PUC Informa PUC Informa

24 a 30 de agosto de 2020

PUC Informa

Fala Ciência: pra bom cientista, meia palavra não basta

Em sua oitava edição, o curso de comunicação pública da ciência e tecnologia, Fala Ciência, será realizado nesta quinta-feira, 27 de agosto. Promovido pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), da qual a PUC Minas é uma das instituições integrantes, o evento  foi composto por uma programação para sensibilizar e compartilhar possibilidades para a divulgação científica. Os conteúdos são voltados não apenas para profissionais da área da Comunicação, mas também para pesquisadores, sejam professores ou estudantes, de todas as áreas do conhecimento.

 

Pela primeira vez online,  a atividade será composta de três mesas-redondas e três sessões simultâneas. Para as sessões, na parte da tarde, o objetivo é aproximar palestrantes e espectadores, buscando uma experiência mais intensa de interação. Em todos os momentos estará disponível o envio de perguntas e observações durante as apresentações.

 

A abertura será apresentada pelo presidente interino da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Beirão, e pela jornalista Bárbara Duque, coordenadora da RMCC. A programação será exibida no canal oficial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no Youtube. A participação confere certificado e, embora não seja necessário realizar a inscrição para participar do evento, os interessados em obter a certificação devem inscrever-se pelo Sympla. Abaixo, seguem detalhes da programação.

 

Mesas-redondas: divulgação científica na pandemia, nas instituições e no jornalismo

Ao todo, o curso Fala Ciência será composto por três mesas-redondas distribuídas ao longo da manhã e no início da tarde. Em ordem de apresentação, são elas Cobertura jornalística da pandemia: lições e desafios, , Políticas institucionais de divulgação científica e Por que os cientistas (mais do que nunca) precisam falar com os jornalistas. Todas têm duração de uma hora e meia.

 

Dando início à programação do evento, às 9h30, a sessão que debate a cobertura jornalística da Covid-19 recebe os jornalistas Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Luis Felipe Fernandes Neves, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz, na linha de pesquisa Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico. A mediação será realizada pela jornalista Fernanda Fabrino, da Epamig.

 

A segunda mesa-redonda, às 11h, é voltada para a divulgação de pesquisas em diferentes instituições, de forma a potencializar as ações de comunicação e popularização da ciência. Também serão apresentadas políticas institucionais bem-sucedidas neste campo. As convidadas e respectivas instituições representadas são Diélen Borges (UFU), Édina Ferreira (UFRGS), Nayane Breder (Funed), Priscilla Fujiwara (Funed) e Sônia de Oliveira (Cefet-MG). A PUC Minas também se faz presente por meio da mediação da jornalista e coordenadora da Assessoria de Imprensa da Universidade,  Marisa Cardoso.

 

Já na terceira apresentação, às 14h, as jornalistas Sabine Righetti, da Agência Bori, e Amanda Milléo Almeida, da Gazeta do Povo, conversam sobre a atuação jornalística como uma ponte entre os cientistas e a população. Tópicos como a importância da disponibilidade dos pesquisadores como fontes e a construção da relação de confiança entre esses profissionais e o público também serão abordados. A jornalista Diélen Borges será responsável pela mediação.

 

Sessões: divulgação científica nos podcasts, nas escolas e na imprensa

No ato de inscrição, os interessados devem optar entre três sessões que acontecem simultaneamente na parte da tarde, entre 15h30 e 17h. Elas são intituladas Assessoria de imprensa: agite antes de usarDivulgação Científica ao pé do ouvido: surfando na onda do podcast Escola Básica: lugar de divulgação científica.

 

Na sessão sobre como estreitar a relação entre pesquisadores e assessorias de imprensa, serão abordados os desafios e as estratégias para estimular cientistas a divulgarem seus estudos em formatos mais acessíveis. Os convidados são os jornalistas Carlos Orsi e Bruno Lara, respectivamente, editor-chefe da Revista Questão de Ciência e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). As apresentações serão mediadas pela jornalista Lea Medeiros.

Já na sessão sobre a divulgação científica em podcasts, serão apresentadas formas de construir e preparar programas que caiam no gosto tanto de pesquisadores quanto de ouvintes. Os convidados são os jornalistas Bernardo Esteves e Bia Guimarães. Ambos apresentam e roteirizam seus respectivos podcasts: Esteves representa o programa A Terra é redonda, vinculado à revista Piauí; já Guimarães, o podcast 37 graus, cuja série mais recente foi realizada em parceria com a Folha de São Paulo. A mediação fica por conta da jornalista Laís Cerqueira.

As escolas com terrenos férteis para a divulgação científica são o tema de mais uma sessão. Nela, serão discutidas formas de apresentar a experiência científica para jovens, além de exemplos bem-sucedidos de inserção de cientistas no cotidiano de estudantes e professores de escolas básicas. Os convidados são os pesquisadores Luciano Mendes e Guilherme Lopes; o primeiro é secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Minas, enquanto o último é coordenador do A ciência que fazemos, projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mediação será feita pela jornalista Ana Eliza Ferreira.

 

Outras informações:

Programação e inscrições para certificado

:: Volta ::

Direito: aula inaugural Pioneirismo Feminino no Poder Judiciário

O Pioneirismo Feminino no Poder Judiciário é tema de aula inaugural da Faculdade Mineira de Direito, no dia 28 de agosto.

Processo Seletivo Simplificado: inscrições até esta quinta

Termina nesta quinta, 27, o prazo para inscrições ao Processo Seletivo Simplificado, para vagas em cursos de graduação presencial e a distância ainda para este 2º semestre. 

Dialog@ndo com Anima: live Humanizar a alma pela poesia

Sejam a aldeia da educação, o convívio social, as relações. Todas essas dimensões passam por valores do humanismo e é isso que a PUC Minas, através de seus setores, sempre destaca. Pensando nessa necessidade de se discutir, implantar, resgatar e reinventar um novo humanismo, o Sistema Avançado de Formação Anima PUC Minas promove o Dialog@ndo com Anima. Até o mês de novembro haverá lives com temas pautados na responsabilidade pela construção do bem comum, como lembra o Papa Francisco.

Agenda stricto sensu

Aula inaugural de Jornalismo: o trabalho dos jornalistas

Nesta terça-feira, 25, o Curso de Jornalismo do Campus Coração Eucarístico recebe a professora Roseli Fígaro, da Escola de Comunicações e Artes da USP, para sua aula inaugural. 

Comemoração dos 20 anos do Curso de Psicologia da Unidade São Gabriel

O Curso de Psicologia da Unidade São Gabriel celebrará 20 anos de história. Para comemorar essa data e também o Dia Nacional da Psicologia, será realizada uma live, nesta quinta-feira, 27 de agosto, às 19h, com o tema Formação em Psicologia: cenários, desafios e perspectivas

Consulta Pública CPA

Estão disponíveis, até 31 de agosto, no site da CPAhttp://www.pucminas.br/cpa, o questionário para a autoavaliação institucional e os questionários para a avaliação docente para Consulta Pública.

Filosofia: Con di vergências, ciclo de debates intitulado O Ódio entre Nós

O Curso e o Departamento de Filosofia promovem o Con di vergências, ciclo de debates intitulado O Ódio entre Nós. Realização do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) do Anima – Sistema Avançado de Formação, com apoio do diretório acadêmico, o ciclo acontecerá nos dias 31 de agosto, 28 de setembro e 9 de novembro.

Filosofia: Debate Pertinente

O Curso e o Departamento de Filosofia estão promovendo, em agosto, o Debate Pertinente, ciclo de debates entre professores do Departamento da PUC Minas. No dia 26, às 19h, Ciência e Pós-verdade, com o professor Paulo Andrade Vitória e debate pelo professor Fernando Mariano Placides. A transmissão será pela página do Instituto de Filosofia e Teologia no Youtube.

Funcionamento dos setores administrativos

Como medida para conter os riscos de contágio pelo novo coronavírus, os setores da Universidade funcionam em horários reduzidos, outros em home office e alguns estão fechados durante o Regime Letivo Remoto. Confira como entrar em contato com os setores neste período.

Icei Talks: Transformação Digital na Universidade: contribuição da área de TI

A próxima conferência do Icei Talks tratará da Transformação Digital na Universidade: como a área de TI contribui com este desafio. As palestras serão nesta quarta-feira, 26 de agosto, às 18h, com o professor Humberto Torres, coordenador do PUC Tec, o Hub de Negócios, Formação e Inovação da PUC Minas, e Marcelo Nassau, gerente da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Universidade. 

Inscrições para pós-graduação lato sensu IEC

Estão abertas as inscrições para a pós online e para os cursos presenciais de pós-graduação lato sensu. Na RMBH, são mais de 200 ofertas presencias divididas em cerca de 20 áreas.

Letras: oficinas de inglês, português e literatura

O Curso de Letras oferece, neste segundo semestre, oficinas de inglês, português e literatura, abertas a toda a comunidade acadêmica, com certificação. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto. As vagas são limitadas. 

Live Curadoria de Conteúdo e Acervo Virtuais: a experiência da PUC Minas no ensino remoto

Curadoria de Conteúdo e Acervo Virtuais: a experiência da PUC Minas no ensino remoto é o título de live que acontecerá nesta terça-feira, 25 de agosto, às 10h, com apoio da Universidade. A realização é da Minha Biblioteca. Os palestrantes serão Cássio José de Paula, bibliotecário coordenador do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) PUC Minas; Josmária Ribeiro, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis a distância; Leonardo Bráulio de Oliveira e Silva, líder do setor de experiência do usuário, com moderação de Cleber Bernardino, especialista em treinamentos na Minha Biblioteca.

Pastoral Universitária no Canvas

Em parceria com a PUC Minas Virtual, a Pastoral Universitária criou o espaço Canvas: Espiritualidade e Diálogo.

Periódico Interdisciplinar: submissões até 30 de setembro

A revista da PUC Minas São Gabriel - PISTA: Periódico Interdisciplinar [Sociedade Tecnologia Ambiente] - recebe até o dia 30 de setembro as submissões dos trabalhos para a quarta edição do periódico, que será publicada em novembro de 2020.

Pós em Direito: Workshop Metodologias e Publicações Científicas

O Programa de Pós-graduação em Direito promove o Workshop Metodologias e Publicações Científicas, nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de agosto, com transmissão pelo Youtube.

Processo Seletivo Prouni 2º/2020: entrega de documentação dos candidatos da lista de espera

A partir desta segunda-feira, 24 de agosto, a PUC Minas recebe, por meio virtual e presencial, a documentação dos candidatos selecionados na lista de espera da 2ª etapa do processo seletivo ao Programa Universidade Para Todos, o ProUni, referente ao 2º semestre de 2020, para avaliação dos dados socioeconômicos dos candidatos e de seu grupo familiar.

PUC Minas tem novo sequenciador de DNA para pesquisas

Um novo sequenciador de DNA, chamado Mini-seq,  foi instalado recentemente no Programa de Pós-graduação em Biologia de Vertebrados, no Campus Coração Eucarístico. O novo equipamento é um sequenciador de DNA de nova geração, com alta capacidade de sequenciamento, gerando até 8 bilhões de leituras (pares de base do DNA) por análise, ou seja, é capaz de sequenciar mais de dois genomas humanos em apenas 24 horas.

Revista em Sociedade: submissão de contribuições

Foi prorrogado, até 31 de agosto, o prazo para submissão de contribuições de doutores, doutorandos, mestres e mestrandos, em coautoria com doutor, para a próxima edição da  Revista em Sociedade, do Departamento de Ciências Sociais. Esta edição será dedicada ao Dossiê Temático Covid-19 e as Ciências Sociais.

Scap 2020: Entre assombros e sonhos, lampejos de primavera

A 12ª edição da Semana de Ciência, Arte e Política (Scap) será totalmente online. A abertura será no dia 8 de setembro, às 19h.

Semana da Psicologia Fapsi: Formação em Debate

A Semana da Psicologia Fapsi, com o tema central A Formação em Debate: desafios e potencialidades na pandemia, acontecerá de 26 a 28 de agosto. 

Seminário de Iniciação Científica será online

Este ano, o Seminário de Iniciação Científica, promovido pela PROPPg, acontecerá online, no dia 22 de outubro, no período da manhã.

Topo

Oportunidades
CNPq: Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2020
 

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial