PUC Informa PUC Informa

13 a 19 de maio de 2019

PUC Informa

Dom Walmor preside a CNBB​, e Dom Mol a Comissão para a Comunicação

O grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, tomou posse na sexta-feira, 10 de maio, como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, também da CNBB. A eleição ocorreu, respectivamente, nos dias 6 e 9 de maio, durante a 57ª Assembleia Geral, realizada em Aparecida (SP). Dom Walmor foi escolhido pela maioria absoluta de votos (296) do total de 301 bispos votantes. Durante a cerimônia no dia 10, também tomaram posse os novos vice-presidente, segundo vice-presidente, secretário-geral, presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e seus representantes junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).

Ao receber o comunicado de sua eleição para a presidência da CNBB, nos próximos quatro anos, Dom Walmor  destacou que "nosso olhar deve permanecer voltado para os mais pobres, fortalecendo nossas ações no exercício da caridade, do amor, na busca da justiça, imprescindível para a construção da paz".

Veja aqui a notícia com a cobertura da solenidade de posse na Presidência.

Veja aqui a mensagem de Dom Walmor após o resultado da votação.

Formação

Natural de Cocos, na Bahia, Dom Walmor nasceu em 26 de abril de 1954. É doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália).

Na sua trajetória de formação, cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG), e Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, em São João Del Rei (MG), além de Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Em 1977, após ser ordenado sacerdote, incardinou-se na Arquidiocese de Juiz de Fora, onde foi pároco, coordenador da Região  Pastoral Nossa Senhora de Lourdes, além de reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. No campo acadêmico, lecionou as disciplinas Ciências Bíblicas, Teologia e Lógica II, tendo coordenado os cursos de Filosofia e Teologia. Em Belo Horizonte, foi professor da PUC Minas (1986-1990). Também lecionou no mestrado em Teologia da PUC Rio (1992, 1994 e 1995).

De Salvador para Belo Horizonte

Nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA) pelo Papa João Paulo II  em janeiro de  1998, seis anos depois, em 2004, tornou-se arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, ocupando os cargos de grão-chanceler da PUC Minas e presidente da Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da Universidade e dos Colégios Santa Maria Minas.  Em outubro de 2008, Dom Walmor foi escolhido para ser um dos quatro representantes do Brasil na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma. Em fevereiro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco membro da Congregação para as Igrejas Orientais. Desde 2010, o arcebispo é referencial para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de ordinário do próprio rito. Dom Walmor também é membro da Congregação para a Doutrina da Fé, desde 2009. Na CNBB, o arcebispo presidiu a Comissão para a Doutrina da Fé durante os exercícios 2003 a 2007 e de 2007 a 2011. Também exerceu a presidência do Regional Leste II da CNBB - Minas Gerais e Espírito Santo. Membro da Academia Mineira de Letras, Cidadão Honorário de Minas Gerais, dos municípios de Caeté e Ribeirão das Neves, Dom Walmor também foi agraciado com a Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida, da Faculdade Arquidiocesana de Mariana, e com o título de Doutor Honoris Causa, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia . 

Dom Mol

Reitor da PUC Minas desde 1º de agosto de 2007, Dom Mol é o bispo referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança e acompanha o Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura da Arquidiocese de BH. Foi nomeado pelo Papa Francisco membro do Pontifício Conselho para a Cultura. Já presidiu, de 2011 a 2015, a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB possui caráter de serviço, apoio e comunhão no planejamento, na organização e articulação de programas e projetos de comunicação da Igreja no Brasil. Anima o agir comunicativo da Igreja em suas várias dimensões fortalecendo o sinergismo entre as diversas iniciativas na área da comunicação. Estimula a presença da Igreja nas mídias por meio de encontros e subsídios formativos para agentes da Pastoral da Comunicação.

Assessoria de Imprensa, com informações da CNBB e da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte

Reprodução/CNBB
Dom Mol preside Comissão que possui caráter de serviço, apoio e comunhão no planejamento, na organização e articulação de programas e projetos
Dom Mol preside Comissão que possui caráter de serviço, apoio e comunhão no planejamento, na organização e articulação de programas e projetos
:: Volta ::

Campus Betim: XIX Semana de Enfermagem

Acontece, de segunda a quarta-feira, 13, 14 e 15 de maio, a XIX Semana de Enfermagem do Campus Betim. Neste ano, a semana traz a primeira edição da Jornada Acadêmica de Simulação da Enfermagem e acontece no período da tarde e da noite, com palestras e minicursos.

Pint of Science acontece em Betim

Discutir ciência de forma descontraída: essa é a proposta do Pint of Science, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio. Realizado simultaneamente em mais de 20 países, o evento reúne pesquisadores, cientistas e cidadãos comuns, em bares e restaurantes, para falar sobre assuntos técnicos, mas de uma forma diferente: por meio de uma linguagem acessível a todos.

Stricto sensu: inscrições abertas para mestrado e doutorado

Os programas de pós-graduação em Relações Internacionais, Odontologia (Implantodontia, Ortodontia, Clínicas Odontológicas), Geografia, Ciências Sociais, Educação, Engenharia Mecânica, Informática, Biologia de Vertebrados, Comunicação Social e Engenharia Elétrica abrem inscrições para processo seletivo de novos alunos ao mestrado e/ou doutorado.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações programadas para esta semana.

Aprendizagem Acelerada e Memorização Criativa

Como Estudar Menos e Aprender Mais - Técnicas de Aprendizagem Acelerada e Memorização Criativa é tema de palestra promovida pelo Departamento de Física e Química nesta terça-feira.

Aula inaugural do Departamento de Ciências Sociais

O Departamento de Ciências Sociais promoverá a aula inaugural do Programa de Pós-graduação e graduação em Ciências Sociais, a ser realizada nesta sexta, sobre A Desconstrução da Sociedade Salarial no Brasil em Perspectiva Comparada.

Avaliação Docente e Autoavaliação Institucional

Os questionários referentes às avaliações docente e institucional podem ser respondidos também pelo PUC MobileOs questionários estão disponíveis para alunos até 7 de junho, e até 11 de julho para professores.

Bolsa Social: inscrições abertas

Abertas inscrições para interessados na Bolsa Social. Para usufruir do benefício, o interessado deve ser aprovado em um dos processos seletivos para graduação presencial.

Campanha de vacinação em Betim contra a gripe

Nesta segunda feira, 13 de maio, a PUC Minas, em parceria com a Imunizar Vacinas, promove no Campus Betim a Campanha de Vacinação contra a gripe, das 9h às 22h, no Posto Médico do Campus. Na última semana a vacinação aconteceu nos campi Contagem e Coração Eucarístico e unidades São Gabriel, Barreiro e Praça da Liberdade.

I Treino Corrida – Caminhada do ICH – PUC Minas

As inscrições para o I Treino Corrida - Caminhada do ICH - PUC Minas, que será realizada no dia 26 de maio, estão abertas pelo link. Os interessados podem optar pelas modalidades 2,5 km de caminhada, 5 km de corrida ou 10 km de corrida.

Inscrições abertas para o Seminário e Mostra de Extensão 2019

Estão abertas as inscrições para o Seminário e Mostra de Extensão 2019, que será realizado nos dias 22 e 23 de maio, no Campus Coração Eucarístico, com o tema Políticas Públicas e Cidadania. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento, endereço no qual também está disponível a programação completa.

Inscrições para festival de curtas de um minuto

Abertas até 20 de maio as inscrições para o Festival do Vídeo-minuto - 60.0, mostra de curtas de um minuto realizada pela produtora E-motion Audiovisual e pela Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). São duas categorias de vídeos para inscrição: vídeos produzidos utilizando dispositivos móveis vídeos produzidos em câmera profissional e semiprofissional.

Inscrições para Processo Seletivo Contínuo

A PUC Minas está com inscrições gratuitas para o Processo Seletivo Contínuo, referente ao preenchimento das vagas dos cursos de graduação para o 2º semestre deste ano. As inscrições ficam abertas até 1º de agosto, pela internet, no pucminas.br, e poderão ser feitas tanto pelo sistema de prova (Redação) quanto pela nota no Enem, anos 2009 a 2018.

J Fest: o Jornalismo em debate na PUC Minas

Os Cursos de Jornalismo promovem de quarta a sexta-feira, 15, 16 e  17 de maio, a primeira edição do J Fest, evento anual que pretende reunir profissionais e pesquisadores para discutir questões e desafios contemporâneos da área.

Jornada de Avaliação Psicológica no São Gabriel

Estão abertas, até esta quinta-feira, 16 de maio, as inscrições para a sexta edição da Jornada de Avaliação Psicológica da Unidade São Gabriel. Com vagas limitadas, serão ofertados minicursos e palestras nos dias 17 e 18 de maio. As palestras e mesas-redondas são gratuitas. Os minicursos, que acontecerão na tarde de 17 de maio, têm taxa de R$55. Serão concedidos certificados aos participantes.

Minicurso EAD sobre investimentos

A PUC Minas Virtual oferece o curso de curta duração a distância em Estratégias de Investimento no Mercado de Renda Fixa e de Ações, desenvolvido pelo professor José Guilherme.

Minicurso Pacientes em Cuidados Paliativos e a Intervenção da Fisioterapia

O minicurso Pacientes em Cuidados Paliativos e a Intervenção da Fisioterapia, que a Liga Acadêmica de Fisioterapia Hospitalar (Lafih) está promovendo, acontecerá no auditório do ICBS (prédio 38), neste sábado, 18 de maio, das 12h às 18h.

Museu promove o Criança Faz Ciência

O Museu de Ciências Naturais promoverá nos sábados 18 e 25 de maio o Criança Faz Ciência, atividade que tem por objetivo despertar o interesse pela ciência, destinada ao público de oito a dez anos.

NAF atende contribuintes em unidades da RMBH

O Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) da PUC Minas oferece atendimento à população sobre dúvidas relacionadas ao preenchimento do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), ao Microempreendedor Individual (MEI), ao produtor rural (Imposto Territorial Rural-ITR), CPF e CND (Certidão Negativa de Débito de Pessoa Física). Já no âmbito estadual, serão esclarecidas dúvidas sobre o IPVA, o ITCDM, o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações; e, no âmbito municipal, IPTU e e-Consulta prévia de viabilidade de registro de empresas.

Núcleo de Bioética e Biodireito realiza série de debates

O Núcleo de Bioética e Biodireito do Curso de Direito do Campus Contagem realiza ao longo deste semestre uma série de debates sobre temas inerentes à área e suas implicações jurídicas, éticas, sociais e econômicas. A atividade acontece sempre às quartas-feiras, das 17h30 às 19h, na sala multimeios (prédio 3, sala 120).

Palestra sobre Coworking, Labs e o Futuro do Trabalho

Coworking, Labs e o Futuro do Trabalho será o tema da próxima palestra do ciclo Tempos Digitais, realizado pelo Escritório Integrado de Projetos do Departamento de Administração. O evento acontecerá no dia 20 de maio, às 19h, na sala multimeios do prédio 14, Campus Coração Eucarístico, e será apresentado por profissionais da startup unicórnio WeWork.

Palestra sobre o PUC Tec para estudantes do Ipuc

O PUC Tec, hub de formação, inovação e negócios da PUC Minas, será tema de palestra do coordenador, professor Humberto Torres Marques Neto, para professores e estudantes dos Programas de Pós-graduação e das Engenharias do Instituto Politécnico (IPUC) . O evento acontecerá no dia 24 de maio, às 14h, na sala multimeios do prédio 47, Campus Coração Eucarístico.

Pastoral Universitária discute Fraternidade e Políticas Públicas

A Pastoral Universitária do Campus Betim promove, nesta semana, uma série de intervenções para discutir a temática da Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e Políticas Públicas. A campanha é realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no período da Quaresma.

Pastoral Universitária: celebrações eucarísticas

A Pastoral Universitária informa que as celebrações eucarísticas, a cada semana até o fim do semestre, acontecem às segundas, às 18h, e às terças-feiras, às 18h30, ambas na Capela do prédio 30, Campus Coração Eucarístico.

Pós-graduação lato sensu oferece disciplinas isoladas

Você sabia que também pode cursar, de forma isolada, uma disciplina presencial dos cursos de pós-graduação lato sensu da PUC Minas? Assim, você agrega conhecimento e novas competências à sua formação, amplia o seu networking e valoriza ainda mais o seu currículo. O interessado poderá cursar até três disciplinas de um mesmo curso e não há limite no número de cursos escolhidos por semestre.

Programa Permanente de Capacitação Docente (PPCD)

O Programa Permanente de Capacitação Docente (PPCD) da PUC Minas, da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPg), está com inscrições abertas até 24 de maio para renovação e novos pedidos de implantação de horas para o 2º semestre de 2019.

Projeto Formei. E agora?: oficina gratuita sobre Carreira e Trabalho

O projeto Formei. E agora?  disponibiliza, a partir do dia 20 de maio, uma oficina a distância sobre Carreira e Trabalho para os alunos que estão finalizando o período da graduação. Serão discutidos temas como: a melhor forma de se fazer um currículo, dinâmicas de grupo e entrevistas de emprego, como identificar suas competências e habilidades profissionais, e a forma como as empresas avaliam o comportamento do profissional nas mídias sociais.

Publicada a 19ª edição da Revista PUC Minas

A 19ª edição impressa da Revista PUC Minas, referente ao 1º semestre deste ano, começa a ser distribuída aos setores acadêmicos e administrativos da PUC Minas.

PUC Aberta no Campus Contagem

Nesta quarta e quinta, 15 e 16, acontece o PUC Aberta no Campus Contagem, com palestras, visitas guiadas e oficinas. Para mais informações acesse a página no Facebook.

PUC Betim: processo seletivo para o Curso de Medicina

Até 2 de junho, a PUC Minas está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de vagas para o Curso de Medicina do Campus Betim, na região metropolitana, referente ao 2º semestre deste ano. As inscrições devem ser feitas pela internet, no pucminas.br/medicina. Pelo sistema de provas, o valor da inscrição é R$ 260, e pela nota no Enem, R$ 65.

Roda de conversa na 17ª Semana de Museus

Museus como Núcleos Culturais: o futuro das tradições será o tema de roda de conversa integrante da 17ª Semana de Museus, que acontecerá nesta segunda-feira, 13 de maio, das 13h às 15h30, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucarístico.

Segunda edição do Simpósio Lubral acontece em Portugal

Entre os dias 27 a 29 de junho irá ocorrer o II Simpósio de Filosofia e Comunicação: luso-brasileiro-alemão, na Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, em Portugal. O Simpósio Lubral é resultado de uma parceria internacional entre pesquisadores e instituições como a PUC Minas, UBI e Unifal-MG. Na PUC Minas Poços de Caldas, os organizadores são do Núcleo de Ciências Humanas/pós-graduação em Filosofia e o grupo de pesquisa Filosofia, Religiosidade e suas Interfaces.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Semana Interna Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) será de 20 a 24 de maio, no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico. O evento irá abordar temas como Relação Lazer/trabalhoSaúde do Trabalhador nos Tempos Atuais e Depressão.

Seminário A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum

A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum é tema de seminário que será realizado na PUC Minas, nesta sexta, 17, com a presença do monsenhor Bruno-Marie Duffé, secretário do Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, órgão do Vaticano. O evento, que tem entre seus organizadores a Arquidiocese de BH, por meio da PUC Minas e da Aderi, ocorrerá no Museu de Ciências Naturais, das 16h às 18h30.

Seminário Cláudio Péres: Das Minas e das Gerais

De 15 a 17 de maio, será realizada a 17ª Edição do Seminário Cláudio Péres. A temática central será Das Minas e das Gerais: desafios e perspectivas na gestão do território.

Seminário de Engenharia Mecânica da Unidade São Gabriel

Estão abertas as inscrições para o seminário do Curso de Engenharia Mecânica da Unidade São Gabriel. Serão ofertadas palestras, minicursos e workshops envolvendo temas como tecnologias e inovação no mercado. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário da atividade de interesse.

Serro: IV Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão

Campus Serro realizará nesta semana, entre 13 e 17 de maio, o IV Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, com o tema Reconexão Brasil e América Latina – Políticas Públicas e Justiça Social.

Simpósio de Filosofia - Paixões na Filosofia Antiga

O Simpósio de Filosofia - Paixões na Filosofia Antiga acontecerá de segunda a quarta-feira, 13 a 15 de maio, no prédio 4, Campus Coração Eucarístico. O evento é uma realização do Curso de Filosofia do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa e do Diretório Acadêmico de Filosofia e Teologia Dom Hélder Câmara.

Universidade sedia o Seminário SET Sudeste

Com apoio da PUC Minas, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão promove o Seminário SET Sudeste 2019 nesta segunda e terça, no auditório 3, Coração Eucarístico.

XIX Enfoque Letras: Linguagem, Arte e Cultura: diálogos centrais e marginais

Nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16 de maio, irá ocorrer o XIX Enfoque de Letras, cujo tema será Linguagem, Arte e Cultura: diálogos centrais e marginais. O evento contará com palestras, oficinas, mesas-redondas e rodas de conversa. A abertura será no auditório do Museu de Ciências Naturais, com a palestra Pensando as Relações entre Letramentos Sociais e Ensino de Língua Materna: a questão sociolinguística.

Topo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial