PUC Informa PUC Informa

12 a 18 de agosto de 2019

PUC Informa


Exposição Jornal Porantim: em defesa da causa indígena

O Jornal Porantim, editado há 40 anos pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será tema de exposição a partir desta quarta-feira, dia 14, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), no Campus Coração Eucarístico. Organizada pela Secretaria de Comunicação, em parceria com a Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários da PUC Minas, a mostra reunirá pôsteres de 24 belas capas representativas destas quatro décadas da publicação.

Criado durante a ditadura civil-militar brasileira, em 1979,o jornal tem conteúdo editorial assumidamente militante e alternativo à grande imprensa, buscando reagendar a pauta midiática sobre a causa indígena. Direitos do índio, luta pela demarcação territorial, cultura e crenças são os temas mais presentes nas capas do Porantim e que revelam a  trajetória de esforço pela sobrevivência da população indígena no país. O álbum Etenhiritipá, que reúne 32 cantos da tradição Xavante, povo originário da região Centro-Oeste do Brasil, complementará a exposição, podendo ser acessado por meio de QR Code.

A palavra porantim vem do Maué antigo. Tem três significados distintos. Os Causius-Parintitin o usavam como uma arma de luta. E o povo Maué dava o nome de porantim a uma pequena clava que usavam como remo de canoagem e na qual faziam desenhos e inscrições que representavam lendas, mitos e estórias da tribo. Porantim, então, significa remo, arma e memória.

Os coletivos indígenas brasileiros experimentam mais de cinco séculos de violentas agressões. Em 1500, eram cerca de 3.000.000, distribuídos em 1.000 povos diferentes. Hoje, são pouco mais de 800 mil, em 305 etnias diferentes.

:: Volta ::

15 anos da Comissão Própria de Avaliação

Construindo uma Cultura de Avaliação é o tema de comemoração dos 15 anos da CPA, que irá acontecer dia 23 de agosto. O encontro terá mesas-redondas, conferências e coffee-break e será realizado no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e a inscrição deve ser feita através do link.

40 anos da Lei da Anistia é tema de congresso

A Faculdade Mineira de Direito, em parceria com os programas de pós-graduação em Direito e em Ciências da Religião da Universidade e outras instituições, realiza o congresso Direito, Memória, Democracia e Crimes de Lesa Humanidade: reflexão sobre os 40 Anos da lei de Anistia de 1979, nos dias 28 e 29 de agosto. As inscrições podem ser realizadas até 27 de agosto.


Quando o Movimento Negro reeduca a Própria Educação

O Curso de Pedagogia irá realizar, nesta quarta, 14, às 14h, a aula magna Quando o Movimento Negro reeduca a Própria Educação, a ser proferida pela pedagoga e professora da UFMG Nilma Lino Gomes, seguida do lançamento do livro de sua autoria Movimento Negro Educador. A atividade acontecerá no auditório do Museu de Ciências Naturais, Campus Coração Eucarístico. Nilma Lino foi ministra da Seppir e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.

Administração participa de evento da Danone e de cooperativas de reciclagem

Nesta quinta, 15, o Curso de Administração do Campus Poços de Caldas participará de um evento promovido pela Danone e pelas Cooperativas de Reciclagem do Sul de Minas. O evento integra um ciclo de reuniões e workshops promovido por essas instituições e promove o desenvolvimento das mesmas. O Curso de Administração é parceiro na atividade.

Agenda Cultural do mês de agosto

A Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) divulga os eventos da área referentes ao mês de agosto. Confira.

Aula magna nos cursos de História e de Geografia

Os cursos de História e de Geografia convidam para a aula magna com a professora Lilia Schwarcz, da Universidade de São Paulo (USP), seguida de lançamento do livro Sobre o Autoritarismo Brasileiro. A atividade acontecerá no dia 21 de agosto, às 15h, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico.

Carreiras e oportunidades de estudo no exterior

Nesta segunda, 12, a Assessoria de Relações Internacionais, juntamente com a Fapemig, irá promover a palestra Oportunidades para Estudar e Trabalhar no Exterior.

Concertos Dominicais neste dia 18

Neste domingo, 18, os Concertos Dominicais Peter Lund acontecerão no Campus Betim, com a Orquestra Jovem Vallourec, e no Campus Coração Eucarístico, com o Coral Jovem Sesc.

Curso de Fonoaudiologia recebe visita de professor do CNRS, da França

O Curso de Fonoaudiologia receberá, no dia 26 de agosto, a visita e exposição do professor Serge Pinto, que é vinculado ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições do mundo na área. O professor apresentará o laboratório e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas, o que, de acordo com a coordenação do curso e chefia do Departamento, é uma ótima oportunidade para os alunos.

Cursos de Aperfeiçoamento com inscrições abertas

Estão abertas, até 13 de setembro, as inscrições para os cursos de Aperfeiçoamento oferecidos pela PUC Minas. Com menor carga horária, são 80 cursos voltados para a formação e o desenvolvimento de competências específicas nas diversas áreas do conhecimento. As aulas acontecem entre setembro e dezembro. Confira a lista de cursos em pucminas.br/iec.

Entre os dez melhores cursos a distância do país

Dois cursos de pós-graduação lato sensu a distância foram classificados entre os dez melhores do país pelo EAD Ranking. São eles: Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas.

Exposição fotográfica de recuperandos da Apac

A exposição Pela Luz dos Olhos Deles, composta por fotografias produzidas por recuperandos da Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Santa Luzia, está disponível para visitação na Galeria de Fotos do site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).  As imagens foram feitas durante oficina de fotografia ministrada por extensionistas do curso de Publicidade e Propaganda da Unidade Praça da Liberdade, em 2018, como parte das atividades de um projeto de mesmo nome, dentro do programa de extensão (A)penas Humanos: ações interdisciplinares no âmbito da Apac.

Inscrições abertas para a pós-graduação lato sensu

Continuam abertas as inscrições para os cursos presenciais de pós-graduação da PUC Minas, com início das aulas no 2º semestre de 2019. São ofertados cerca de 300 cursos lato sensu voltados para profissionais que buscam aprimoramento e inovação em suas áreas de atuação. Na modalidade a distância, a PUC Minas Virtual oferece novas vagas para as turmas já em andamento dos cursos de pós-graduação lato sensu. As inscrições são gratuitas e acontecem até 1º de novembro.

Inscrições abertas para doutorado

Os programas de pós-graduação em Geografia, Informática, Psicologia, Letras e Administração estão com inscrições para processo seletivo de novos alunos ao doutorado.

Inscrições para vagas remanescentes no Processo Seletivo Contínuo

A PUC Minas abriu inscrições para vagas remanescentes do Processo Seletivo Contínuo, para início da graduação neste semestre. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pela internet, por meio de prova (Redação) ou pela nota no Enem. As vagas são destinadas aos campi de Belo Horizonte, Betim, Contagem, campi do interior e demais polos de educação a distância.

Nupegs promove palestra sobre consumo colaborativo e consumo sustentável

O Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social (Nupegs), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Administração, promoverá, no dia 22 de agosto, das 14h às 17h, palestra cujo tema será Consumo Colaborativo e Consumo Sustentável: convergências e controvérsias, a ser ministrada pela professora Verônica Macário de Oliveira.

Oficina gratuita em construção civil na Unidade São Gabriel

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições gratuitas para a Oficina de Teoria e Prática em Construção Civil, ofertada pelo projeto de extensão Canteiro Escola, do Curso de Engenharia Civil da Unidade São Gabriel. A oficina é direcionada à comunidade do entorno da Unidade, para quem já é da área de construção civil e deseja aprimorar os seus conhecimentos técnicos ou para quem deseja adquirir uma formação técnica nesta área de atuação do mercado de trabalho.

Plenária regional do Parlamento Jovem

Estudantes de ensino médio que integram o projeto de extensão Parlamento Jovem de Minas, cujo tema de trabalho deste ano é Discriminação Étnico-Racial, participam nesta terça-feira, 13 de agosto, da plenária regional. A atividade será no auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, das 14h às 17h. A plenária será coordenada pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte em parceria com a PUC Minas e com as Câmaras Municipais de Juatuba e Curvelo.

Poços de Caldas: curso de extensão para pessoas da maior idade

O Campus Poços de Caldas está recebendo inscrições para o curso de extensão Universidade Aberta para a Maior Idade: Envelhecimento e Qualidade de Vida. Os participantes devem ter 50 anos ou mais. O período de inscrição segue até o dia 28 de agosto e deve ser feita exclusivamente pelo telefone (35) 3729-9246.

Pós em Ciências da Religião: aula inagural

Fundamentalismos, Interculturalidade e Diálogo Inter-religioso é o título de aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, nesta segunda, 12, às 16h.

Professor expõe pinturas na Galeria de Arte Cemig

Horizontes é o tema da exposição de pinturas de Alexandre Monteiro de Menezes, professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo. A exposição está aberta até esta sexta-feira,16 de agosto, na Galeria de Arte Cemig. O espaço está localizado na avenida Barbacena, 1.200, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, e fica aberto entre 8h e 19h.

Programa Especial de Bolsas: inscrições abertas

Até este domingo, 18, estão abertas as inscrições para portadores de diploma de curso superior expedido pela Universidade, ao processo seletivo pelo Programa Especial de Bolsas.

ProUni: vagas em todas as unidades e campi

As inscrições para as vagas remanescentes do ProUni, o Programa Universidade para Todos, do governo federal, estarão abertas até esta sexta-feira, 16 de agosto. A PUC Minas dispõe de vagas, referentes ao segundo semestre de 2019, em todos os campi e unidades em Belo Horizonte, Betim e Contagem, Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.

Psicologia e Assistência Social são tema de palestra em Poços de Caldas

Nesta segunda-feira, 12 de agosto, o Curso de Psicologia do Campus Poços de Caldas promoverá a palestra Psicologia e Assistência Social: interdisciplinaridade para novos conhecimentos. As convidadas são a professora da PUC-SP Abigail Silvestre Torres, que é assistente social, e a coordenadora de pós-graduação e mestranda pela PUC Minas, Elisangela de Souza Franco, com mediação da professora do Campus Poços de Caldas Fernanda Mendes Resende.

Resultado da seleção ampliada da Proex

A lista com os alunos selecionados para atuar nos projetos de extensão e setores da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) será divulgada a partir desta segunda, 12, no site da Proex. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de vagas para o 2º semestre de 2019. A participação na Formação em Extensão, realizada no dia 2 de agosto, é um dos pré-requisitos para possível aprovação na seleção.

Seminário: Cem Anos do Fim do Império Otomano

Estão abertas as inscrições para participação no II Seminário Internacional Oriente Médio e Magreb: os cem anos do fim do Império Otomano. O evento, coordenado pelo professor do Departamento de Relações Internacionais Danny Zahreddine, acontecerá nos dias 11 (Campus Coração Eucarístico), 12 e 13 de setembro (Unidade Praça da Liberdade).

Tenda da Leitura no Campus Betim

Você tem um livro que não usa mais? Deixe que outras pessoas conheçam essa história. Esse é um dos objetivos do projeto Tenda da Leitura, que acontece no Campus Betim, no próximo sábado, dia 24 de agosto, a partir das 8h. O evento é aberto à comunidade e é realizado em parceria com o Colégio Santa Maria Minas Betim.

Votação para representantes técnico-administrativos no Consuni e no Cepe

A votação dos funcionários técnico-administrativos da PUC Minas, para a eleição de um representante para o Conselho Universitário (Consuni) e outro para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), acontecerá a partir da próxima segunda-feira, 19, até 30 de agosto. O funcionário técnico-administrativo deverá acessar o Portal RH e votar em um dos candidatos, já habilitados, a concorrer para o Consuni e em um dos candidatos para o Cepe.

Topo

Oportunidades
Chamada Fapemig: Bolsa de Incentivo à Modernização e Melhoria das Metodologias e Processos da Fundação
 
processo seletivo contínuo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial