geral
Seminário de Extensão 2020
PUC Minas

MOSTRA DE EXTENSÃO

A Mostra de Extensão da PUC Minas é um espaço de visibilização dos resultados das diversas modalidades de extensão, bem como de compartilhamento e trocas de experiências referentes às atividades extensionistas desenvolvidas por diversos atores sociais em parceria com a Universidade.

No ano de 2020, a Pró-Reitoria de Extensão realizará a quinta edição da Mostra de Extensão. Para essa atividade foram submetidos, em resposta ao edital, 107 trabalhos de diversas áreas do conhecimento e 60 produções acadêmicas foram selecionadas para apresentação.

Devido à pandemia da Covid-19, este ano as apresentações da Mostra foram gravadas pelos autores em vídeos de até 7 minutos. Os trabalhos em formato audiovisual serão apresentados entre os dias 21 e 23 de outubro, no período da tarde, pelo Zoom. Ao final da exibição dos vídeos haverá um espaço aberto para interlocução entre os autores e a comunidade acadêmica e externa.

Conheça a Dinâmica da Mostra de Extensão


A preparação para a Mostra e a divulgação dos trabalhos organiza-se em cinco etapas:

1ª) Submissão de trabalhos: a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) abre o edital para submissão dos trabalhos, geralmente na primeira quinzena do mês de dezembro até meados de março. Durante esse período os trabalhos são submetidos em uma plataforma online.
2ª) Avaliação e seleção dos textos: os trabalhos são encaminhados para a equipe de pareceristas que é composta por professores da universidade e convidados de diversas áreas do conhecimento, de outras instituições.
3ª) Apuração e divulgação dos selecionados: são selecionados os 60 trabalhos com maior pontuação para a apresentação oral.
4ª) Apresentação oral: é feita em 10 salas (presenciais ou virtuais), cada uma constituída por representante(s) de 6 trabalhos selecionados e um professor moderador. As salas são abertas ao público e após as apresentações orais, debatem-se os trabalhos.
5ª) Publicação: os trabalhos submetidos na Mostra de Extensão, com exceção daqueles reprovados ou desclassificados, são convidados para a publicação, desde que realizem os ajustes recomendados pelos pareceristas e pela equipe de revisão da Proex. Os trabalhos são publicados em um e-book anual da Extensão PUC Minas ou na Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão.

A História da Mostra de Extensão


A experiência em extensão na PUC Minas é tão rica que precisava ser compartilhada. Desta forma, nasceu em maio de 2016 a primeira edição da “Mostra de Extensão”, que contou com a submissão de 152 trabalhos de diversas áreas do saber. Já na segunda edição da Mostra, realizada no dia 5 de maio de 2017, a Proex recebeu 115 submissões; na terceira edição, que ocorreu no dia 03 de maio de 2018, foram 135 trabalhos submetidos.

A partir da quarta edição, em 2019, a Mostra de Extensão passou a fazer parte das atividades do Seminário de Extensão. Neste ano recebemos 122 submissões. Sempre trabalhos relevantes que apontam a atuação extensionista junto a comunidades e públicos diversos como: crianças com altas habilidades; jovens em situação de vulnerabilidade; adultos buscando o empoderamento por meio de novos diálogos e processos formativos; o trabalho com migrantes; quilombolas; comunidades rurais; lideranças, dentre outros.

Vale pontuar que, nas quatro primeiras edições da Mostra, as apresentações orais ocorreram presencialmente, no período da tarde. Em 2020, em função do novo momento vivido, nossas apresentações continuam no período da tarde, mas o compartilhamento de experiências que é sempre rico acontecerá de forma remota. Você não vai perder, né?

Confira aqui a programação das apresentações orais da Mostra de Extensão PUC Minas 2020.

Inscrições

Toda a programação será transmitida pelo canal da Extensão PUC Minas no YouTube.
Não é necessário fazer inscrição prévia. Durante o evento, será disponibilizado no chat um link
de inscrição, caso o participante deseje ser certificado.