PUC Informa PUC Informa

14 a 20 de setembro de 2020

PUC Informa

Lançamento do Atlas da Migração Venezuelana

Na terça-feira, 29 de setembro, às 10h, haverá o lançamento nacional de duas publicações que tiveram participação da PUC Minas: o Atlas da Migração Venezuelana e o livro da pesquisa Impacto da Pandemia de Covid-19 nas Migrações Internacionais. O evento, que será transmitido pelo https://www.facebook.com/OIMBrasil/,    é do Programa de Pós-graduação em Geografia da PUC Minas e do Curso de Serviço Social da Universidade, Observatório da Migração de São Paulo, Fundo de População das Nações Unidas, Organização para as Migrações das Nações Unidas, Ministério Público do Trabalho  e Ministério da Justiça. Na quarta, 30, haverá o lançamento da pesquisa de Minas Gerais, às 19h, em parceria com o Fórum de Migração Internacional do Estado de Minas Gerais. A transmissão será pelo  You Tube.

A pesquisa foi coordenada pela PUC Minas em parceria com o Núcleo de Estudos da População (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP). Foram pesquisados 2.474 imigrantes que responderam a um questionário disponível por meio remoto. Essa foi a primeira pesquisa feita no país tratando dos efeitos da pandemia sobre a vida dos imigrantes internacionais. A pesquisa aconteceu em 23 estados brasileiros e contou com a participação de diversas Instituições de Ensino Superior.  A equipe da PUC Minas envolveu, além de professores do Programa de Pós-graduação em Geografia,  Duval Fernandes (um dos coordenadores da pesquisa) , e Serviço Social,  Maria da Consolação Gomes de Castro,  estudantes do doutorado em Geografia, Felipe Borges,  e do mestrado em Psicologia, Henrique Galhano, egressa do Curso de Direito Juliana Rocha, e os estudantes do Curso de Serviço Social Amanda Dantas Rosa e Vitor Pereira.

O Atlas Migrações Venezuelanas revela os espaços dessa migração internacional nas regiões e cidades do Brasil e seus perfis sociodemográficos. Para conhecer a imigração da Venezuela para o Brasil, em sua heterogeneidade e complexidade, é preciso combinar diversas fontes de informação com o mapeamento de indicadores selecionados no estudo das múltiplas faces dessa imigração. Este Atlas traz para todas as regiões do país os fluxos de imigrantes da Venezuela, no período de 2000 a início de 2020, possibilitando identificar diferentes grupos sociais que compõem esse processo migratório, sua inserção laboral e sua presença em cidades metropolitanas e não-metropolitanas. Os resultados, apresentados no decorrer de 444 páginas, indicam a necessidade de acompanhamento destas informações e dessa imigração, uma vez que a dinâmica do fluxo migratório aponta para rápida reconfiguração em termos de composição etária, espacialidades e temporalidades na chegada de imigrantes venezuelanos no Brasil.

Impactos da Pandemia de Covid-19 nas Migrações Internacionais no Brasil

A pesquisa Impactos da Pandemia de Covid-19 nas Migrações Internacionais no Brasil consistiu em um levantamento de campo online realizado, entre maio e julho de 2020, a partir da parceria interinstitucional entre a PUC Minas e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio de diferentes instituições de ensino superior, sociedade civil e agência das Nações Unidas. Em meio à pandemia de Covid-19, em uma situação de confinamento e distanciamento social, optamos pelo levantamento de campo remoto como um desafio metodológico para conhecer a situação dos imigrantes internacionais e refugiados residentes no Brasil e suas condições de vida frente à pandemia de Covid-19. Para tanto, esta pesquisa contou com a aplicação de questionários online  com diferentes grupos de imigrantes. O questionário foi disponibilizado em seis idiomas - português, espanhol, inglês, francês, creole haitiano e árabe, e contabilizou aproximadamente 56 questões que abordaram temas relativos à população imigrante quanto ao: perfil sociodemográfico; condição de moradia e renda; chegada ao Brasil; status migratório; questões laborais; direitos sociais; acesso à saúde e mudanças nas condições de vida advindas da pandemia por Covid-19. Com 2.475 participantes no Brasil, e alcançando 171 municípios, os resultados da pesquisa indicam o aumento da vulnerabilidade econômica e social para essa população imigrante na pandemia. Para se ter uma ideia do impacto dessa situação de crise sanitária: antes da pandemia, do total de imigrantes participantes da pesquisa, 52% encontravam-se trabalhando, sendo que a metade destes perdeu o trabalho na pandemia, ampliando para mais de 70% de imigrantes sem trabalho no início da pandemia, entre os meses de maio a julho de 2020. A vulnerabilidade social, consequentemente, também se ampliou com 624 imigrantes tendo buscado ajuda com cestas básicas (25% dos imigrantes entrevistas), 639 imigrantes já recebiam o Bolsa Família (26%) e somente 46 imigrantes (dos 213 imigrantes que tentaram) conseguiram o auxílio emergencial (21%). Dos imigrantes participantes da pesquisa, cerca de 45% passaram, na pandemia, a usar suas reservas monetárias ou pediram recursos emprestados e 68% reduziram suas despesas. Com relaçao à saúde, 144 imigrantes tiveram a Covid-19 (5,8% dos imigrantes participantes da pesquisa), com cinco familiares que vieram a óbito. As principais preocupações com relação ao futuro para imigrantes na pandemia se referem às dimensões econômicas, discriminação e segurança alimentar (fome). O livro apresenta, em mais de 600 páginas, os resultados desta pesquisa desagregados para os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Região Nordeste, Região Centro Oeste, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

:: Volta ::

#FAPSIcomVC ao vivo: A escrita Acadêmica como Ação Política

A Escrita Acadêmica como Ação Política. Essa será a temática do próximo #FAPSIcomVC ao vivo, nesta sexta-feira, 18 de setembro. Os palestrantes convidados serão os professores Robson Cruz e Junio Rezende. A transmissão será realizada ao vivo, às 17h, pelo Youtube, no youtube.com/c/fapsipucmg

Aula Magna de Relações Internacionais, com Robert Vitalis

O Curso de Relações Internacionais realizará aula magna na próxima segunda-feira, 21 de setembro, às 17h. A palestra será ministrada pelo professor da University of Pennsylvania Robert Vitalis, com o tema Oilcraft or the Haunting of US Energy Policy. A palestra será proferida em inglês. A transmissão acontecerá ao vivo pelo YouTube, através do link: http://bit.ly/ripucminasyoutube.

Capacitação em Liderança Social: inscrições abertas

Estão abertas, até esta segunda-feira, 14 de setembro, as inscrições para o projeto de extensão de Capacitação em Liderança Social do Curso de Psicologia da PUC Minas São Gabriel. O projeto foi aperfeiçoado, com uma equipe mais preparada e próxima do aluno, conteúdos mais completos, plataformas mais acessíveis, conferências ao vivo.

Direito Contagem: palestra com o ex-ministro do STF Eros Grau

O advogado e jurista Eros Roberto Grau, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministrará palestra com o tema A Interpretação da Constituição de 1988.

Especialização em Gestão Esportiva: webnar

Curso de Especialização em Gestão Esportiva, oferecido pelo IEC PUC Minas, está promovendo webnars, cuja última palestra será nesta sexta-feira, 18 de setembro. 

Fapsi: ciclo de debates homenageia Paulo Freire

A Faculdade de Psicologia promove, nos dias 17 a 19 de setembro, ciclo em homenagem ao educador Paulo Freire. O ciclo de debates será transmitido pelo canal do Youtube da Fapsi: youtube/c/pucmg.

Festival da Canção PUC Minas: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Festival da Canção PUC Minas.

Funcionamento dos setores administrativos

Como medida para conter os riscos de contágio pelo novo coronavírus, os setores da Universidade funcionam em horários reduzidos, outros em home office e alguns estão fechados durante o Regime Letivo Remoto. Confira como entrar em contato com os setores neste período.

Fundo de Incentivo à Pesquisa: prorrogadas inscrições

O edital do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP) teve o prazo de inscrições prorrogado até 20 de setembro. 

GT sobre direito à moradia: apresentação de relatório

O relatório final do Grupo de Trabalho sobre Direito à Moradia foi apresentado na audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Belo Horizonte, no último dia 31 de agosto.

Inscrições abertas para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica

O edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Probic) está com inscrições abertas até 22 de setembro para estudantes de cursos de graduação da PUC Minas. O Probic tem por objetivo despertar e incentivar a vocação do discente para a atividade de pesquisa científica e tecnológica.

Mestrado e doutorado: inscrições

O Programa de Pós-graduação em Administração está com inscrições abertas, até 31 de outubro, para processo seletivo de novos alunos ao mestrado e ao doutorado.

Periódico Interdisciplinar: submissão de trabalhos

A revista da PUC Minas São Gabriel - Pista: Periódico Interdisciplinar [Sociedade Tecnologia Ambiente] - recebe até o dia 30 de setembro as submissões dos trabalhos para a quarta edição do periódico, que será publicada em novembro de 2020.

Pós-graduação lato sensu: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a pós online e para os cursos presenciais de pós-graduação lato sensu da PUC Minas, com início das aulas a partir de setembro.

Prática extensionista desenvolve projeto

Alunos da disciplina Expressão Gráfica – Princípios e Técnicas, do 1º período do Curso de Engenharia Civil do Campus Coração Eucarístico, estão fazendo o levantamento das necessidades para projeto arquitetônico do segundo andar da sede da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Belo Horizonte.

Programa Santander Bolsas de Licenciatura: inscrições

As inscrições para o Programa Santander Bolsas de Licenciatura PUC Minas estão abertas até o dia 21 de setembro.

Projeto de extensão é objeto de dissertação

Está disponível no sistema digital da Biblioteca da PUC Minas a dissertação de mestrado O Processo de (Re)construção Identitária de Migrantes e Refugiados em Contexto de Aprendizagem do Português: um estudo de natureza sociocognitiva, de Catarina Valle e Flister, que teve como objeto de estudo o projeto de extensão LER: Leitura e Escrita com Refugiados e Migrantes, do Programa de Pós-graduação em Letras. 

Prouni 2º/2020: entrega de documentação dos candidatos às bolsas remanescentes

A partir desta terça, 15, a PUC Minas receberá a documentação dos candidatos selecionados às bolsas remanescentes do processo seletivo ao ProUni. 

Seminário de Iniciação Científica

Este ano, o Seminário de Iniciação Científica, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPg), acontecerá online, no dia 22 de outubro.

Setembro Amarelo: atenção e cuidados

No mês de prevenção ao suicídio, a Faculdade de Psicologia, dentro do Setembro Amarelo, promoverá a palestra Suicídio: a atenção e os cuidados necessários. 

TEDxPUC Minas: Reinvente-se

Mais uma edição do TEDxPUCMinas Virtual está acontecendo por mais dois sábados consecutivos, 19 e 26 de setembro, das 16h às 20h. Esta edição terá a temática Reinvente-se.

Videoconferências com lideranças

Nas primeiras semanas de setembro, as disciplinas Processos Colaborativos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sob a coordenação dos professores Eduardo Bittencourt e Viviane Zerlotini, têm recebido as lideranças dos grupos sociais que o Escritório de Integração do Campus Coração Eucarístico tem assessorado nos projetos de Extensão Regularização Fundiária Plena e Escola de Formação de Autoprodutores em Processos Socioambientais.

Topo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial