|
Estudantes do 10º período do Curso de Engenharia Mecânica do Campus Coração Eucarístico, com linha de formação em Mecatrônica, apresentaram, em maio, no International VI-grade Conference, em Frankfurt, na Alemanha, o trabalho Desenvolvimento de Modelos de Transmissão Automática através de Diferentes Estratégias de Troca de Marcha e Avaliação Objetiva e Subjetiva Driveability. O orientador do trabalho foi o professor da PUC Minas Athos Obvioslo Carvalho, com coorientação da engenheira Nayara Borges Teixeira. Participaram do estudo os estudantes Eduardo Louback, Lucas Costa Lopes e Igor Andrade Peconick.
Ao utilizarem o simulador do SIMCenter, o Centro de Excelência em Simulação de Dinâmica e Segurança Ativa Veicular, localizado no prédio 10 do Campus Coração Eucarístico, os estudantes verificaram que haviam diferenças subjetivas entre o câmbio automático do simulador quando comparado a um veículo real, havendo, por exemplo, solavancos quando o condutor retirava o pé do acelerador, conta o estudante Eduardo Louback. Os alunos estudaram o sistema de transmissão e identificaram parâmetros numéricos para que as trocas de marchas fossem suavizadas. Ao final, foram desenvolvidos três modelos de câmbio automático com estratégias de troca de marcha distintas.
Testes feitos no SIMCenter, com pilotos profissionais, em diferentes pistas, serviram para que os alunos coletassem as opiniões de tais pilotos e comparassem com os dados objetivos extraídos da simulação. Com isso, os estudantes concluíram que o simulador também é apto a realizar estudos subjetivos no que diz respeito ao driveability, termo automotivo referente ao prazer de dirigir. Os resultados do trabalho contribuem com estudos de melhoria de desempenho e projetos de veículos automotivos.
O SIMCenter, inaugurado em 2017, é fruto de parceria entre a PUC Minas e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), com investimentos resultantes da política de incentivo do Inovar-Auto e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
| |