PUC Informa PUC Informa

24 a 30 de junho de 2019

PUC Informa

Inscrições para o Processo Seletivo Contínuo

A PUC Minas está com inscrições gratuitas para o Processo Seletivo Contínuo, referente ao preenchimento das vagas dos cursos de graduação para o 2º semestre deste ano. As inscrições ficam abertas até 1º de agosto, pela internet, no pucminas.br/processoseletivo, e poderão ser feitas tanto pelo sistema de prova (redação) quanto pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2009 a 2018.

O processo seletivo é destinado aos cursos de graduação ofertados em Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel), Betim, Contagem, campi do interior em Arcos, Poços de Caldas, Serro, Uberlândia e demais polos de educação a distância em Curitiba (PR), Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus (AM), Montes Claros, Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O candidato que fizer a inscrição pelo sistema de prova (Redação) será contatado por telefone, sms ou e-mail, no prazo de até um dia útil, pela Universidade, para agendamento da avaliação.

O candidato com necessidades especiais que precise realizar a prova (Redação) em condições apropriadas deverá enviar solicitação, por escrito, até 24 horas após a inscrição, através do e-mail crainforma@pucminas.br, juntamente com cópia do laudo médico, esclarecendo o atendimento pretendido, para as providências possíveis.

Das vagas em oferta para cada curso, turno, semestre e local, 25% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio de prova, e 75% aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio do sistema de classificação pelo somatório das notas obtidas no Enem.

Outras informações: (31) 3319-4444 e pucminas.br.

Bolsa Social

Estão abertas as inscrições para interessados em se candidatar à Bolsa Social PUC Minas, que poderá ser concedida em qualquer percentual até 60% sobre o valor da semestralidade do curso de graduação. O benefício deve ser solicitado pela internet, no pucminas.br/bolsa, endereço pelo qual será também agendada a entrevista. Estão abertas também as inscrições para o processo seletivo de transferência externa ou obtenção de nova graduação (novo título). Para usufruir o benefício da Bolsa Social, o interessado deve ser aprovado em um dos processos seletivos da Universidade, Processo Seletivo Contínuo 2019transferência externa ou obtenção de novo título.

A Bolsa Social é válida para alguns cursos de graduação presenciais e se destina a qualquer pessoa que comprovadamente não tenha condições de arcar com o valor integral das mensalidades do curso; que tenha concluído, pelo menos, o ensino médio; e não possua vínculo de matrícula (atual ou passado) com a Universidade. Para o 2º semestre de 2019, também poderão se inscrever ex-alunos da PUC Minas que tenham abandonado seus estudos ou cancelado sua matrícula em cursos de graduação há mais de seis semestres da inscrição no Programa.

Uma vez pré-selecionado para a Bolsa Social PUC Minas, o candidato só poderá usufruir do benefício caso seja aprovado em uma das formas de ingresso na Universidade: vestibulares (nota do Enem ou redação), transferência externa ou nova graduação (obtenção de novo título). O candidato pode solicitar a bolsa antes de se submeter a qualquer processo seletivo da Universidade.

O percentual de bolsa a ser concedido terá como base a análise socioeconômica, avaliando a renda per capita, calculada a partir da renda bruta do grupo familiar do solicitante, bem como a entrevista com o candidato.

Não há um processo classificatório para concessão das bolsas. Os benefícios serão distribuídos conforme a ordem cronológica de realização das entrevistas.

Etapas Bolsa Social PUC Minas

1º: solicitação de bolsa e agendamento de entrevista através de formulário on-line.
2º: entrevista presencial, na unidade da PUC Minas escolhida pelo solicitante.
3º: definição do percentual de Bolsa ao fim da entrevista.
4º: inscrição e aprovação em um dos processos seletivos de graduação da Universidade para que o candidato ingresse na PUC Minas e possa usufruir da Bolsa Social

:: Volta ::

Com Quantos Dados e Informações se Desenham Políticas Públicas?

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais promove nesta sexta, 28, às 14h, a palestra Com Quantos Dados e Informações se Desenham Políticas Públicas?, ministrada por Rômulo Paes de Sousa, da Fiocruz Minas. O evento será realizado no auditório do prédio Emaús, Campus Coração Eucarístico, entrada pela avenida Itaú, 505, bairro Dom Cabral.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Alunos lançam livro de reportagem sobre a violência contra as mulheres

Alunos do Curso de Jornalismo, Campus Coração Eucarístico, lançam o livro Sou Mulher e Não Mereço ser Violentada: reportagens, histórias e denuncias, sob a orientação e organização da professora Maura Eustáquia de Oliveira. A obra é a coletânea de reportagens feitas pelos alunos no segundo semestre de 2018 e será publicada pelo Grupo Editorial Letramento.

Arquidiocese e PUC Minas:
encontro em Brumadinho

A Arquidiocese de Belo Horizonte e a PUC Minas realizam neste sábado, 29 de junho, em Brumadinho, um encontro para discutir estratégias de fortalecimento das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão. O encontro, que contará com apresentações culturais da comunidade local, será das 10h às 16h, no Centro de Líderes (Santuário Nossa Senhora do Rosário), localizado na Rua Coronel Alberto Cambraia, 140, bairro Santa Cruz, Brumadinho.

Concertos dominicais com o Coro Feminino da Uemg

O Coro Feminino da Uemg, a Universidade do Estado de Minas Gerais, será a próxima atração dos Concertos Dominicais Peter Lund, neste 30 de junho. A apresentação gratuita e aberta ao público será às 11h, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucarístico. Os Concertos Dominicais são uma promoção da Secac da PUC Minas.

Coração Eucarístico: alterações no acesso 4

Em decorrência das obras do Centro de Espiritualidade Jesus Eucarístico, a entrada de pedestres no acesso 4 do Campus Coração Eucarístico, sentido prédio 1, foi fechada temporariamente.

Cursos de Aperfeiçoamento com inscrições abertas

Estão abertas, até 13 de setembro, as inscrições para os cursos de Aperfeiçoamento oferecidos pela PUC Minas. Com menor carga horária, são 80 cursos voltados para a formação e o desenvolvimento de competências específicas nas diversas áreas do conhecimento. As aulas acontecem entre setembro e dezembro. Confira a lista de cursos em pucminas.br/iec.

Cursos do Anima PUC Minas: inscrições abertas

O Anima PUC Minas - Sistema Avançado de Formação – está com inscrições abertas para o Curso Básico de Teologia; Curso de Formação para Atendentes e Secretários(as) Paroquiais; e Curso de Aprofundamento Bíblico-Teológico. As inscrições para os cursos podem ser feitas através do site pucminas.br/anima.

Ensino Superior em Tempos de Globalização é tema de palestra

Nesta segunda-feira, 24 de junho, a PROPPg promove a palestra A Construção Social de um Modelo de Ensino Superior em Tempos de Globalização, com o professor Carlos Benedito Martins, titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia. A atividade será às 14h, no auditório 1 do prédio 4, no Campus Coração Eucarístico. A palestra integra a Semana de Avaliação dos Professores da PUC Minas, e as inscrições devem ser feitas pelo SGA-Professor.

Escola de Teatro PUC Minas apresenta 37ª Mostra de Trabalhos

A partir desta quinta, 27, a Escola de Teatro PUC Minas apresentará a 37ª Mostra de Trabalhos. Os espetáculos serão apresentados no Espaço Cultural da escola, no Campus Coração Eucarístico, prédio 20, acesso 9, pela avenida 31 de Março.  O ingresso é 1 kg de alimento não perecível. As senhas serão distribuídas uma hora antes das apresentações.

Fapemig/Renova: professor coordena projeto

Projeto coordenado pelo professor Daniel Cardoso de Carvalho, do Programa de Pós-graduação em Biologia de Vertebrados, foi aprovado em Chamada da Fapemig/Renova.

Geografia: minicursos da graduação e da pós

O Departamento de Geografia realiza, semestralmente, a oferta gratuita dos Minicursos de Férias, ministrados por alunos da graduação e do Programa de Pós-graduação em Geografia. As inscrições estarão abertas até esta sexta-feira, 28 de junho. Os minicursos serão realizados no período de 1º a 10 de julho e são abertos a alunos de todos os cursos da Universidade.

Gerontólogo: atuação em diferentes contextos

No dia 8 de julho ocorrerá a roda de conversa Gerontólogo: atuação em diferentes contextos, promovida pelo Núcleo de Pesquisas Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e Enfermagem (Phase), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPg). O evento é voltado para alunos de graduação e de pós-graduação, e demais interessados no tema.

Inscrições abertas para a pós-graduação lato sensu

Estão abertas as inscrições para os cursos presenciais de pós-graduação da PUC Minas, com início das aulas no 2º semestre de 2019. São ofertados cerca de 300 cursos lato sensu direcionados a profissionais que buscam aprimoramento e inovação em suas áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto, pela internet, no pucminas.br/pos. Até 10 de julho, a inscrição é gratuita. Na modalidade a distância, a PUC Minas Virtual oferece novas vagas para as turmas já em andamento dos cursos de pós-graduação lato sensu. As inscrições são gratuitas e acontecem até 1º de novembro, também pelo pucminas.br/pos.

Inscrições abertas para mestrado e doutorado

Alguns programas de pós-graduação stricto sensu estão com inscrições abertas para processo seletivo de novos alunos ao mestrado e/ou doutorado e também para disciplinas isoladas. Confira.

Intercâmbio: Programa de bolsas Ibero-Americanas 2019

Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2019 do Santander Universidades. A PUC Minas dispõe de oito bolsas no valor de 3 mil euros para alunos de graduação. O prazo para a realização das inscrições é até 7 de agosto. Poderão se inscrever alunos de todos os cursos que estejam regularmente matriculados na PUC Minas, apresentem média geral acadêmica acima de 75 e tenham cursado entre 10% e 65% do curso.

Jornalismo: aluna participa de evento em Londres

A aluna do 8º período do Curso de Jornalismo da Unidade São Gabriel Débora de Souza Anunciação foi selecionada para participar do Future News Worldwide 2019, em Londres.

Lançamento de livro da Editora PUC Minas

A Editora PUC Minas lançou o livro Análise Exergética e Termoeconomia aplicadas a Processos, de autoria dos professores Angela Menin e Leonardo Ayres, e Lis Nunes.

Museu de Ciências Naturais no Noturno de Museus

O Museu de Ciências Naturais participa da 6ª edição do Noturno nos Museus de Belo Horizonte, na noite de 5 de julho, das 18h às 23h, com visita guiada, oficina planetário, observação astronômica e apresentação do grupo musical Estagiários Brass Band. O Noturno é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Votação de representantes para o Consuni e o Cepe

A votação de representantes docentes de cada Instituto e Faculdade no Conselho Universitário (Consuni) e de um representante do corpo técnico-administrativo no Consuni e outro no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) acontecerá a partir desta quarta, 26. O Consuni é órgão deliberativo e consultivo e o Cepe articula e coordena essas três áreas na Universidade.

XVI Seminário Institucional do Pibid

Nesta segunda-feira, 24 de junho, das 8h30 às 12h, será realizado o XVI Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) PUC Minas.

Topo

bolsa social

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial