| Uma das melhores centrais de material e esterilização do país foi inaugurada na última sexta-feira, 23 de fevereiro, no prédio 86 do Campus Coração Eucarístico, edificação que abriga também o Centro de Acolhimento e Registros de Pacientes. Ainda na manhã desta sexta foi inaugurado um refeitório para funcionários da Universidade, no prédio 36.
A solenidade de inauguração do prédio 86 teve a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; da vice-reitora, professora Patrícia Bernardes; do chefe de gabinete do reitor, professor Paulo Roberto de Sousa; do pró-reitor de Logística e Infraestrutura, professor Rômulo Albertini Rigueira; do diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), professor Raul de Barros Neto; do chefe do Departamento de Odontologia e coordenador do colegiado do curso, professor Paulo Alencar de Souza; da coordenadora da Central de Material e Esterilização, professora Maria Eugênia Alvarez Leite; pró-reitores, diretores de Institutos e Faculdades, diretores de graduação, professores, estudantes e funcionários da Universidade.
Dom Mol disse que o prédio 86 é resultado de esforços da Universidade, construído em 18 meses, edificação que é na verdade uma central de acolhida, não somente de triagem. “Aqui também é lugar de relacionamento entre professores e alunos. Espaço para estabelecer esse processo tão importante, espaço de cuidado da vida. Cuidar dos materiais, esterilizar equipamentos é cuidar da vida”. De acordo com o reitor, esta inauguração traduz o cuidado da PUC Minas com a qualidade, a seriedade da Universidade na formação de profissionais de diversas áreas.
O professor Raul de Barro Neto ressaltou que a Central de Material e Esterilização é uma das mais avançadas do país e servirá não somente ao Curso de Odontologia, mas também aos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia e também ao Posto Médico da Universidade, num trabalho conjunto de esterilização visando à biossegurança. São mais de dez mil atendimentos a pacientes por mês e mais de mil cirurgias mensais, com funcionamento do Curso de Odontologia nos três turnos e a oferta de pós-graduação stricto e lato sensu, enfatizou o professor Raul. Ele assinalou que o Departamento de Odontologia tem o compromisso com a promoção da qualidade da pesquisa, do ensino e da extensão. Disse que a Comissão de Controle de Infecção se reúne semanalmente e faz o controle diário, a fim de promover a fiscalização, a orientação de docentes e discentes e a internalização de práticas que promovam o cuidado, evitando infecções cruzadas, de um paciente para outro.
A Central
A nova Central começou a funcionar em outubro, no segundo andar do recém-construído prédio 86, localizado entre os prédios 45 e 46. No local são desinfetados e esterilizados os instrumentos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e, em sua maior parte, Odontologia e conta com equipamentos de ponta como autoclaves de barreira, lavadora extratora, termodesinfectora e secadora, além de um sistema de ar-condicionado voltado para áreas hospitalares, garantindo ambientes totalmente limpos e descontaminados, conforme as exigências das normas da Vigilância Sanitária e as normas mais atualizadas de biossegurança. Também foi construída uma lavanderia no local, onde serão processadas as roupas e outros tecidos utilizados nos procedimentos e que necessitam ser lavados e esterilizados.
Esses equipamentos eram esterilizados em pequenas centrais nos prédios 45 e 46 e, depois, com a demanda crescente, o serviço passou a ser, em parte, terceirizado para uma empresa e agora está sendo absorvido pela nova central de esterilização da Universidade, segundo a coordenadora do local, professora Maria Eugênia Alvarez Leite.
Refeitório
Ainda nesse dia, foi inaugurado, no prédio 36, um novo refeitório para uso exclusivo dos funcionários. O local foi reformado e modernizado, passando de uma área de 128 m2 para 183 m2. Com capacidade para 140 pessoas, o espaço abriga uma cozinha, uma central de café e lavatórios, com acabamento e conforto que atendem às normas da Vigilância Sanitária. O acabamento do telhado com proteção termoacústica e com espaço mais ventilado tornou o ambiente mais agradável e confortável.
A entrega oficial do refeitório teve a presença do reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e do pró-reitor de Logística e Infraestrutura, professor Rômulo Albertini Rigueira. Na ocasião, ambos desataram a fita inaugural junto com funcionários que ajudaram na reforma.
Os presentes ao evento puderam ouvir de Dom Mol palavras de agradecimento pelo trabalho importante que os funcionários exercem dentro da Universidade. “É um agradecimento muito especial, uma reverência que devemos fazer, nos curvando diante da presença de vocês na Universidade, sem a qual, com certeza, não funcionaria e, simplesmente, não cumpriria a sua missão”, disse.
Auditório Liberdade
Na Unidade Praça da Liberdade, foi inaugurado no mesmo dia o Auditório Liberdade, instalado no Edifício Dom Cabral, de propriedade da Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte. Na ocasião, houve uma cerimônia simbólica de entrega desse edifício, que passou por mais de dois anos de reforma. | |