PUC Informa PUC Informa

17 a 23 de março de 2014

PUC Informa

Nesp lança, nesta quarta, terceiro volume da série Cadernos Temáticos

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), órgão da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte, lançará, nesta quarta-feira, 19 de março, o terceiro volume, intitulado Fé, Política e Cidadania – Pesquisas, da série Cadernos Temáticos e editado pelo Nesp. O evento ocorrerá a partir das 20h, no prédio 4, auditório 1, campus Coração Eucarístico. Os presentes receberão um exemplar da obra. Na ocasião, os autores da publicação farão uma breve exposição sobre o conteúdo do livro.

A publicação conjuga três questões que integram a existência do cristão no mundo: a vivência da fé, a ação política e o exercício da cidadania. São também apresentados os resultados de pesquisas que têm em comum o propósito de promover a reflexão sobre a ação dos cristãos católicos na Arquidiocese de Belo Horizonte, com vistas ao aprimoramento da atuação presente e futura, no propósito de construção de uma sociedade justa e fraterna.

O primeiro texto, denominado Quando Fé e Política se Encontram: apontamentos de pesquisa, discorre sobre um trabalho investigativo desenvolvido por uma equipe do Nesp entre 2009 e 2013, com vistas a conhecer e caracterizar os grupos formados por leigos católicos que atuam no campo "fé e política". Por meio de entrevistas individuais e coletivas, pode-se conhecer o itinerário histórico percorrido pelos grupos desde o surgimento, as trajetórias, características institucionais, modos de funcionamento, estratégias de atuação, vínculos e parcerias que estabelecem elementos facilitadores e dificultadores à ação e os resultados que vêm obtendo. Destacam-se as concepções de fé e de política que circulam entre tais grupos, de modo a compreender como inspiram e sustentam as práticas. Trata-se de encontro entre mística e profecia, em que a força viva da fé tem por horizonte a produção de novos modos de existência cidadã.

O artigo intitulado Os Aglomerados sob a Ótica Geográfica e Eclesial na Arquidiocese de Belo Horizonte apresenta um olhar geográfico-pastoral sobre as vilas e favelas localizadas no âmbito da Arquidiocese de Belo Horizonte e os principais pressupostos teológicos e pastorais da atuação da Igreja, abrindo pistas de reflexão para a evangelização nessa realidade urbana. Os autores, sem entrar na análise da presença nem da atuação pastoral dos católicos nesses ambientes — o que ocorreu durante cerca de duas décadas, sobretudo através da Pastoral de Vilas e Favelas —, buscam identificar e descrever a localização e o número de habitantes desses aglomerados e como eles se distribuem nas diversas paróquias e regiões episcopais da Arquidiocese.

Por fim, o texto final intitulado Traços do Perfil Contemporâneo do Laicato da Arquidiocese de Belo Horizonte: algumas reflexões teológicas e pastorais em torno da mentalidade religiosa predominante situa o Concílio Vaticano II como marco importante na explicitação da dignidade do laicato na Igreja. A partir da ideia de que os cristãos leigos participam direta e intrinsecamente da missão evangelizadora da Igreja, mas nem sempre são percebidos e/ou reconhecidos na plena cidadania eclesial, discorre sobre as manifestações da mentalidade religiosa predominante, os traços característicos do perfil dos leigos em uma igreja particular. Esses traços oferecem elementos importantes que contribuem para a avaliação crítica e autocrítica dos projetos pastorais e da própria ação evangelizadora da Igreja. Se, por um lado, os leigos participam como agentes da evangelização, por outro, simultaneamente, constituem o grupo eclesial mais exposto às influências, como receptores diretos, dos impactos das ações evangelizadoras aplicadas.

Iniciada em 2011, a série Cadernos Temáticos objetiva divulgar, periodicamente, textos, reflexões, relatórios de projetos e outras produções de especial relevância, voltadas para a formação política dos cristãos engajados em movimentos sociais, pastorais e em variadas atividades da sociedade civil organizada.

:: Volta ::

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Agenda Cultural de março

A PUC Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), divulga as próximas atividades da agenda cultural do mês de março, que acontecem no campus Coração Eucarístico. Confira a programação.

Aula Inaugural do Curso de Doutorado em Odontologia

Ocorrerá nesta terça,18, no campus Coração Eucarístico, a aula inaugural do recém-criado Curso de Doutorado em Odontologia.

Aula inaugural do Programa de pós-graduação em Ciências da Religião

Com o tema Híbridas e Plurais: as experiências religiosas nos entre-lugares da cultura, acontecerá no dia 27 de março, às 19h, no auditório 2 do prédio 5, a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. O palestrante convidado é o professor Cláudio de Oliveira Ribeiro, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Betim recebe especialista alemão para workshop sobre biogás

O núcleo universitário em Betim recebe nesta quarta e quinta, 19 e 20 de março, Johannes Brinkmann, pós-doutor em Ciências Agrícolas pela Georg August University Göttingen, da Alemanha, para workshop sobre produção de biogás a partir de biomassa, segurança e prevenção de riscos em Minas Gerais. Para participar, os estudantes devem se inscrever via SGA até esta terça, 18.

Concertos dominicais no Museu de Ciências Naturais

A PUC Minas, por meio do Ministério da Cultura e com o apoio da CBMM, lança o projeto Concertos Dominicais Peter Lund. A primeira edição será no dia 23. A entrada é gratuita.

Conexão Ciência e Cultura debate a importância da Matemática

A próxima edição do projeto Conexão Ciência e Cultura será nesta terça-feira, 18 de março, com César Camacho, presidente do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). A palestra, que terá como tema A Matemática e sua Relevância no Desenvolvimento do País, será às 19h, no Teatro João Paulo II (prédio 30), campus Coração Eucarístico.

Cursos da PUC Master com inscrições abertas até hoje

A PUC Minas lança a PUC Master - nova unidade voltada para ofertas especiais de Educação Continuada. Para o 1º semestre de 2014, são oferecidos Masters – MBA e LL.M. em Belo Horizonte e Ipatinga, além de Programas de Desenvolvimento Profissional (PDP) com foco em aperfeiçoamento. As inscrições devem ser feitas até esta segunda-feira, 17 de março.

Esporte: Circuito PUC Minas 2014 promove integração

Até junho, acontece o Circuito Esportivo PUC Minas 2014, uma iniciativa do Complexo Esportivo. O objetivo é favorecer a prática de esportes no âmbito acadêmico e promover a integração entre diferentes cursos e unidades da Universidade. O circuito é aberto a alunos, professores e funcionários e as inscrições estão abertas.

II Seminário de Extensão e Pesquisa da FCA

As inscrições para o II Seminário de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), no campus Coração Eucarístico, estão abertas até esta quinta-feira, 20 de março. Gratuitas, devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). As vagas são limitadas. O seminário será realizado de 24 a 26 de março.

Inauguração do escritório do Education USA

O escritório do Education USA na PUC Minas será inaugurado em solenidade nesta quarta-feira, 19 de março, às 9h, no Espaço Multiuso do prédio 43, campus Coração Eucarístico.

Missa celebra os dez anos do Núcleo de Apoio à Inclusão

O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) está completando dez anos com uma missa em Ação de Graças que será celebrada no dia 25 de março, às 18h, na capela do campus Coração Eucarístico (prédio 30). O núcleo é vinculado à Secac e tem como objetivo coordenar as ações que atendam às necessidades educacionais dos alunos com deficiência visual, física e auditiva.

PUC Mais Idade divulga resultado de seleção

O programa de extensão PUC Mais Idade divulgou na semana passada o resultado do processo seletivo realizado nas unidades e campi de Arcos, Barreiro, Betim e Coração Eucarístico. Para outras informações, os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Meio Ambiente e Saúde da Proex.

São Gabriel: cursos profissionalizantes

A pré-matrícula para cursos profissionalizantes gratuitos para formação em cuidador de idosos, técnico de almoxarife e recepcionista de eventos estão abertas até dia o 19.

Término de prazo de inscrição para pós-graduação lato sensu a distância

O prazo de inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu a distância da PUC Minas Virtual do 1º semestre de 2014 encerra-se nesta segunda, 17. As especializações serão ministradas em três módulos, que contarão com quatro disciplinas cada um. As disciplinas, de 30 horas, terão a duração de quatro semanas, permitindo que a iniciativa seja concluída em 18 meses.

Teste de proficiência em inglês já está disponível

English Proficiency Index, teste de proficiência na língua inglesa, já está disponível. Ele será aplicado, gratuitamente, para alunos, professores e funcionários até 25 de março.

VIII Semana Jurídica no campus Serro

De segunda a quarta, 17 a 19, será realizada no campus Serro a VIII Semana Jurídica. O tema é O Conflito entre a Proteção Ambiental e as Formas de Vida das Sociedades Modernas.

Topo

Transferência externa e obtenção e novo título

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial