História
Atlas digital reúne bens do patrimônio histórico de Minas Gerais
Informações sobre 219 bens patrimoniais de valor histórico distribuídos por 47 municípios mineiros estarão disponíveis para o grande público a partir deste final de semana. Trata-se da 2ª edição – revista e ampliada – do livro Síntese do Atlas Digital dos Bens Móveis e Imóveis de Minas Gerais Inscritos nos Livros de Tombo do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), que será lançada neste sábado, 1º de dezembro, a partir das 17h, na Casa do Baile. A publicação inclui CD-ROM e utiliza recursos sofisticados como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG).
Cotidiano
De olho na segurança
Atenta à questão da segurança da comunidade acadêmica e da área em torno do campus Coração Eucarístico, a PUC Minas irá efetuar a compra de três sistemas de vigilância, que integram o projeto Olho Vivo, a partir da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público, a Polícia Militar e a Universidade. “Não estamos numa redoma. Temos a consciência de que somos agentes de uma transformação, que deve ocorrer de modo permanente”, diz o pró-reitor de Logística e Operações, professor Sérgio Hanriot.
Meio Ambiente
Educação ambiental chega a Unidades de Conservação
O primeiro projeto de Agenda 21 Local desenvolvido para Unidades de Conservação no país foi aprovado, por unanimidade, durante a 15º Reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, no final de novembro, na sede do parque, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. A Agenda 21 Local – uma metodologia de educação ambiental articulada na conferência ECO 92, composta por sete metas – será posta em prática no Parque Estadual da Serra do Rola Moça e na Estação Ecológica de Fechos (EEF), duas Unidades de Conservação vizinhas, inseridas em uma área pertencente a quatro municípios: Belo Horizonte, Nova Lima, Brumadinho e Ibirité.
Nesp
Último seminário de 2007 discute Educação para a Paz
Com o tema Educação para a Paz, o sexto e último seminário temático deste ano promovido pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) recebe a professora Fiona Macaulay, do Departamento de Estudos pela Paz da Universidade de Bradford, Inglaterra. A conferencista analisará, em português, os desafios da educação ao tentar promover a paz num mundo marcado pelos conflitos e violências. A atividade, marcada para o sábado, 1º de dezembro, às 14h, será no auditório do prédio 43, campus Coração Eucarístico.
Pesquisa
Fapemig aprova recursos para 21 projetos da Universidade
A PUC Minas conquistou a aprovação de 21 projetos de pesquisa no Edital de Demanda Universal da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). No total, a Universidade receberá em torno de R$ 384 mil para financiamento destes projetos. São pesquisas que perpassam todas as áreas do conhecimento. Um total de 1.497 propostas de todo o Estado foram analisadas pela Fapemig, destas, 842 projetos serão contemplados com os recursos. Confira a lista dos pesquisadores da PUC Minas.
Inclusão
Vitória pelo Esporte
A PUC Minas sediará a 2ª Jornada da Inclusão, no dia 8 de dezembro. A atividade é uma promoção da Secretaria do Estado da Saúde, com o apoio da Universidade e da Unicirco (Circo Marcos Frota). O tema do evento será Vitória pelo Esporte. A previsão é de que entre 7 e 8 mil pessoas convidadas compareçam no Complexo Esportivo ao longo do dia.
Educação
Seminário discute Papel do Educador
O Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), da Pró-reitoria de Extensão (Proex) realiza na terça-feira, dia 4 de dezembro, o seminário Educador Talvez Seja Isso Mesmo... O tema central de discussão é O Papel do Educador nas Ações Socioeducativas Complementares à Escola. O seminário tem início a partir de 8h30, no auditório 1 do prédio 4, campus Coração Eucarístico.