PUC Informa PUC Informa

4 a 10 de fevereiro de 2019

PUC Informa

PUC Tec: Programa de Indução de Negócios

Startups que já tenham experimentado programas de incubação e aceleração podem participar do primeiro Programa de Indução de Negócios do PUC Tec, hub de formação, inovação e negócios da Universidade. As inscrições estão abertas até 25 de fevereiro, pelo site. O PUC Tec unirá essas startups a grandes empresas, promovendo a inovação de alto impacto. O programa de indução de negócios do PUC Tec selecionará, ao final da primeira rodada, 40 startups, podendo ser tanto do Brasil quanto do exterior.

Clique aqui para ver o edital. São considerados projetos elegíveis: que apresentem um MVP (em português, produto mínimo viável) e que, preferencialmente, já estejam em processo de comercialização; que já possuam CNPJ válido, ou que tenham condições de obtê-lo até 8 de abril de 2019, e não se constituam como MEI (Microempreendedor Individual); que não possuam impedimentos legais para participar de troca de investimentos por participação na composição societária; entre outros requisitos.

O PUCTec, que foi lançado no dia 10 de dezembro, por ocasião dos 60 anos da Universidade, visa a apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação, bem como a fomentar a capacitação de empreendedores de startups com a finalidade de viabilizar ideias de negócio de forma a inseri-las no mercado de forma rápida e sustentável. A Universidade fará investimento na casa de R$3 milhões, dos quais R$2 milhões em aporte de capital e o restante em mentoria, consultoria com professores da PUC Minas, palestras e conexão com a graduação para fomentar o ciclo da inovação desse ecossistema da Universidade.

O processo de seleção será conduzido em duas etapas. Na primeira delas, ocorrerá a seleção de até 80 inscrições, via análise das informações inseridas nos formulários de inscrição. A segunda etapa será composta por pitches (preferencialmente presenciais, em Belo Horizonte, em local a ser posteriormente divulgado, ou via videoconferência, em caso de impossibilidade de realização dos encontros presenciais, devidamente justificada) das empresas selecionadas na fase anterior, das quais serão classificadas até 40 organizações para este Programa.

Mais informações: pucminas.br/puctec.

:: Volta ::

Psicologia das Emergências e Desastres

Psicologia das Emergências e Desastres é o tema da aula inaugural do Curso de Psicologia da Unidade São Gabriel, que será realizada no dia 11 de março, das 19h às 22h, e no dia 12 de março, das 8h50 às 12h20. Será ministrada por Lilian Cecilia Garate Castagnet, psicoterapeuta bilíngue que tem experiência em intervenção em crise, trauma e psicoterapia intercultural.

Agenda stricto sensu

Confira as defesas de teses e dissertações programadas para esta semana.

Cursos Abertos com disciplinas da graduação

Até 28 de fevereiro, estão abertas as inscrições para os Cursos Abertos, em todas as áreas do conhecimento, que são integrados por até quatro disciplinas da grade de cursos de graduação presenciais da Universidade. São 60 cursos, que terão início neste mês e 50% de desconto. As ofertas são destinadas a diferentes níveis de formação.

Cursos de Direito recebem Selo OAB Recomenda

Os cursos de Direito do Campus Coração Eucarístico e da Unidade Praça da Liberdade receberam o Selo de Qualidade OAB Recomenda concedido pela OAB.

IEC: palestras de apresentação dos cursos

A partir desta segunda-feira, 4, até o dia 21 de fevereiro, acontecem as palestras de apresentação dos cursos de pós-graduação ofertados pelo IEC PUC Minas. Inscreva-se.

Início das aulas das disciplinas de
1º período será no dia 18 de fevereiro

Por questões de ordem acadêmico-administrativa, a PUC Minas adiou para 18 de fevereiro o início das aulas  das disciplinas de primeiro período de todos os cursos de graduação da Universidade. Para as disciplinas dos demais períodos, fica mantido o início das aulas nesta segunda-feira, 4 de fevereiro. Todas as outras datas do Calendário Acadêmico e Administrativo permanecem como previstas.

Inscrições para o Processo Seletivo Simplificado

Com vagas disponíveis para início já no primeiro semestre deste ano, vários cursos de graduação estão com inscrições abertas por meio do Processo Seletivo Simplificado.

Licenciatura a distância em Ciências da Religião

Buscando formar professores de Ensino Religioso, suprindo essa carência histórica de formação da área, a PUC Minas está lançando neste semestre a licenciatura em Ciências da Religião, na modalidade virtual, que está com inscrições abertas até 15 de março. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas através do Processo Seletivo Simplificado, utilizando a nota no Enem ou por prova de Redação.

O Segundo Processo: fatores informais que penetram nos julgamentos

O professor Márcio Túlio Viana, do Programa de Pós-graduação em Direito da PUC Minas, juntamente com Raquel Portugal Nunes, irá lançar no dia 29 de março, às 16h, o livro O Segundo Processo: fatores informais que penetram nos julgamentos, pela editora LTr. O lançamento será no Tribunal Regional do Trabalho. Na ocasião, haverá palestra com os autores.

Opções variadas na pós-graduação lato sensu

Cerca de 400 cursos lato sensu voltados para profissionais que buscam aprimoramento e inovação em suas áreas de atuação estão com inscrições abertas, com início neste semestre.

Palestra Autismo e Sexualidade: a trajetória de Jerry Newport

O curso de pós-graduação em Abordagem Psicanalítica do Autismo e suas Conexões oferece a palestra Autismo e Sexualidade: a trajetória de Jerry Newport, no dia 15 de fevereiro, na PUC Minas Praça da Liberdade. Quem debate o tema é o psicanalista Sérgio Laia, professor de psicologia e do Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos da Fumec.

Paternidade no cenário da violência contra a mulher

A professora Fernanda Simplício lança, no dia 20 de março, o livro Paternidade no Cenário da Violência Contra a Mulher – a convivência paterno-filial à luz da Lei Maria da Penha.

Pós-graduação stricto sensu: vagas remanescentes e disciplinas isoladas

Vários programas de pós-graduação stricto sensu estão com inscrições abertas para disciplinas isoladas em cursos de mestrado, mestrado profissional e acadêmico e doutorado, para início no primeiro semestre de 2019. Alguns também estão com inscrições abertas para vagas remanescentes. Confira.

Professor colabora em publicação da Unesco

O professor Renato Moreira Hadad, membro do colegiado dos cursos de Engenharia de Produção e de Tecnologia em Gestão Financeira da Unidade Barreiro, foi um dos pesquisadores que colaborou com o The Global Education Monitoring Report (GEM Report), relatório de monitoramento global da educação, publicado pela Unesco.

Professora participa de pós-graduação no Vaticano

A professora do Curso de Direito Cristiane Silva Kaitel participará no Vaticano, entre os dias 24 de fevereiro e 4 de março, de curso de pós-graduação em Doutrina Social da Igreja Católica, organizado pela Comissão Pontifícia para a América Latina da Santa Sé e da Academia Latino-Americana de Líderes Católicos.

Segunda licenciatura com carga horária reduzida

Os interessados em cursar uma segunda licenciatura, com carga horária reduzida, podem fazê-la na PUC Minas. Para os graduados que optarem por cursos da mesma área de formação, será necessário cursar 800 horas para a obtenção de um segundo diploma de licenciatura. Já para os licenciados que optarem por cursos de outra área de formação, serão necessárias 1.200 horas para a obtenção de nova licenciatura.

Seleção ampliada de extensionistas para o primeiro semestre de 2019

Estão abertas até esta quinta-feira, 7 de fevereiro, as inscrições para a seleção ampliada de alunos para preenchimento de vagas na extensão universitária para o primeiro semestre deste ano. O processo seletivo destina-se a programas, projetos e setores da Proex nos campi de Betim, Contagem, Coração Eucarístico, Poços de Caldas e Serro e unidades Barreiro, São Gabriel e Praça da Liberdade.

Transferência externa e obtenção de novo título

Alunos de outras instituições de ensino superior podem ingressar na PUC Minas por meio de transferência externa, para início das aulas já no primeiro semestre deste ano, exceto para o curso de Medicina. Os interessados devem se inscrever até esta terça-feira, 5 de fevereiro. Já para aqueles que possuem diploma de curso superior, e que queiram estudar na PUC Minas, as inscrições também estão abertas até 5 de fevereiro.

Topo

iec

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial