PUC Informa PUC Informa

4 a 10 de maio de 2015

PUC Informa

Feira e Seminário de Economia Popular Solidária

De quarta a sábado, 6 a 9 de maio, o campus Coração Eucarístico receberá 80 grupos de expositores para a Feira de Economia Solidária, em frente ao Teatro João Paulo II (prédio 30), das 9h às 21h, e no sábado, das 9h às 13h. O evento, em seu sexto ano, terá barracas que comercializarão cosméticos, sabonetes decorativos, patês, bolos, bombons, bolsas, confecções, artesanato em feltro, caixas decoradas, entre outros. A entrada é gratuita e aberta ao público. Em todos os dias haverá apresentações culturais.

Neste ano, o tema Economia Popular Solidária será debatido em seminário nos dias 7 e 8 de maio, também no teatro. O evento é aberto a toda a comunidade e contará com a participação de representantes dos governos federal e estadual, da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Popular Solidária (EPS), do Fórum Brasileiro de EPS, especialistas, acadêmicos e integrantes do movimento. O objetivo do seminário é promover a produção, a reflexão e a socialização do conhecimento relacionado ao movimento de economia popular solidária, sendo um catalisador para o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos solidários e para o aprimoramento das políticas públicas governamentais. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pela internet no http://goo.gl/forms/mcYRHjr6V4. As vagas são limitadas.

Com o tema central O Papel da Economia Popular Solidária como Desenvolvimento Sustentável e suas Articulações com Politicas Públicas Governamentais, será apresentado, durante o seminário, o relatório final do Plano de Desenvolvimento de Economia Popular Solidária do Estado de Minas Gerais, desenvolvido em fevereiro deste ano no Seminário de Construção do Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Popular Solidária, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese), do Governo do Estado de Minas, com a participação de representantes do Movimento de Economia Popular Solidária dos 11 fóruns regionais do Estado, representantes do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária, da Comissão Nacional, palestrantes e relatores.

A feira e o seminário de Economia Popular Solidária são uma realização da PUC Minas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Arquidiocese de Belo Horizonte, através do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política (Aspa), do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária e da Sedese. O evento também conta com o apoio do Ceduc Virgílio Resi, Instituto Marista de Solidariedade, Instituto Pauline Reichstul, Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe) e Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) da PUC Minas.

Economia popular solidária

Sustentabilidade e solidariedade. Essas são premissas da economia popular solidária, estratégia contra o desemprego e a pobreza. São trabalhadores organizados de forma coletiva, com o objetivo de produzir trabalho e riqueza, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico, social e cultural de maneira sustentável e democrática. A feira surgiu no contexto da Campanha da Fraternidade, em 2010, que teve como tema Economia e Vida. Além de oferecer um espaço de comercialização para os integrantes do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, também eram ministradas oficinas aos artesãos sobre gestão, comercialização, leis, entre outros assuntos.

Em 2014, surgiu a proposta de transformar a feira em um espaço de produção, reflexão e socialização do conhecimento relacionado ao movimento de economia popular solidária, sendo um catalisador para o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos solidários e para o aprimoramento das políticas públicas governamentais.

Mais informações pelo telefone (31) 3319-4373 e comunic.proex@pucminas.br.

Confira abaixo a Programação do Seminário de Economia Popular Solidária:

7 de maio

CONTEÚDO

8h30

Abertura

9h30 às 12h30

Economia Popular Solidária e as Políticas Públicas

14h às 17h

Apresentação do Plano Estadual de Economia Popular Solidária de Minas Gerais

17h30

Apresentações culturais

8 de maio

CONTEÚDO

8h30

Apresentações culturais

9h às 12h

Apresentação da metodologia e lançamento da marca da Incubadora Social do Norte de MG – Isonoma

14h às 18h

Palestra sobre o Plano Estadual EPS: Comercialização, Formação em EPS, Ambiente Institucional – Marco Jurídico, Finanças Solidárias.

18h às 19h30

Encerramento do Seminário

:: Volta ::

28º Congresso Internacional da Soter com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 28º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), que será realizado de 14 a 17 de julho, no Teatro João Paulo II, campus Coração Eucarístico. A temática central será Religião e Espaço Público: cenários contemporâneos. São três eixos temáticos: Religião e Secularização; Religião e Globalização; e Religião e Educação.

45 anos de Dependência e Desenvolvimento na América Latina

Com a temática 45 anos de Dependência e Desenvolvimento na América Latina, será realizada, no dia 14 de maio, palestra que terá como convidado o professor Carlos Pinkusfeld Bastos, do Instituto de Economia da UFRJ, economista e pesquisador. O evento ocorrerá das 13h30 às 15h10, no auditório 1 do prédio 4, campus Coração Eucarístico.

Workshop internacional
 Diálogos nas Fronteiras

O workshop internacional Diálogos nas Fronteiras: a educação como objeto de investigação na antropologia brasileira está com inscrições abertas, até esta quarta, 6 de maio.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Canal Futura lança série de programas produzidos pela PUC TV Minas

O canal Futura lançou a série de programas Olhar Indiscreto, produzida pela PUC TV Minas, que explora as diversas possibilidades da fotografia em cenários distintos, como jornalismo e artes cênicas. O programa exibirá reportagens, curiosidades e entrevistas realizadas por alunos do Curso de Jornalismo da Universidade, instituição parceira do Futura.

Clínica de Fisioterapia: tratamento para a artrose de joelho

Projeto que verifica a efetividade da aplicação de campos eletromagnéticos, por meio dos equipamentos de ondas curtas e laser de baixa potência, no tratamento da artrose de joelho está sendo realizado na Clínica de Fisioterapia do campus Coração Eucarístico. O estudo visa proporcionar melhora da dor e da amplitude de movimento.

Dia da Educação Continuada na PUC Minas

A Pós-graduação da PUC Minas continua a realizar o Dia da Educação Continuada, nos campi Coração Eucarístico e Contagem e no núcleo acadêmico da Praça da Liberdade. O objetivo da ação é proporcionar aos alunos que estão se formando na Universidade uma reflexão sobre carreira profissional e mercado de trabalho, além de informações sobre as possibilidades de educação continuada que a PUC Minas oferece.

Encontros Empresariais recebe a economista Dorothea Werneck

No dia 20 de maio, às 19h30, a pós-graduação PUC Minas promove a palestra Desenvolvimento Econômico: desafios e oportunidades, com a economista Dorothea Werneck. O evento faz parte do projeto Encontros Empresariais, dos cursos de master da Universidade, e tem o objetivo de proporcionar aos profissionais do mercado uma discussão de temas atuais e inovadores. A palestra é aberta a toda a comunidade e a entrada é gratuita, com vagas limitadas.

FCA: Seminário de Pesquisa e Extensão

A Faculdade de Comunicação e Artes, por meio do CCI e do NEP, promove o Seminário de Pesquisa e Extensão de 2015, de terça a quinta, 5 a 7 de maio, no campus Coração Eucarístico.

Graduação: inscrições abertas para o Vestibular

As inscrições para o vestibular estão abertas até 14 de maio, para os que irão participar por meio de provas, e, até 2 de junho, para quem irá participar por meio da nota do Enem.

II Colóquio Internacional Nietzsche, Pessoa, Rosa, Freud

Será realizado, pela PUC Minas e pela Universidade de Lisboa, no campus Coração Eucarístico, de 20 a 22 de maio, o II Colóquio Internacional Nietzsche, Pessoa, Rosa, Freud, que está com inscrições abertas para ouvintes. Na PUC Minas, o evento é coordenado pelos programas de Pós-graduação em Letras e em Psicologia, pelo Curso de Filosofia e pelo Cespuc.

Inscrições abertas para curso de oratória

A PUC Consultoria Jr., empresa júnior de estudantes dos cursos de Administração e Ciências Econômicas, do campus Coração Eucarístico, juntamente com a empresa RL & Associados, abre inscrições, até 11 de maio, para o Curso de Oratória - como falar em público e influenciar pessoas. O curso será no dia 16 de maio, das 8h às 17h, no campus Coração Eucarístico.

Inscrições abertas para o Circuito Esportivo

O Complexo Esportivo continua com inscrições abertas, para alunos, professores e funcionários, nas modalidades jiu-jitsu, pebolim, tênis de mesa, natação e atletismo. Haverá também oficinas de arco e flecha. Além disso, serão desenvolvidas atividades lúdicas destinadas ao público, como queimada e derruba-lata.

IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação

Estão abertas as inscrições para o IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação, com a temática Os Desafios da "Pátria Educadora" na Formação de seus Educadores: contribuições, impasses e provocações, que será realizado de 26 a 28 de agosto, no campus Coração Eucarístico. Para submissão de trabalhos, as inscrições estão abertas até 8 de junho.

Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) abre inscrições para a Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia, que acontecerá no dia 19 de maio, das 8h às 17h, no auditório 1 do prédio 4, campus Coração Eucarístico. Para alunos, as inscrições devem ser realizadas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) e, para o público externo, por e-mail.

Lançamento de livro sobre mudanças na contabilidade pública

A professora Márcia Prímola de Faria, do Departamento de Ciências Contábeis, irá lançar o livro As Mudanças na Contabilidade Pública e seus Reflexos nos Tribunais de Contas, com coautoria de Adriene Barbosa de Faria Andrade. Publicada pela editora Fórum, a obra será lançada na III Conferência de Controle Externo do TCEMG, de 6 a 8 de maio, no Expominas, em BH.

Palestras: Pós-graduação em Psicologia

O Programa de Pós-graduação em Psicologia promoverá palestras, no campus Coração Eucarístico, nesta quarta e quinta, 6 e 7, com pesquisadora do campo das relações de gênero.

Pastoral no São Gabriel oferece cursos gratuitos

O programa Beira Linha, uma realização da Pastoral na Unidade São Gabriel, oferece cursos gratuitos. As inscrições devem ser feitas, até esta sexta-feira, 8 de maio.

Pós-graduação em Ciências Sociais promove palestras

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências Sociais promoverá palestra nesta sexta, dia 8, e 22 de maio, no prédio Emaús, campus Coração Eucarístico.

Professor receberá o título de cidadão honorário de BH

Nesta segunda-feira, 4 de maio, o professor Carlos Roberto Jamil Cury, do Programa de Pós-graduação em Educação e emérito da UFMG, receberá o título de cidadão honorário de Belo Horizonte, concedido pela Câmara Municipal, por meio do presidente, vereador Wellington Magalhães (PTN).

Programa Permanente de Capacitação Docente

Até 22 de maio, o Programa Permanente de Capacitação Docente está com inscrições abertas para renovação e novos pedidos de implantação de horas para o 2º semestre de 2015. As inscrições devem ser feitas pela internet. Os dados e documentos dos interessados deverão ser entregues até 26 de maio na PROPPg, prédio 1, sala 101, campus Coração Eucarístico.

Seminário de Pesquisa nas unidades Barreiro e São Gabriel

Com o objetivo de fortalecer e incentivar o desenvolvimento de pesquisas de professores e alunos de graduação e pós-graduação, será realizado o Seminário de Pesquisa, nas unidades São Gabriel, entre os dias 6 e 9 de maio, e Barreiro, de 11 a 14 de maio. O evento é organizado pela Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação.

Seminário sobre conjuntura econômica atual

O Departamento de Ciências Econômicas, através do colegiado do curso, prossegue com o 9º Seminário sobre Conjuntura Econômica Atual, nesta quinta-feira, 7 de maio, às 19h, no auditório 2, prédio 5, campus Coração Eucarístico. O seminário conta com a participação dos professores do departamento Flavio Riani e Ricardo Fonseca Rabelo.

XV Semana do Assistente Social

De 13 a 15 de maio, acontecerá a XV Semana do Assistente Social, com a temática central As Políticas Sociais e Desafios Contemporâneos. O evento, no campus Coração Eucarístico, será no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), das 19h às 22h30. As oficinas temáticas, no dia 14, serão no prédio 47.

XVIII Seminário de Comunicação Assistiva

O Curso de Tecnologia em Comunicação Assistiva: libras e braille dá continuidade às palestras do XVIII Seminário de Comunicação Assistiva, na próxima sexta-feira, dia 8, e sábado, dia 9. O evento será realizado na sala multimeios do prédio 6, campus Coração Eucarístico. Confira a programação.

Topo

Campanha água

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial