PUC Informa PUC Informa

24 a 30 de setembro de 2018

PUC Informa

Segunda edição da Jornada das Utopias

A Faculdade de Comunicação e Artes realiza entre segunda e sexta-feira, 24 e 28 de setembro, a segunda edição da Jornada das Utopias. O evento inclui palestras sobre cultura, educação, cidadania e, além disso, os alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual poderão debater e questionar a realidade atual do país e a maneira como as práticas comunicacionais se inserem nesse contexto. Toda a programação foi desenvolvida a partir de diálogos com alunos, professores e equipes de centros e laboratórios, de maneira participativa. As atividades serão abertas a toda a comunidade acadêmica até durarem as vagas. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

Abaixo algumas atividades do evento.

Casa Aberta:

O programa Casa Aberta, da rádio Inconfidência, será realizado e transmitido ao vivo direto do hall do prédio 42, que abriga os laboratórios dos cursos da Comunicação, em uma edição especial. Apresentado pelo jornalista Elias Santos, o Casa Aberta é um programa que busca debater assuntos relacionados a cultura, cidadania, arte e sociedade. Com um formato bem dinâmico, o programa é constituído por entrevistas, atrações musicais, participação de ouvintes, além de quadros especiais com colunistas de Belo Horizonte. O Casa Aberta vai ao ar de segunda a sexta, das 10h às 12h, pela Inconfidência, a rádio pública de Minas Gerais, na frequência 100,9.

O Atormentador:

A peça O Atormentador, do renomado diretor e dramaturgo Eid Ribeiro, será encenada na íntegra no palco do auditório 3 do prédio 43. O espetáculo é baseado nos textos e na vida do escritor Eduardo Galeano, e seu desenvolvimento tem tudo a ver com a ideia de utopia. Com uma dramaturgia e jogos cênicos fragmentados, em diálogo com a estética das comédias mudas do primeiro cinema, e com o cinema noir, a obra é estrelada por uma dupla de comediantes, Glauce Guima e Diego Roberto. Eles se divertem, encantam e emocionam o público com narrativas contemporâneas, que abordam importantes e atuais temáticas sociais, de forma lúdica e inventiva. Após o espetáculo, que tem duração de 1h, teremos um debate com os atores e o diretor.

Franklin Martins

Para iniciar as atividades do segundo dia, após uma atividade cultural, haverá palestra com Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Nacional (Secom), durante o governo Lula. Formado em Jornalismo e Economia, Franklin abordará questões sobre as maneiras com as quais as práticas comunicacionais se inserem no campo da política e, consequentemente, criam impactos na sociedade. Trabalhou em diversos veículos de comunicação, como no Jornal Nacional, O Globo, e, como comentarista político, no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes. Lutou pela democracia e foi exilado durante o regime militar.

Baronesa:

O longa-metragem Baronesa, da cineasta Juliana Antunes, vencedor de melhor filme na Mostra Aurora, principal prêmio do Festival de Cinema de Tiradentes, será exibido na íntegra no auditório 3 do prédio 43, seguido por um debate com a realizadora. O filme, concebido em diálogo com o estilo contemporâneo do cinema brasileiro e mundial, coloca em crise a fronteira entre os gestos ficcional e documental, buscando inscrever uma potência política a partir da própria forma, sobretudo pela construção de personagens cujos dramas dialogam fortemente com a vida dos atores, não profissionais. Marcado pela simplicidade e pela humildade formais, o longa aborda a história de duas amigas e vizinhas, moradoras da Vila Mariquinhas, na Zona Norte de Belo Horizonte, que têm suas vidas afetadas pela guerra de traficantes. Baronesa também se notabilizou por ser um projeto sobre mulheres, dirigido, roteirizado e produzido por mulheres.

Feira da Economia Solidária

Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da PUC Minas, a Jornada das Utopias realizará, como de costume, a já tradicional Feirinha de Economia Solidária, ao lado do prédio 13. Dentre uma diversidade de produtos artesanais, como acessórios, bolsas, carteiras e muito mais, haverá comidas típicas, como pastel, tropeiro e tapioca. No espaço, também será criado um espaço de convivência. A Feira da Economia Solidária é um projeto que busca gerar desenvolvimento e renda para pequenos grupos e famílias produtores. Assim, reforça-se um dos pilares da PUC Minas no fomento a atividades de extensão e desenvolvimento social.

Atividades culturais:

Dentro da programação cultural, destacam-se a Dança dos caixotes, um espetáculo desenvolvido pelos integrantes do Projeto Providência, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. Bem como o bloco de carnaval Abalachita, em diálogo com a forte cena que se formou em Belo Horizonte nos últimos anos. Na música, também merecem destaque expressões culturais como o grupo de maracatu Estrela de Aruanda, e da música marcada pela cultura negra do Odum Orixá, grupo vinculado à equipe da Economia Solidária. Em respeito às atividades dos cursos vizinhos, toda a programação cultural obedecerá rigorosamente aos horários do intervalo.

Palestras e oficinas:

Com um duplo objetivo, tanto de incentivo à prática quanto à reflexão, ao longo da quarta e quinta-feira será oferecida aos alunos uma vasta relação de palestras, workshops e oficinas abordando uma pluralidade de temáticas. Com vagas reduzidas em cada atividade, o objetivo é que os estudantes possam escolher entre as vertentes que mais os interessem. Entre as palestras, haverá temáticas como a comunicação no universo esportivo, a partir de um debate com repórteres que atuaram na Copa do Mundo 2018, e a atuação da mulher no jornalismo esportivo, campo até hoje marcado por grande preconceito.

A fotografia também estará em evidência nesta edição, através de oficinas e debates sobre a fotografia publicitária, principalmente no âmbito de moda. No campo do audiovisual, chamam a atenção oficinas como “Edição e montagem”, ”Direção de atores”, “Fashion Film”, “Maquiagem publicitária”, “Uso de lentes DSLR”, “Produção em cinema” e “Assistência de direção”.

Além disso, terão lugar atividades como “Produção de música eletrônica”, “Produção de artistas na cultura POP”, “Produção de conteúdo para o Instagram”, “Criação de charges”, com o chargista Duke, e “Criação de podcasts”. Seguindo a tradição dos últimos festivais do prédio 13, também serão oferecidas oficinas de danças contemporâneas e sociais, e de consciência e conhecimento corporal.

:: Volta ::

Campus Contagem: arrecadação de livros para o Tenda da leitura

A Biblioteca do Campus Contagem está recebendo doações de livros acadêmicos, adultos e infanto-juvenis, em bom estado de conservação, para o projeto Tenda da Leitura, que acontecerá no dia 3. Participe doando livros que não pretende ler mais. Com o projeto, eles chegarão às mãos de outras pessoas, transmitindo conhecimento aos novos leitores que irão adquiri-los.

E-book sobre práticas curriculares de extensão

Os interessados em submeter trabalhos sobre as práticas curriculares de extensão, para publicação em e-book, devem fazê-lo até este domingo, 30 de setembro.

Formei. E agora?: projeto discute carreira e oportunidades de trabalho

A Pós-graduação PUC Minas realiza o Formei. E agora?, que consiste em uma série de palestras sobre futuro profissional e planejamento de carreira. O evento, em todas as suas unidades e campi, tem início nesta segunda-feira, 24 de setembro, e vai até outubro, a fim de auxiliar o aluno da graduação a planejar a carreira de forma estratégica e assertiva.

Stricto sensu: inscrições abertas para pós-doutorado, doutorado e mestrado

Os programas de pós-graduação stricto sensu estão com inscrições abertas para processo seletivo para pós-doutorado, doutorado e mestrado. Veja os editais.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Ciências Contábeis: VII Ciclo de Palestras

O Curso de Ciências Contábeis da Unidade São Gabriel, em parceria com as empresas de consultoria e assessoria Interação Contábil e RC Contabilidade, realiza, nesta terça e quarta-feira, 25 e 26 de setembro, a sétima edição do Ciclo de Palestras. As palestras serão às 19h, no Teatro da Unidade. O evento é gratuito e aberto ao público.

Envio de propostas para obtenção de bolsa do Probic/Fapemig

Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, interessados em apresentar propostas de projetos de pesquisa para obtenção de aprovação junto ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Probic/Fapemig), devem se inscrever até esta segunda-feira, 24 de setembro.

Exposição celebra os 60 anos
da PUC Minas

Para celebrar os 60 anos da PUC Minas, os campi e unidades receberão exposição de fotos antigas da Universidade. No Campus Coração Eucarístico, será inaugurada nesta terça, 25, às 11h30, no Espaço Cultura e Fé, e no Campus Serro, às 19h, no hall de entrada. São fotos que retratam a história da Universidade, pertencentes ao acervo do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica e da Secretaria de Comunicação. A exposição poderá ser visitada até o fim do ano.

Exposição sobre o trabalho de arquiteto esloveno Joze Plecnik

De 1º a 18 de outubro, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo recebe a exposição Plecnikova Liubliana, que retrata a vida e obra do maior arquiteto esloveno, Joze Plecnik. A exposição é realizada pela embaixada da Eslovênia e faz parte das atividades da Semana de Arquitetura. A abertura da exposição será no dia 1º de outubro, às 18h, no corredor do segundo andar do prédio 47. Às 19h30, a arquiteta eslovena–brasileira Darja Kos Braga fará uma palestra sobre a vida e obra de Plecnik.

Filosofia com Cinema

O Curso de Filosofia promove, até o final do ano, a prática extensionista Filosofia com Cinema, no Campus Coração Eucarístico. Neste mês, será exibida a animação Divertida Mente, nesta sexta-feira, 28 de setembro, às 15h, no auditório 1 do prédio 4. A cada encontro, haverá exibição de filme seguida de discussão e uma proposta lúdica entre os participantes.

I Semana Teológica

A I Semana Teológica da PUC Minas será realizada de 8 a 11 de outubro, no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico. A programação inclui conferências, minicursos, lançamento de livro e painéis, entre outras atividades.

I Simpósio de Produção Animal

O I Simpósio de Produção Animal será realizado neste sábado, 29, no Campus Betim, com o objetivo de debater temas atuais e relevantes sobre o bem-estar do animal de produção.

ICBioSaúde 2018 - III Evento de Integração do ICBS

O ICBioSaúde 2018 - III Evento de Integração do ICBS acontece até 11 de novembro, no Campus Coração Eucarístico. As palestras, que serão realizadas no auditório do prédio 38, irão abordar questões da saúde moderna no contexto da sustentabilidade. As inscrições estarão abertas uma semana antes de cada palestra e devem ser feitas pelo SGA.

Inscrições abertas para cursos do IEC PUC Minas

Estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e master) e para os cursos de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional oferecidos pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. São mais de 120 ofertas, em diversas áreas do conhecimento. As aulas acontecem ainda neste semestre.

Inscrições abertas para o Sarau Universitário no Campus Contagem

A Coordenação de Extensão do Campus Contagem, em parceria com o Curso de Engenharia Elétrica, organizará neste semestre um Sarau Universitário e procura estudantes com dotes artísticos que tenham interesse em se apresentar. Se você canta, toca instrumentos musicais, atua, recita poesias, desenha ou se expressa por meio de alguma outra arte, inscreva-se.

Inscrições abertas para o Students to Business

O Students to Business (S2B), programa ofertado pelo Microsoft Innovation Center MIC PUC Minas, realiza no dia 5 de outubro a primeira etapa para participar do programa.

IV Mostra PEX discute os 30 anos da Constituição Brasileira

Após a independência do Brasil, em 1822, o país já teve sete Constituições Federais. Em outubro deste ano, o País celebra o trigésimo aniversário da última Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988. Em comemoração à data, as coordenações de Extensão e Pesquisa da PUC Minas Betim realizam, de 3 a 5 de outubro, a IV Mostra da Pesquisa e Extensão (Mostra PEX).

Nesp realiza nova campanha de formação política

Depois de ampla circulação de uma série de vídeos produzidos no primeiro semestre, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de BH (Nesp) realiza nova campanha voltada às eleições deste ano. Os vídeos abordam os temas gestão e administração pública, criminalização da política, direitos humanos, o papel da mídia nas eleições e votos nulo e branco.

Palestra Startup: sinônimo de sucesso ou de fracasso?

Como fazer para que um negócio dê certo? Quais caminhos poderão levar um negócio ao sucesso? Estas são algumas das questões que serão abordadas na palestra Startup: sinônimo de sucesso ou de fracasso?, nesta terça-feira, 25 de setembro, das 10h40 às 12h20. O evento será na Unidade São Gabriel, Prédio I, Sala Multimeios 30.

Pós-graduação a distância

Na modalidade a distância, a PUC Minas Virtual oferece novas vagas para a pós-graduação lato sensu. As inscrições são gratuitas. São ofertados cursos nas áreas de Comunicação, Direito, Engenharia, Gestão, Informática e Saúde. Os cursos são realizados totalmente a distância e possuem carga horária de 360 horas, com duração entre 12 e 18 meses.

Prêmio Sylvia de Resende Costa 2018: inscrições

O Instituto de Ciências Humanas promove o Prêmio Sylvia de Resende Costa 2018, com o tema Política Contemporânea - os impasses da democracia. O objetivo do prêmio é estimular o estudo e a pesquisa de temas relacionados às diversas áreas do saber das Ciências Humanas, através da elaboração de trabalho acadêmico.

Professor do ICS lança livro infantil na Biblioteca Pública Estadual

O professor do Instituto de Ciências Sociais Marcos Roberto do Nascimento lança, neste sábado, 29 de setembro, das 9h às 12h, o livro infantil Cadê o Toucinho que Estava Aqui?. O lançamento do livro acontecerá no setor infanto-juvenil da Biblioteca Pública Estadual. Além do lançamento, haverá contação de história com Rosilda Figueiredo.

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração lança livro

A professora do Programa de Pós-graduação em Administração Gláucia Vasconcellos Vale lança o livro Cantos da Terra, neste sábado, 29, às 11h, pela editora Ramalhete. O lançamento será na Livraria Ouvidor, na Savassi. O livro reúne um conjunto de 20 poemas, a maioria inédita, distinguida e premiada em concursos nacionais e internacionais de literatura.

Programa Permanente de Capacitação Docente

O PPCD da PUC Minas, da PROPPg, estará com inscrições abertas, de 1º de outubro a 1º de novembro, para renovação e novos pedidos de implantação de horas para o 1º/2019.

Projeto Sexta de Música Erudita recebe grupo de música judaica

O Espaço Cultura e Fé (prédio 7), Campus Coração Eucarístico, recebe nesta sexta-feira, 28 de setembro, às 18h, apresentação de música judaica com o grupo Kol Adamá, dentro do projeto Sexta de Música Erudita. O projeto Sexta de Música Erudita é uma promoção da Secac da PUC Minas, pela Fundação de Educação Artística e pela Escola de Música da Uemg. A entrada é franca.

Seminário: mobilidades contemporâneas

O Programa de Pós em Ciências Sociais da PUC Minas é um dos organizadores do II Seminário Internacional Mobilidades Contemporâneas, que continua nesta segunda e terça, na UFMG.

Simpósio Temático Ensino de Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados

Estão abertas as inscrições para a submissão de trabalhos para o Simpósio Temático Ensino de Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados, cuja proposta foi inspirada no projeto de extensão Leitura e Escrita com Refugiados e Migrantes. O simpósio temático integra a programação do VII Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, que acontecerá em 2019.

Transformações digitais e os desafios da gestão de dados

Com o objetivo de discutir os desafios da gestão e análise de dados na atualidade, será realizado, nos dias 1º e 2 de outubro, o III Workshop Ciência de Dados, Big Data e Analytics. O evento, que conta com o apoio institucional da PUC Minas e da Unimed BH, promoverá oficinas, painéis e palestras sobre a gestão de dados diante das inovações que definem a 4ª Revolução Industrial.

VII Feira de Estágios acontece nesta quarta e quinta-feira

Grandes empresas como CNHI, GE e ArcelorMittal confirmaram presença na VII Feira de Estágios, que acontecerá nesta quarta e quinta, 26 e 27, no Campus Coração Eucarístico. Promovida pela PUC Minas, por meio da Coordenação de Estágio Integrado, em parceria com a empresa Armazém das Ideias, a Feira tem como objetivo proporcionar o encontro entre estudantes e as instituições concedentes de atividades de estágio.

Topo

pós-virtual

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial