PUC Informa PUC Informa

26 de fevereiro a 4 de março de 2018

PUC Informa

Inaugurada a Central de Material e Esterilização

Uma das melhores centrais de material e esterilização do país foi inaugurada na última sexta-feira, 23 de fevereiro, no prédio 86 do Campus Coração Eucarístico, edificação que abriga também o Centro de Acolhimento e Registros de Pacientes. Ainda na manhã desta sexta foi inaugurado um refeitório para funcionários da Universidade, no prédio 36.

A solenidade de inauguração do prédio 86 teve a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; da vice-reitora, professora Patrícia Bernardes; do chefe de gabinete do reitor, professor Paulo Roberto de Sousa; do pró-reitor de Logística e Infraestrutura, professor Rômulo Albertini Rigueira; do diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), professor Raul de Barros Neto; do chefe do Departamento de Odontologia e coordenador do colegiado do curso, professor Paulo Alencar de Souza; da coordenadora da Central de Material e Esterilização, professora Maria Eugênia Alvarez Leite; pró-reitores, diretores de Institutos e Faculdades, diretores de graduação, professores, estudantes e funcionários da Universidade.

Dom Mol disse que o prédio 86 é resultado de esforços da Universidade, construído em 18 meses, edificação que é na verdade uma central de acolhida, não somente de triagem. “Aqui também é lugar de relacionamento entre professores e alunos. Espaço para estabelecer esse processo tão importante, espaço de cuidado da vida. Cuidar dos materiais, esterilizar equipamentos é cuidar da vida”. De acordo com o reitor, esta inauguração traduz o cuidado da PUC Minas com a qualidade, a seriedade da Universidade na formação de profissionais de diversas áreas.

O professor Raul de Barro Neto ressaltou que a Central de Material e Esterilização é uma das mais avançadas do país e servirá não somente ao Curso de Odontologia, mas também aos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia e também ao Posto Médico da Universidade, num trabalho conjunto de esterilização visando à biossegurança. São mais de dez mil atendimentos a pacientes por mês e mais de mil cirurgias mensais, com funcionamento do Curso de Odontologia nos três turnos e a oferta de pós-graduação stricto e lato sensu, enfatizou o professor Raul. Ele assinalou que o Departamento de Odontologia tem o compromisso com a promoção da qualidade da pesquisa, do ensino e da extensão. Disse que a Comissão de Controle de Infecção se reúne semanalmente e faz o controle diário, a fim de promover a fiscalização, a orientação de docentes e discentes e a internalização de práticas que promovam o cuidado, evitando infecções cruzadas, de um paciente para outro.

A Central

A nova Central começou a funcionar em outubro, no segundo andar do recém-construído prédio 86, localizado entre os prédios 45 e 46. No local são desinfetados e esterilizados os instrumentos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e, em sua maior parte, Odontologia e conta com equipamentos de ponta como autoclaves de barreira, lavadora extratora, termodesinfectora e secadora, além de um sistema de ar-condicionado voltado para áreas hospitalares, garantindo ambientes totalmente limpos e descontaminados, conforme as exigências das normas da Vigilância Sanitária e as normas mais atualizadas de biossegurança. Também foi construída uma lavanderia no local, onde serão processadas as roupas e outros tecidos utilizados nos procedimentos e que necessitam ser lavados e esterilizados.

Esses equipamentos eram esterilizados em pequenas centrais nos prédios 45 e 46 e, depois, com a demanda crescente, o serviço passou a ser, em parte, terceirizado para uma empresa e agora está sendo absorvido pela nova central de esterilização da Universidade, segundo a coordenadora do local, professora Maria Eugênia Alvarez Leite.

Refeitório

Ainda nesse dia, foi inaugurado, no prédio 36, um novo refeitório para uso exclusivo dos funcionários. O local foi reformado e modernizado, passando de uma área de 128 m2 para 183 m2. Com capacidade para 140 pessoas, o espaço abriga uma cozinha, uma central de café e lavatórios, com acabamento e conforto que atendem às normas da Vigilância Sanitária. O acabamento do telhado com proteção termoacústica e com espaço mais ventilado tornou o ambiente mais agradável e confortável.

A entrega oficial do refeitório teve a presença do reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e do pró-reitor de Logística e Infraestrutura, professor Rômulo Albertini Rigueira. Na ocasião, ambos desataram a fita inaugural junto com funcionários que ajudaram na reforma.

Os presentes ao evento puderam ouvir de Dom Mol palavras de agradecimento pelo trabalho importante que os funcionários exercem dentro da Universidade. “É um agradecimento muito especial, uma reverência que devemos fazer, nos curvando diante da presença de vocês na Universidade, sem a qual, com certeza, não funcionaria e, simplesmente, não cumpriria a sua missão”, disse.

Auditório Liberdade

Na Unidade Praça da Liberdade, foi inaugurado no mesmo dia o Auditório Liberdade, instalado no Edifício Dom Cabral, de propriedade da Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte. Na ocasião, houve uma cerimônia simbólica de entrega desse edifício, que passou por mais de dois anos de reforma.

Raphael Calixto
:: Volta ::

1º Simpósio de Clínica e Diagnóstico por Imagem em Pequenos Animais

Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio de Clínica e Diagnóstico por Imagem em Pequenos Animais, realizado pelo GEPDI, grupo de estudos do Curso de Medicina Veterinária, do Campus Betim. O evento acontece nos dias 9 e 10 de março. Os interessados devem se inscrever até 5 de março, por meio do site.

27º Encontro da Compós: apresentação de trabalhos

O 27º Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós) será realizado na PUC Minas, em Belo Horizonte, de 5 a 8 de junho. O prazo para submissão de artigos foi prorrogado até as 18 horas desta segunda-feira, 26 de fevereiro.

Campus Poços realiza coleta de sangue

Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, das 8h às 12h, o Campus Poços de Caldas realiza, em parceria com a Hemominas, uma campanha de coleta de sangue. A atividade será desenvolvida no ambulatório do prédio I. Os objetivos são colaborar com o abastecimento do banco de sangue do Hemocentro da cidade e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação.

Agenda stricto sensu

Confira as teses e dissertações da semana.

Aula Inaugural de JN e PP com a ex-ministra Nilma Gomes

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda realizarão, no dia 7 de março, Aula Inaugural com a pedagoga e ex-ministra da Igualdade Racial, Nilma Gomes. O debate, intitulado Mídia e Efeitos (de)formadores: gênero, raça e educação, discutirá as maneiras pelas quais existem relações entre o universo dos meios de comunicação, seus discursos e cristalizações de sentido, e questões delicadas da esfera social.

Aula Inaugural do Curso de Direito do Campus Serro

O colegiado do Curso de Direito do Campus Serro realizará a aula inaugural do curso nesta sexta, 2, no auditório do Campus.

Circuito Esportivo 2018: esportes coletivos e individuais

A edição deste ano do Circuito Esportivo PUC Minas será realizada nos meses de março e abril, no Complexo Esportivo, localizado no Campus Coração Eucarístico. As competições têm início previsto no dia 10 de março para esportes coletivos (inscrições até esta quarta-feira, 28 de fevereiro) e nos dias 7 e 14 de abril para esportes individuais (inscrições até 23 de março).

Construção das narrativas é tema da aula inaugural de RP

Nesta quarta-feira, dia 28, às 19h, o Curso de Relações Públicas promoverá a aula inaugural do primeiro semestre de 2018, com o tema Storytelling: a construção das narrativas na comunicação organizacional. O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico.  

Construção de carro da categoria Fórmula SAE

Estão abertas as inscrições para processo seletivo destinado a alunos das engenharias interessados em participar, de modo voluntário, do Gear Team Racing FSAE (GTR PUC Minas).

Coral PUC Minas: oportunidade para as comunidades interna e externa

A Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) abre inscrições, até esta quarta-feira, 28 de fevereiro, para os interessados em integrar o Coral PUC Minas. Podem se candidatar, gratuitamente, alunos, professores, funcionários e comunidade externa. O maestro é Marco Antônio Maia Drumond.

Curso de Formação para Atendentes e Secretários(as) Paroquiais

O Anima PUC Minas - Sistema Avançado de Formação - está com inscrições abertas para o módulo I do Curso de Formação para Atendentes e Secretários(as) Paroquiais, no Campus Coração Eucarístico. O curso acontecerá de 5 de março a 2 de julho. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira, 2 de março.

Cursos de aperfeiçoamento e curta duração

A PUC Minas está com inscrições abertas para cursos de aperfeiçoamento e curta duração, nos campi Coração Eucarístico e Uberlândia, e nas unidades da Praça da Liberdade e São Gabriel. Os interessados devem se inscrever até 17 de abril pelo site.

Extensão: Extraedital sem Fomento

A Proex abriu calendário para a submissão de projeto Extraedital sem Fomento. Os professores podem cadastrar as propostas, até esta quarta, 28.

Fórum ContraPonto: Religião e Violência

Religião e Violência será a temática do próximo Fórum ContraPonto, que acontecerá no dia 13 de março, às 18h, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), Campus Coração Eucarístico.

Grupo de teatro Filhos da PUC: seleção

Alunos e funcionários podem se inscrever, gratuitamente, até esta quarta-feira, 28 de fevereiro, para a oficina Introdução ao Teatro, do grupo de teatro Filhos da PUC, que tem como objetivo selecionar novos integrantes para a equipe. Não é necessário ter experiência.

II Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino

Estão abertas as inscrições para apresentação de pôster (até 10 de março) e para participação (até 23 de março) no II Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino do Estado de Minas Gerais, que será realizado de 22 a 24 de março, no Campus Coração Eucarístico. Veja a programação completa.

Jogos da Anec MG: lançamento neste sábado

Neste sábado, 3, acontecerá no Complexo Esportivo, no Campus Coração Eucarístico, o lançamento dos Jogos da Anec MG. O evento será às 9h, na sala de dança do Complexo, com a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Mol, de representantes das escolas e professores.

Lançamentos da Editora PUC Minas

Memórias Vivas de 1968; e Democracia em Crise: o Brasil Contemporâneo são os mais recentes lançamentos da Editora PUC Minas.

Matrícula dos aprovados na nova oferta de vagas nos cursos de graduação

A matrícula dos aprovados em primeira chamada na nova oferta de vagas aos cursos de graduação será nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, das 8h às 19h. Os aprovados em segunda chamada farão matrícula nesta terça-feira, 27 de fevereiro, no mesmo horário. A consulta dos aprovados está disponível, pela internet, no pucminas.br/novaoferta/2018-01.

Mestrado e doutorado em Direito: disciplinas isoladas

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito está com inscrições abertas para disciplinas isoladas no mestrado e doutorado, até esta terça-feira, 27 de fevereiro.

Mostra de Extensão: submissão de trabalhos

Alunos, professores e funcionários interessados em submeter produções acadêmicas de extensão para apresentação na III Mostra de Extensão da PUC Minas, que será realizada em 3 de maio, no Campus Coração Eucarístico, podem fazê-lo até 7 de março, de acordo com as normas do edital.

Nova edição da publicação Contextus

Está disponível a nova edição da Contextus, com o tema Violência no Brasil, Segurança Pública e Ampliação dos Direitos Democráticos.

Oficinas de Robótica na Unidade São Gabriel

Estão abertas, até 5 de março, as inscrições para crianças a partir de nove anos e adolescentes que queriam participar das atividades do projeto de extensão Programação de robôs didáticos como ferramenta de motivação educacional. As oficinas acontecem na Unidade São Gabriel, às segundas e quintas-feiras, nos horários de 13h30 e  de 15h30, e terão início a partir de 6 de março.

Poços: maior evento de startup do mundo

O Campus Poços de Caldas sediará o Startup Weekend, maior evento de startup do mundo, de sexta a domingo, 2 a 4 de março.

Pós-graduação lato sensu: inscrições continuam abertas

A PUC Minas está com inscrições abertas, até esta sexta-feira, 2 de março, para mais de 300 cursos de pós-graduação lato sensu em diversas áreas do conhecimento. As inscrições para as ofertas de especialização, master e pós-especialização devem ser feitas pela internet, no pucminas.br/iec. O valor da inscrição é R$40. Já para os cursos de pós-graduação a distância, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo pucminas.br/virtual

Posses no São Gabriel e no Coração Eucarístico

Nesta semana, haverá posses, na Unidade São Gabriel e no Campus Coração Eucarístico, de diretores de Institutos e de Faculdades, membros de câmaras de departamentos, de colegiados de cursos de graduação e de programas de pós-graduação, bem como respectivos chefes de departamentos e coordenadores de cursos.

Seminário do Nupegs: Epistemologias e Metodologias em Gestão Social

O Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social (Nupegs), vinculado ao Programa de pós-graduação em Administração, promove nesta quinta-feira, 1º de março, o seminário Epistemologias e Metodologias em Gestão Social. A atividade será das 14h às 17h, no PPGA.

Tutorial Sistemas Inteligentes para Proteção e Automação de Sistemas Elétricos

O evento Tutorial Sistemas Inteligentes para Proteção e Automação de Sistemas Elétricos, que está sendo organizado pelo Comitê de Estudos de Proteção e Automação do Cigre Brasil, com o apoio da PUC Minas, através do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade, será realizado nos dias 13 e 14 de março, no Campus Coração Eucarístico.

Workshop de Oratória

No mês de março, será realizado no Campus Coração Eucarístico o Workshop de Oratória, uma parceria do Instituto Brasileiro de Oratória com a Ipro Jr., empresa júnior de estudantes de Engenharia. A atividade acontecerá nos dias 3, 10, 13 e 15, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40).

Topo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial