PUC Informa PUC Informa

20 a 26 de julho de 2020

PUC Informa

Parentesco entre beija-flores do Espinhaço e dos Andes

Pesquisa desenvolvida pelo curador da Coleção Ornitológica do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, Marcelo Ferreira de Vasconcelos, descobriu parentesco entre as espécies de beija-flores Augastes scutatus e Augastes lumachella, conhecidos popularmente como beija-flor-de-gravata-verde e beija-flor-de-gravata-vermelha, naturais da Serra do Espinhaço e da Chapada Diamantina, com espécies nativas da Cordilheira dos Andes, do gênero Schistes. O artigo, intitulado Vicariant events in the montane hummingbird genera Augastes and Schistes in South America, foi publicado na revista científica Ibis –International Journal of Avian Science.

Marcelo Vasconcelos, que é doutor em Ecologia e estuda os padrões de distribuição de aves de topos de montanha há mais de duas décadas, desenvolveu a pesquisa em parceria com o Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já havia suposição da comunidade científica a respeito do parentesco das espécies devido às semelhanças no padrão morfológico do bico e da cauda, além da plumagem. Entretanto, não havia comprovação científica. Para realizá-la, foi feito o sequenciamento do DNA, tanto nuclear quanto mitocondrial desses beija-flores, chegando à conclusão que tanto as duas espécies brasileiras como as espécies andinas são, de fato, parentes, mostrando conexão entre os dois extremos da América do Sul.

“O que nos surpreendeu mais foi que as datações moleculares mostraram que esses processos de diferenciação, ou seja, de especiação desse grupo, eram mais antigos do que o Pleistoceno, como se imaginava. Eles seriam do Mioceno, um período geológico bem mais antigo”, explica Marcelo, ao sinalizar que a descoberta contraria a hipótese inicial de que esses beija-flores evoluíram apenas por eventos associados a mudanças climáticas, tais como ciclos glaciais.

“Durante o Mioceno, o oceano Atlântico penetrou pelo menos três vezes no continente e, onde hoje temos a região do Pantanal e dos Pampas, grande parte foi alagada pelo que eles chamam de transgressão marinha, que é essa invasão oceânica. Juntamente, o soerguimento da Cordilheira dos Andes causou um processo de aridificação, ou seja, uma secura na parte central da América do Sul. Então, isso também pode ter sido uma barreira geográfica separando, juntamente com esse mar interiorano, as populações de beija-flores ancestrais do norte dos Andes das do Espinhaço. É algo muito mais antigo do que se imaginava”, explica.

A descoberta também explica a diferenciação entre as duas espécies brasileiras. “No caso dos dois beija-flores da Cadeia do Espinhaço, é que os dois têm um tempo de diferenciação mais ou menos de três milhões de anos, então, há muito tempo esses bichos já sofreram esse processo de diferenciação e muito possivelmente isso está ligado com o soerguimento do Planalto brasileiro, ou seja, houve um aumento de altitude no planalto brasileiro que também causou mudança nas condições climáticas da região, também podendo ter atuado no isolamento de populações ancestrais nas partes mais elevadas (e úmidas) de nossas serras”, explica Marcelo.

“O que foi uma surpresa foi o tempo tão antigo que essa história nos conta, muito mais antigo que a gente poderia imaginar, mostrando como esses eventos ocorridos na antiga paisagem sul-americana, junto com mudanças climáticas, são importantes para moldar os padrões de distribuição dessas espécies”, afirma o pesquisador, que destaca a raridade dessas aves. “São como se fossem nossos mascotes, por estarem associados a nossas serras”, revela.

:: Volta ::

#fapsicomvc: Saúde Mental: fundamentos epistemológicos da prática

A Faculdade de Psicologia (Fapsi) divulga os temas de conversas de julho, que acontecem às sextas-feiras, às 17h, ao vivo, no canal do You Tube da Fapsi  youtube.com/c/fapsipucmg. No dia 24 de julho, o tema em discussão será Saúde Mental: fundamentos epistemológicos da prática, com a participação Carlos Alberto Pereira Pinto e Renata Damiano Riguini.

4ª edição do Congresso do Instituto Politécnico

A 4ª edição do Congresso do Instituto Politécnico da PUC Minas (Cipuc) acontecerá de 20 a 22 de outubro, no formato virtual. Toda a comunidade técnico-científica das áreas de engenharia e correlatos é convidada a submeter artigos até 16 de agosto. 

Biblioteca disponibiliza Sistema de Empréstimo Agendado

O Sistema Integrado de Bibliotecas PUC Minas está disponibilizando agendamento de empréstimo de livros. As datas, horários e procedimentos para retirada do material nas bibliotecas serão informados por e-mail, após confirmação do atendimento à solicitação. 

Curso Básico de Teologia

O Centro de Formação de Agentes da Pastoral (Cefap) oferecerá, a partir de 11 de agosto, nova turma do Curso Básico de Teologia.

Encontro Internacional VPCT: A Voz dos Professores de C&T

Com apoio da PUC Minas e participação da pró-reitora de Graduação, professora Maria Inês Martins, acontecerá, de 5 a 7 de novembro, o Encontro Internacional VPCT 2020: A Voz dos Professores de C&T. Coordenado pela UTD, a Universidade Trás-os-montes e Vale Douro, de Portugal, o encontro internacional VPCT 2020 este ano será realizado apenas em modo virtual (on-line) com a duração de três dias. Tem como objetivo apresentar a um público mais vasto relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências Matemáticas, Ciências da Natureza, Ciências Físicas e Químicas, Engenharia, Informática e Tecnologia. Veja mais informações no https://vpct.utad.pt/.

Escola de Teatro PUC Minas: inscrições abertas para cursos online

A Escola de Teatro está com inscrições abertas para o 2º semestre. As inscrições podem ser feitas até 31 de julho. A Escola está oferecendo os cursos de iniciação teatral para adultos e adolescentes e o Curso Especial de Montagem, todos com atividades realizadas por meio do sistema remoto de ensino, durante a vigência das regras de isolamento social.

Funcionamento dos setores administrativos

Como medida para conter os riscos de contágio pelo novo Coronavírus, os setores da Universidade funcionam em horários reduzidos, outros em home office e alguns estão fechados.

I Seminário Nacional – Urbanismo, Tempo e Paz

O professor Diogo Ribeiro Carvalho, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, integra a comissão científica do I Seminário Nacional – Urbanismo, Tempo e Paz. O prazo para submissão de trabalhos vai até 30 de julho. O evento, de forma remota, será de 26 a 30 de outubro, com o tema geral Cidade, Pandemia e Cotidiano, e é uma proposta da Revista Políticas Públicas & Cidades (ISSN: 2359-1552) e Editora Estudos Urbanos. Oficinas, cursos, palestras, debates, mesas de discussão e apresentações fazem parte da programação. 

Icei Talks: Chatbots

O próximo Icei Talks acontecerá nesta quarta-feira, 22 de julho, às 18h, sobre Chatbots. O professor Hugo de Paula será o palestrante. Assista em: icei.pucminas.br/talks.

Medicina Betim: transferência e obtenção de novo título

Abertas, até 2 de agosto, as inscrições para transferência de alunos e obtenção de novo título (portador de diploma) para o Curso de Medicina do Campus Betim, pela nota no Enem.

Mundo PUC Minas: novo site mostra a Universidade

A Secretaria de Comunicação da Universidade lançou na última segunda, 13 de julho,  o site Mundo PUC Minas, com inúmeras possibilidades aos futuros graduandos.

Obra coletiva Direito e literatura: o sentimento do mundo

Docentes, discentes e egressos da PUC Minas podem contribuir com artigos, como capítulos de livro, na obra coletiva Direito e literatura: o sentimento do mundo. A proposta do livro nasceu das reflexões desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Direito da PUC Minas, sob a orientação e incentivo do professor Fernando José Armando Ribeiro, e se ampliou com o desejo de suas (seus) alunas(os) e ex-alunas(os) de compartilharem com a comunidade acadêmica reflexões sobre o atual cenário do ser humano, a partir da literatura.

Pedagogia: aprofundamento em ensino religioso

O Curso de Pedagogia está oferecendo, no 2º semestre, o Aprofundamento em Ensino Religioso, em apenas um semestre, e terá início em 3 de agosto.

Pós em Direito: Workshop Metodologias e Publicações Científicas

O Programa de Pós-graduação em Direito promove o Workshop Metodologias e Publicações Científicas, nos dias 27 e 28 de agosto, com transmissão pelo You Tube.

Processo Seletivo Simplificado: inscrições

A PUC Minas está com inscrições abertas ao Processo Seletivo Simplificado para vagas em cursos de graduação presencial e a distância para o 2º semestre de 2020.

Programa de extensão idealiza rádio Vozes de Brumadinho

Os extensionistas do projeto Ações Psicossociais em Brumadinho idealizaram o programa de rádio Vozes de Brumadinho. A ação integra o PUC Minas e Brumadinho.

Programa Especial de Bolsas

Abertas as inscrições para o Programa Especial de Bolsas da PUC Minas, destinado aos portadores de diplomas de cursos de graduação realizados na Universidade.

ProUni 2° semestre: entrega da documentação

A documentação dos inscritos ao processo seletivo ao ProUni, poderá ser entregue pela internet, de 21 a 24 de julho.Também será possível entregar a documentação presencialmente.

Topo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial