Nesta semana, prossegue a ação de orientação e estímulo à prevenção do câncer de mama, representando o apoio da PUC Minas ao Outubro Rosa, mês em que se intensificam campanhas de prevenção a esse tipo de doença (veja abaixo a programação). No Campus Betim, haverá uma palestra para abordar o tema com foco nas mulheres e homens, que também são vítimas do câncer de mama. No Campus Poços de Caldas, haverá a blitz rosa, do dia 21 a 25 de outubro, e a campanha de doação de cabelo, em parceria com a ONG Rapunzel Solidária, no dia 28 de outubro.
Na ação, realizada pela Secretaria de Comunicação em parceria com o Curso de Enfermagem, são utilizadas próteses de mamas saudáveis e com nódulos para que as mulheres possam aprender a fazer, através do tato, o reconhecimento das mamas. Outras atividades como essa acontecem em outras unidades da Universidade. Também durante este mês as fachadas de todos os campi e unidades da Universidade estão iluminadas com refletores cor-de-rosa.
O movimento, que ganhou o nome de Outubro Rosa devido ao laço rosa que simboliza a luta contra a doença, começou nos Estados Unidos e atualmente é reconhecido em todo o mundo. A iniciativa chegou ao Brasil por meio da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) em 2008, quando diversos monumentos brasileiros como o Cristo Redentor, o Obelisco de Ibirapuera, palácios governamentais e diversos outros cartões postais passaram a se iluminar de rosa no mês de outubro, no intuito de fazer uma alusão à campanha contra a doença.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o que mais mata no Brasil e o segundo tipo mais frequente no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimou que 59,7 mil novos casos fram detectados no Brasil em 2018, com um risco previsto de 56,33 casos para cada 100 mil mulheres. Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90% e, quando diagnosticado nos estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%.
Outubro Rosa pet
O câncer de mama também atinge os animais. Chama a atenção por ser a mais frequente neoplasia em gatas e cadelas. Com o objetivo de atender os animais e conscientizar os tutores da importância da prevenção e diagnóstico precoce de tumores mamários, os Cursos de Medicina Veterinária da PUC Minas participam, no sábado, 19, do Outubro Rosa Pet – um evento promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais e que conta com a parceria de outras Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
No Campus Betim, os alunos do Curso de Medicina Veterinária farão o atendimento a cadelas e gatas no Centro de Estudos em Clínica e Cirurgia de Animais, das 9h às 16h, e distribuirão material informativo aos tutores dos pets.
Na Unidade Praça da Liberdade, a ação acontece das 9h às 16h, e os discentes realizarão o atendimento a gatas, além de tirarem dúvidas dos tutores com material informativo. A Clínica Veterinária fica na rua Santa Rita Durão, 1.160, bairro Funcionários. O atendimento às cadelas acontecerá na Praça da Liberdade.
Programação:
Unidade São Gabriel
Iluminação do Prédio H e da Portaria 1 (principal)
Distribuição de laços (parceria com a Cipa)
Estande para conscientização da prevenção do câncer de mama em parceria com o Curso de Enfermagem
16/10, quarta-feira | Prédio H – Hall do 1º piso | 17h às 18h | Parceria com a Cipa/Sipat – Atividade voltada para Funcionários e Professores
16/10, quarta-feira | Prédio C – Hall Principal (1º andar) | 18h às 19h | Alunos e Professores
Sessão de Fotos em apoio ao Outubro Rosa
21/10 | De 15h às 18h | Local: LabSG - Prédio I | Parceria com a Cipa/Sipat e LabSG |Alunos, professores e funcionários.
|