PUC Informa PUC Informa

4 a 10 de dezembro de 2017

PUC Informa

PUC Minas oferece Curso de Medicina no Campus Poços de Caldas

A PUC Minas vai oferecer o Curso de Medicina no Campus Poços de Caldas, no Sul do Estado, já a partir deste segundo semestre de 2017, com 50 vagas para este semestre. As inscrições, pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2013 a 2016, estão abertas até a próxima segunda-feira, 11 de dezembro, pela internet, no pucminas.br. O valor da inscrição é R$65. No 1º semestre de 2018, outras 50 vagas serão ofertadas.

A abertura de vagas no curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e publicada nesta quarta-feira, 29 de novembro, no Diário Oficial da União. Para o Campus Contagem, a Universidade ainda aguarda a autorização para o funcionamento. Desde 2012, a PUC Minas oferece a graduação no Campus Betim, na região metropolitana.

Nas 50 vagas previstas, já estão inseridas as cinco vagas referentes a bolsas integrais, a serem concedidas pela PUC Minas aos candidatos inscritos exclusivamente para concorrer às vagas de bolsistas, que tenham sido aprovados no processo seletivo, sejam cidadãos brasileiros, não sejam portadores de diploma de curso superior e possuam renda familiar mensal, per capita, não superior ao valor de um salário-mínimo e meio.

O candidato que desejar concorrer às vagas de bolsistas integrais deverá informar tal condição no formulário de inscrição e comparecer na PUC Minas Poços de Caldas, situada na avenida Pe. Francis Cletus Cox, 1.661, de 1º a 11 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para preencher formulário próprio, assinar declaração e entregar documentação requerida.

O resultado do processo seletivo será divulgado até 15 de dezembro deste ano. A matrícula dos aprovados em primeira chamada será nos dias 18 e 19 de dezembro, das 8h às 19h. Os aprovados em segunda chamada farão matrícula no dia 20 e 21 de dezembro, no mesmo horário.

As aulas se iniciarão em 20 de dezembro de 2017 e poderão ser interrompidas durante o recesso escolar da Universidade, previsto para ocorrer no período entre 23 de dezembro de 2017 e 31 de janeiro de 2018.

Projeto pedagógico

O Curso de Medicina em Poços de Caldas mantém o projeto pedagógico do curso já implantado em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, com formação integral e enfoque no atendimento, em sintonia com a formação humanística que caracteriza a qualidade de ensino PUC Minas. Dessa forma, os alunos aprenderão não apenas os conceitos e as técnicas clínicas e cirúrgicas, mas também as habilidades e atitudes que valorizam o cuidado e humanizam o exercício da profissão.

A aprovação para o funcionamento do novo curso de Medicina foi concedida em um processo inédito, em 2015, realizado pelo MEC em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do programa Mais Médicos, que traça como meta alcançar uma relação de 2,7 médicos por mil habitantes – similar à dos países desenvolvidos. A escolha dos projetos foi feita por meio de editais de chamamento público de ampla concorrência, que contemplava municípios que não ofereciam formação médica e Instituições de Ensino Superior (IES) instaladas nessas cidades. Na seleção dos municípios, além da inexistência de curso no local, foram exigidos requisitos baseados na proporção de vagas e médicos por habitante e tamanho da população atendida, entre outros critérios.

Já a análise das propostas das instituições de ensino superior levou em consideração a aprovação do projeto pedagógico do curso, o plano de desenvolvimento de docência, a infraestrutura da unidade que vai abrigá-lo, o plano de contrapartida com o município para utilização de unidades hospitalares, a capacidade econômico-financeira da mantenedora e sua regularidade jurídica e fiscal. Foram 215 instituições inscritas em todo o país -  e, dessas, 37 foram selecionadas.

Outras informações: (31) 3319-4444.

:: Volta ::

20 anos do Programa de Pós-graduação em Direito

O Congresso Internacional comemorativo dos 20 anos do Programa de Pós-graduação em Direito acontecerá de terça a quinta, 5 a 7, no Museu de Ciências Naturais.

34º Mostra de Trabalhos da Escola de Teatro

Até 10 de dezembro, a Escola de Teatro PUC Minas apresenta a 34ª Mostra de Trabalhos de Final de Curso. Os espetáculos ocorrem no Espaço Cultural da Escola (entrada pelo acesso 9 na av. 31 de Março, prédio 20), Campus Coração Eucarístico. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível. As senhas serão distribuídas uma hora antes das apresentações, sujeito a lotação.

Na Sala de Aula - Homenagem a Antonio Candido

O Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros (Cespuc), do Programa de Pós-graduação em Letras, com apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, de Portugal -, realiza nesta segunda-feira, 4 de dezembro, o Na Sala de Aula - Homenagem a Antonio Candido. O evento será às 14h, no Campus Coração Eucarístico.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Aprofundamento Bíblico-Teológico

O Centro de Formação de Agentes de Pastoral (Cefap), do Anima PUC Minas - Sistema Avançado de Formação - está com inscrições abertas para o módulo O Pai e o Filho no Evangelho de João, integrante do Curso de Aprofundamento Bíblico-Teológico. O módulo será ministrado de 20 de fevereiro a 26 de junho, às terças-feiras, no Campus Coração Eucarístico.

Celebração Eucarística para o Natal

No dia 15, haverá celebração eucarística em preparação para o Natal e abertura do Ano Jubilar da PUC Minas. Será presidida pelo grão-chanceler, no Campus Coração Eucarístico.

Comissão da Verdade: relatório final

O Relatório Final da Comissão da Verdade em MG, coordenada pelo professor Robson Sávio, coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos, será lançado no dia 13 de dezembro.

Curso Intensivo de Teologia

Estão abertas, até 15 de dezembro, as inscrições para nova etapa do Curso Intensivo de Teologia, promovido pelo Cefap, órgão do Anima PUC Minas - Sistema Avançado de Formação - e da Arquidiocese de Belo Horizonte. O curso é destinado a agentes pastorais, professores, religiosos e a todos que queiram aprofundar a fé cristã ou com ela dialogar.

Cursos de mosaico e musicalização infantil

A Secac, por meio da Escola de Artes PUC Minas, oferecerá, a partir de março de 2018, cursos de mosaico artístico e de musicalização infantil. As inscrições estão abertas até 9 de fevereiro, pela internet. O curso de mosaico artístico é destinado a pessoas a partir de 16 anos e o de musicalização infantil para crianças de 8 a 12 anos.

Inscrições para ingresso no mestrado e doutorado em Odontologia

O mestrado acadêmico e o doutorado em Odontologia estão com inscrições abertas, até 8 de fevereiro, para processo seletivo de novos alunos. Confira.

IV Semana Jurídica do Curso de Direito da Praça da Liberdade

A IV Semana Jurídica do Curso de Direito da Praça da Liberdade: Ensino, Pesquisa e Extensão, uma promoção da Coordenação do Curso, prossegue até esta quinta, 7. A programação conta com diversas palestras e minicursos ministrados por especialistas e professores da PUC Minas. O evento é aberto aos alunos de Direito e a estudantes interessados nas temáticas apresentadas.

Jornada da inclusão e encontro do emprego apoiado

De terça a quinta, 5 a 7, serão realizados a II Jornada Internacional da Inclusão e o II Encontro Nacional do Emprego Apoiado, com o objetivo de promover a difusão de metodologias e técnicas utilizadas para a promoção da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, com ênfase no desenvolvimento das habilidades e competências das pessoas para a inclusão no trabalho. O evento será no Teatro João Paulo II, Campus Coração Eucarístico.

Migra Voz: concurso de canto entre imigrantes

Uma parceria entre a Pastoral Universitária, o Curso de Serviço Social da PUC Minas e a Prefeitura de Contagem, o 1º Concurso de canto entre os imigrantes da região metropolitana de Belo Horizonte, o Migra Voz, é realizado pela Kore Ayisen (Associação dos Haitianos), com o tema Natal fora de Casa. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, 7 de dezembro.

Palestra sobre inclusão de pessoas com deficiência

O Grupo de Estudos em Gestão, Diversidade e Inclusão, do Programa de Pós-graduação em Administração, irá promover, nesta segunda-feira, 4 de dezembro, palestra em que serão compartilhadas as experiências do Instituto Universitário de Integração na Comunidade (Inico), que desenvolve, há 20 anos, pesquisas relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência.

Pós-graduação lato sensu: inscrições abertas

A PUC Minas está com inscrições abertas, até 23 de fevereiro, para mais de 300 cursos de pós-graduação lato sensu em diversas áreas do conhecimento. As inscrições, no valor de R$40, são para as ofertas de especialização, master e pós-especialização. Já para os cursos de pós-graduação a distância, as inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 26 de fevereiro. Também estão abertas as inscrições, até 26 de fevereiro, para os cursos de pós-graduação com foco na formação de professores, oferecidos pelo IEC PUC Minas, agora na modalidade presencial.

Pró-reitor é eleito secretário de Finanças do Foprop

O pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot, foi eleito secretário de Finanças na Diretoria Executiva do Foprop para 2017-2018.

Professora participa de evento no Congresso Nacional

No dia 6 de dezembro, no Congresso Nacional, em Brasília, a coordenadora do Curso de Relações Internacionais do Campus Poços de Caldas, professora Carolina Boniatti Pavese, participará como palestrante convidada do evento Enfrentando Desafios: Europa, Brasil e Governança Global. A professora palestrará sobre a cooperação Brasil-UE em mudanças climáticas.

Programa Parceiros na Educação: parceria com a Prefeitura de Contagem

A Prefeitura de Contagem é a mais nova conveniada ao programa Parceiros na Educação, iniciativa da PUC Minas que oferece aos colaboradores de empresas e instituições o ingresso em cursos de graduação da Universidade em condição especial de desconto corporativo. Servidores públicos do município, ativos e inativos, e seus dependentes - cônjuges e filhos - poderão obter desconto de 20% sobre o valor das suas semestralidades, observadas as demais condições previstas no contrato.

PUC Minas: desempenho positivo no IGC 2016

A PUC Minas obteve o conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade do MEC, referente ao Ciclo Avaliativo de  2016.

Resultado do Vestibular: matrículas a partir do dia 12

Divulgado o resultado com os aprovados em primeira chamada ao vestibular. A lista inclui os aprovados pelo sistema de provas e pela nota no Enem. Matrículas a partir do dia 12.

XIII Seminário do Pibid

O XIII Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) prosseguirá nesta segunda e quarta-feira, 4 e 6 de dezembro, com apresentação, por área, dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. No dia 4 será das 9h às 12h, no auditório do Museu, e no dia 6, das 14h às 16h30, no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico.

XVIII Semana de Entretenimento, Jogos e Animação

Os Cursos de Jogos Digitais das unidades São Gabriel e Praça da Liberdade promovem, nesta quarta e quinta, 6 e 7, a XVIII Semana de Entretenimento, Jogos e Animação (Seja), na Unidade São Gabriel. O evento é aberto ao público em geral. Haverá palestras gratuitas sobre artes, programação, game design e troca de experiência com profissionais convidados.

XXVII Encontro da Compós

O Campus Coração Eucarístico sediará, de 5 a 8 de junho de 2018, o XXVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós). Interessados na submissão de artigos para apresentação deverão inscrevê-los de 15 de janeiro a 19 de fevereiro. A divulgação da relação dos trabalhos aprovados será até 2 de abril.

Topo

biblioteca

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial