01/12/2007 a 09/12/2007

História

Atlas digital reúne bens do patrimônio histórico de Minas Gerais


Igreja São Francisco de Assis, de Oscar Niemeyer

Informações sobre 219 bens patrimoniais de valor histórico distribuídos por 47 municípios mineiros estarão disponíveis para o grande público a partir deste final de semana. Trata-se da 2ª edição – revista e ampliada – do livro Síntese do Atlas Digital dos Bens Móveis e Imóveis de Minas Gerais Inscritos nos Livros de Tombo do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), que será lançada neste sábado, 1º de dezembro, a partir das 17h, na Casa do Baile. A publicação inclui CD-ROM e utiliza recursos sofisticados como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

Leia mais

Cotidiano

De olho na segurança

Atenta à questão da segurança da comunidade acadêmica e da área em torno do campus Coração Eucarístico, a PUC Minas irá efetuar a compra de três sistemas de vigilância, que integram o projeto Olho Vivo, a partir da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público, a Polícia Militar e a Universidade. “Não estamos numa redoma. Temos a consciência de que somos agentes de uma transformação, que deve ocorrer de modo permanente”, diz o pró-reitor de Logística e Operações, professor Sérgio Hanriot.

Leia mais


Câmeras do Olho Vivo, no centro de Belo Horizonte

Meio Ambiente

Educação ambiental chega a Unidades de Conservação


Parque Estadual da Serra do Rola Moça

O primeiro projeto de Agenda 21 Local desenvolvido para Unidades de Conservação no país foi aprovado, por unanimidade, durante a 15º Reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, no final de novembro, na sede do parque, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. A Agenda 21 Local – uma metodologia de educação ambiental articulada na conferência ECO 92, composta por sete metas – será posta em prática no Parque Estadual da Serra do Rola Moça e na Estação Ecológica de Fechos (EEF), duas Unidades de Conservação vizinhas, inseridas em uma área pertencente a quatro municípios: Belo Horizonte, Nova Lima, Brumadinho e Ibirité.

Leia mais

Nesp
Último seminário de 2007 discute Educação para a Paz
Com o tema Educação para a Paz, o sexto e último seminário temático deste ano promovido pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) recebe a professora Fiona Macaulay, do Departamento de Estudos pela Paz da Universidade de Bradford, Inglaterra. A conferencista analisará, em português, os desafios da educação ao tentar promover a paz num mundo marcado pelos conflitos e violências. A atividade, marcada para o sábado, 1º de dezembro, às 14h, será no auditório do prédio 43, campus Coração Eucarístico.

Leia mais

Pesquisa
Fapemig aprova recursos para 21 projetos da Universidade
A PUC Minas conquistou a aprovação de 21 projetos de pesquisa no Edital de Demanda Universal da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). No total, a Universidade receberá em torno de R$ 384 mil para financiamento destes projetos. São pesquisas que perpassam todas as áreas do conhecimento. Um total de 1.497 propostas de todo o Estado foram analisadas pela Fapemig, destas, 842 projetos serão contemplados com os recursos. Confira a lista dos pesquisadores da PUC Minas.

Leia mais

Inclusão
Vitória pelo Esporte
A PUC Minas sediará a 2ª Jornada da Inclusão, no dia 8 de dezembro. A atividade é uma promoção da Secretaria do Estado da Saúde, com o apoio da Universidade e da Unicirco (Circo Marcos Frota). O tema do evento será Vitória pelo Esporte. A previsão é de que entre 7 e 8 mil pessoas convidadas compareçam no Complexo Esportivo ao longo do dia.

Leia mais

Educação
Seminário discute Papel do Educador
O Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), da Pró-reitoria de Extensão (Proex) realiza na terça-feira, dia 4 de dezembro, o seminário Educador Talvez Seja Isso Mesmo... O tema central de discussão é O Papel do Educador nas Ações Socioeducativas Complementares à Escola. O seminário tem início a partir de 8h30, no auditório 1 do prédio 4, campus Coração Eucarístico.

Leia mais

PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br