No dia 8 de março, em que é comemorado o Dia da Mulher, a PUC Minas homenageou as mulheres em campanha nas redes sociais, além de palestras e outras atividades sobre o tema em diversos campi e unidades. Confira a programação completa.
Só podia ser mulher!. Essa frase é repetida, com frequência, em uma alusão negativa à figura feminina. No dia 8 de março, em que é comemorado o Dia da Mulher, a PUC Minas homenageou as mulheres que contribuíram com grandes feitos, mostrando que ações valiosas também são realizadas no universo feminino. A campanha, que está nas redes sociais da Universidade, ressignifica o discurso de uma forma positiva e renova o apelo ao respeito entre os gêneros.
Haverá também ações comemorativas nos campi e unidades. Confira a programação:
Betim
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) de Betim realiza, neste mês de março, uma programação especial em comemoração à data. O objetivo é abrir espaços para discussão sobre a luta das mulheres pela igualdade, e sobre a violência contra a mulher.
Nesta quarta-feira, 11 de março, a professora Aline Nahass, doutora em Direito Processual, media a roda de conversa sobre Masculinidade Tóxica e Pautas do Feminismo. O encontro acontece na sala 402 do prédio 2, a partir das 17h30, e é necessário realizar inscrição por meio do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).
A primeira atividade ocorreu na última sexta, uma palestra sobre O Combate à Violência Doméstica, com Lucilena Aparecida Alves, assessora da Delegacia das Mulheres e pós-graduada em Direito.
Contagem
A Cipa do Campus Contagem promoverá nesta quinta-feira, 12 de março, a palestra Infecções Sexualmente Transmissíveis e a Interferência da Alimentação na Vida Sexual, que será ministrada pela professora Luiza Amorim, do Curso de Biomedicina. A palestra será ás 14h, na sala multimeios (prédio 3, sala 120).
Coração Eucarístico
Também netsa quinta-feira, 12 de março, será realizada a palestra Especialmente Mulher, das 14h30 às 16h, na sala multimeios do prédio 14, Campus Coração Eucarístico, uma promoção do programa de extensão Rede Incluir. A atividade tem como objetivo promover a reflexão sobre o papel da mulher e da mulher com deficiência na sociedade.
A palestra será ministrada por Rosana Barros, instrutora do programa de Extensão Rede Incluir e multiplicadora do programa Ela Pode, do Instituto Rede Mulheres Empreendedoras. O encontro é voltado para as comunidades acadêmica e externa e, em especial, para as mulheres com deficiência.
O Rede Incluir busca promover a capacitação de pessoas com deficiência ou em condição de reabilitação de forma articulada com a rede local, municipal e regional de apoio à inclusão, com foco na inserção no mercado de trabalho, emancipação e cidadania.
Já o Ela Pode é um programa de capacitação de mulheres desenvolvido pelo Instituto Rede Mulheres Empreendedoras, com apoio do Google, que tem como objetivo auxiliar mulheres empreendedoras ou que estejam em busca de crescimento pessoal e profissional a alcançar a independência financeira e gerenciar seus próprios negócios e vidas.
O evento é de realização da PUC Minas, com apoio do canal digital Inclusive Nós e do programa Ela Pode.
Mais informações: (31) 3319-4977 / (31) 3319-4082 / redeincluir@pucminas.br.
São Gabriel
A Cipa da Unidade são Gabriel promoverá nesta segunda-feira, 9 de março, palestra sobre Feminicídio, às 9h e às 19h, no Foyer do Teatro, bloco E. No turno da manhã, a palestra será ministrada por Paula Pimenta e, à noite, por Rogerlan Augusta de Moraes.
PUC Virtual
Na PUC Minas Virtual, o Dia da Mulher será comemorado com uma ação nas redes sociais.
|