PUC Informa PUC Informa

10 a 16 de dezembro de 2018

PUC Informa

Estudo inédito sobre reincidência juvenil

Pesquisa sobre reincidência juvenil, encomendada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (CIA-BH), será divulgada nesta segunda-feira, 10 de dezembro. O estudo chegou à conclusão de que a magnitude da reincidência de menores infratores no âmbito do sistema socioeducativo é inferior à do sistema prisional, no estado de Minas Gerais. Ou seja, as medidas socioeducativas restritivas de liberdade têm maior potencial de interromper trajetórias criminais do que a pena de prisão.

A medida de internação combinada a um tempo mais longo de cumprimento da medida tem claro potencial de evitar que adolescentes infratores se tornem criminosos adultos, especialmente aqueles adolescentes com trajetória infracional mais irregular, que não constituíram carreiras criminais, observa o coordenador da pesquisa, professor da PUC Minas Luis Flávio Sapori, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade. A pesquisa foi desenvolvida juntamente com os professores André Junqueira Caetano e Roberta Fernandes Santos, do mesmo Programa.

A taxa de reincidência juvenil obtida nesse estudo, de 30,1%, é bem inferior à taxa de reincidência criminal referente a criminosos adultos, de 51,4%, obtida em estudo anterior, publicado em 2017, pelo professor Luís Flávio Sapori, com doutorandos do Programa.

O universo da pesquisa, realizada de setembro de 2017 a outubro de 2018, foi composto por todos os adolescentes, 435 no total, internos das unidades socioeducativas em todo o território do estado de Minas Gerais que terminaram o cumprimento de medida socioeducativa no ano de 2013. A reincidência juvenil foi considerada, portanto, quando houve a identificação de pelo menos um novo registro de ato infracional ou de crime feito pela Polícia Civil entre janeiro de 2013 e dezembro de 2017.

Foram incluídos os adolescentes egressos que cumpriram dois tipos de medida socioeducativa: a semiliberdade e a internação, sendo 393 egressos que cumpriram medida de internação e 42 que cumpriram medida de semiliberdade. A pesquisa teve como objetivos principais mensurar a magnitude da reincidência juvenil no estado de Minas Gerais, como também o efeito de fatores psicossociais sobre a chance de reincidência juvenil.

Não existem dados oficiais sobre a magnitude da reincidência juvenil no Brasil. Os dados disponíveis mensuram basicamente a proporção de adolescentes infratores cumprindo medidas socioeducativas que apresentam registro infracional anterior, o que contraria a metodologia utilizada em estudos internacionais.

O estudo verificou também o impacto de diversos fatores sociais e individuais na probabilidade de ocorrência da reincidência por parte do adolescente egresso do sistema socioeducativo. Agregou-se as variáveis em sete grandes conjuntos de fatores: individuais, ambientais, sociofamiliares, educacionais/laborais, fatores relacionados a uso/abuso de drogas, fatores relacionados `a trajetória delituosa e aqueles relacionados ao cumprimento da medida socioeducativa.

Entre outros resultados obtidos pela pesquisa, constatou-se que 61 % da reincidência ocorreu nos dois primeiros anos após liberação dos adolescentes por cumprimento de medida socioeducativa. A partir do terceiro ano de acompanhamento, que é o ano de 2015, o ritmo da reincidência diminui. Outro dado observado: quanto maior a idade do adolescente quando do término do cumprimento da medida socioeducativa, menor a chance de reincidência. A cada ano adicional na idade do adolescente a chance de reincidência diminui em 10%. O levantamento mostrou também que o tipo de convivência familiar influencia a chance de reincidência na medida em que adolescentes com trajetória de rua antes do cumprimento da medida socioeducativa têm chance 32% maior de reincidir do que adolescentes com convivência de família de origem, ou seja, desde o nascimento até o cumprimento da medida socioeducativa estiveram vinculados a laços familiares.

:: Volta ::

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Colar do Mérito de Defesa Civil de Contagem

O professor Robson dos Santos Marques, pró-reitor adjunto do Campus Contagem, foi homenageado com o Colar do Mérito de Defesa Civil, pelos relevantes serviços prestados à comunidade contagense. Também a professora Luciene Oliveira Menezes, do Curso de Engenharia Civil da Unidade São Gabriel, recebeu homenagem especial na solenidade em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em projeto de extensão, coordenado pela mesma professora.

Cursos Abertos com disciplinas da graduação

A PUC Minas está lançando Cursos Abertos em todas as áreas do conhecimento e que são integrados por até quatro disciplinas da grade de cursos de graduação presenciais.

Cursos bem avaliados no Guia do Estudante 2018

Obtiveram 5 estrelas (excelente), na avaliação do Guia do Estudante 2018, cinco cursos de graduação da Universidade. Outros 43 obtiveram quatro estrelas e, 17, três estrelas.

Encontro de Parceiros do Movimento Empresa Júnior

Neste sábado, 15 de dezembro, ocorrerá no Campus Coração Eucarístico o Encontro de Parceiros, evento que fará uma conexão entre os participantes do Movimento Empresa Júnior (MEJ) e empresas que fortalecem seu desenvolvimento. O evento, às 9h, será realizado no auditório 1 do prédio 4 e no auditório 2 do prédio 5.

Exposição fotográfica sobre a Primeira Guerra Mundial

Foi inaugurada, no Museu de Ciências Naturais, a exposição fotográfica Primeira Guerra Mundial - Longe de Casa, em comemoração aos cem anos do fim desse sombrio episódio da História. A mostra retrata a história dos milhares de soldados de diferentes nacionalidades e etnias que participaram do conflito europeu. Boa parte desses registros foi feita pelos próprios jovens. A exposição, promovida pelo Consulado da Bélgica em BH e pela Embaixada da Bélgica no Brasil, ficará até 20 de dezembro.

Fórum Nacional de Educação

O professor Hélvio de Avelar Teixeira, do Curso de Administração, foi reeleito vice-presidente do Sudeste do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação para o ano de 2019. O professor é o atual presidente do Conselho de Educação do Estado de Minas Gerais. A missão do Conselho é promover a regulação da educação em Minas Gerais, com a aplicação dos sistemas normativos vigentes, contribuindo para a sua aplicação e aprimoramento contínuos.

Inscrições abertas para a pós-graduação lato sensu

Estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação da PUC Minas, com início das aulas no 1º semestre de 2019. Serão ofertados cerca de 400 cursos lato sensu.

Inscrições abertas para mestrado e doutorado

Os programas de pós-graduação stricto sensu estão com inscrições abertas para processo seletivo para mestrado e doutorado. Confira aqui. Alguns programas estão com inscrições abertas também para disciplinas isoladas.

Matrícula dos aprovados no Vestibular 2019

A matrícula dos aprovados no Vestibular PUC Minas para 2019 continua nesta semana, tanto para os que concorreram por provas quanto pela nota no Enem. Confira as datas, os horários, e a documentação necessária.

Premiação do 26° Seminário de Iniciação Científica

Os autores dos melhores trabalhos por área do conhecimento e as menções honrosas do 26º Seminário de Iniciação Científica receberão certificado durante evento nesta terça, 11.

Processo Seletivo Simplificado: inscrições a partir desta semana

A PUC Minas lança nesta semana o Processo Seletivo Simplificado, mais ágil, para a maioria dos seus cursos de graduação, com vagas disponíveis para início já no primeiro semestre de 2019. O candidato, que poderá optar pela nota no Enem ou prova de Redação, obterá em até 48 horas úteis o resultado de sua avaliação, e será convocado para a matrícula. O candidato poderá se inscrever para a Bolsa Social PUC Minas de acordo com os cursos elegíveis ao benefício.

PUC Minas 60 anos: lançamento do PUC Tec; e Coral Lírico da FCS

Dentro das comemorações dos 60 anos da PUC Minas, o programa PUC Tec será lançado nesta segunda, 10, às 19h, no Teatro João Paulo II, Campus Coração Eucarístico. O programa irá unir startups, que já tenham experimentado programas de incubação e aceleração, a grandes empresas, gerando inovação de alto impacto. O lançamento será seguido, às 20h, de recital do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado. As comemorações dos 60 anos continuam no dia 21.

Segunda licenciatura com carga horária reduzida

A PUC Minas lança, a partir de 2 de janeiro, a possibilidade de segunda licenciatura, com carga horária reduzida. Será necessário cursar 800 horas para a obtenção do segundo diploma.

Simpósio: subjetividade e cultura digital

A PUC Minas e a UFMG realizarão o II Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital, com a temática Saber, Criação e Virtualidade. O evento acontecerá no Campus Coração Eucarístico, em maio de 2019, e promoverá a discussão de trabalhos através de fóruns, mesas-redondas e conferências. As inscrições estão abertas inclusive para submissão de trabalhos.

Trabalho da Arquitetura exposto em Bienal

O Pavilhão "Xuê", produzido pelos alunos 2º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Praça da Liberdade, no 2º semestre de 2017, sob orientação do professor Hugo Matos (PUC Minas) e da professora Natalia Lodoño, da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC / Barcelona), foi selecionado para ser exposto no Pavilhão da Espanha "Becoming" da Bienal de Veneza de 2018, aberta em setembro e que ficou exposta até o fim de novembro deste ano.

XI Encontro Integrado de Psicologia: concurso de artigos

O XI Encontro Integrado de Psicologia, promovido pelo Curso de Psicologia, está com inscrições abertas para submissão de textos ao concurso de artigos. O evento terá como tema Clínica Contemporânea: os desafios da gestão e do cuidado. O concurso tem como objetivo incentivar a produção e a divulgação científica de estudos desenvolvidos pelos alunos de Psicologia.

Topo

iec

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial