PUC Informa PUC Informa

9 a 15 de outubro de 2017

PUC Informa

Campus em Nova Lima: projeto futuro

“A PUC Minas e o Colégio Santa Maria, mantidos pela Sociedade Mineira de Cultura, quando se instalam em determinado lugar, instala-se ali a Arquidiocese de Belo Horizonte, com a forma e o rosto da educação”. A afirmação foi feita pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante a solenidade de assinatura de Protocolo de Intenções, entre a CSul Desenvolvimento Urbano e a Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da PUC Minas e do Colégio Santa Maria, para implantação de campus da Universidade e uma unidade do Colégio, a serem instalados na região do Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, na região metropolitana. A assinatura do Protocolo de Intenções ocorreu na última quinta-feira, 5 de outubro, com a presença do grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Sociedade Mineira de Cultura, e Maury Fonseca Bastos, presidente da CSul Desenvolvimento Urbano. A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio Cristo Rei, bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

A PUC Minas planeja ofertar no novo campus cursos de graduação e pós-graduação em uma área cedida pela CSul, de aproximadamente 98.000m², dos quais 43.000m² serão de área verde.

“A instituição Igreja é a maior e melhor instituição em toda a história da humanidade quando pensamos a educação”, pontuou Dom Mol. “Quando for possível a instalação (do Colégio Santa Maria e da PUC Minas), ali vai se instalar o rosto da Arquidiocese de Belo Horizonte, com o colégio destinado a crianças em idades muito tenras, que posteriormente poderão seguir os estudos na PUC Minas, até o doutorado”. O reitor disse que a dignidade humana precisa ser cuidada de modo especial na sociedade atual, podendo a educação contribuir de fato com a construção do ser humano e de uma sociedade melhor.

Dom Walmor classificou o empreendimento da CSul como projeto importante, grandioso e fundamental para Nova lima, região metropolitana e para o Estado de Minas Gerais, com a presença qualificada da PUC Minas e do Colégio Santa Maria. Assinatura do Protocolo de Intenções que se dá na primeira Cúria da Arquidiocese de Belo Horizonte na capital mineira, disse ele, referindo-se à iniciativa de Dom Antônio dos Santos Cabral, então arcebispo metropolitano de Belo Horizonte. “Ao olharmos para esse projeto grandioso, olhamos para a figura dele”, disse, citando que a Igreja chegou a influenciar o quadro urbanístico da nova capital e que o mesmo caminho se segue com a construção da Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, região da Pampulha. “Nos sentimos confortáveis e em comunhão nesse passo a ser dado pela PUC Minas e pelo Colégio Santa Maria, consolidando a vocação da Arquidiocese de Belo Horizonte na tradição bimilenar da Igreja na promoção do cuidado aos mais pobres e à cultura”, disse.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Nova Lima, Vitor Penido de Barros, acompanhado de secretários; de Roberto Mário Gonçalves Soares Filho, presidente do Conselho Administrativo do Grupo CSul, e acionistas e demais representantes da Csul; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deputado federal Miguel Corrêa, representando o governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel. Participaram, ainda, a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes;  o chefe de Gabinete do Reitor, professor Paulo Roberto de Sousa Minas; os professores Rômulo Albertini Rigueira, diretor de Infraestrutura da SMC e pró-reitor de Logística e Infraestrutura da PUC Minas; Paulo Sérgio Gontijo do Carmo, diretor de Finanças e Controladoria da SMC e pró-reitor de Gestão Financeira da PUC Minas; Sérgio Silveira Martins, diretor de Recursos Humanos da SMC e pró-reitor de RH da PUC Minas. E, por parte do Colégio Santa Maria, a diretora-geral, professora Juliana de Carvalho Moreira, e padre Márcio Ribeiro de Souza, diretor-geral religioso.

Ex-aluno da PUC Minas, Maury Bastos disse que apoiar a educação é um dos motivos mais importantes para a assinatura do Protocolo de Intenções entre a maior universidade privada do País, uma das mais importantes instituições de educação do Brasil, e a maior empresa de desenvolvimento urbano do país, ressaltou.

Para o prefeito de Nova Lima, o município se sente premiado com a doação do terreno pelo CSul à Sociedade Mineira de Cultura, sendo a PUC Minas uma das maiores instituições de Minas e do Brasil.

Considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil e reconhecida pela Congregação para a Educação Católica, do Vaticano, como a maior Universidade Católica do mundo, a PUC Minas atualmente conta com sete campi, localizados nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia, além de três unidades – Barreiro, Praça da Liberdade e São Gabriel. Na graduação, são ofertados 102 cursos de bacharelado, sendo dois ministrados a distância, 12 cursos de licenciatura e sete cursos de graduação tecnológica. Na pós-graduação, são 17 programas stricto sensu – mestrado e doutorado –  e 365 cursos lato sensu.

O novo campus pretende ampliar a área de atuação da Universidade e também participar do projeto de centralidade proposto pela CSul que, por meio de um planejamento territorial ordenado, irá disponibilizar espaços urbanos capazes de reunir em um só lugar infraestrutura para estudar, morar, trabalhar, ter acesso à cultura e meio ambiente, proporcionando qualidade e conforto para o desempenho das atividades da vida cotidiana.

Rossana Magri
Dom Walmor presidiu solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções entre a CSul e a Sociedade Mineira de Cultura
Dom Walmor presidiu solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções entre a CSul e a Sociedade Mineira de Cultura
:: Volta ::

4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política: inscrições

As inscrições para participar no 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política estão abertas. O evento acontecerá no dia 25 de novembro, no Campus Coração Eucarístico.

Con(di)vergências Filosóficas

O projeto de extensão e de pesquisa do Curso de Filosofia prossegue nesta terça-feira, 10 de outubro, no Campus Coração Eucarístico, com a 2ª edição do Con(di)vergências Filosóficas. O tema é Gênero e Identidade em Deleuze/Guattari e Judith Butler. O evento promove a apresentação de múltiplas correntes de pensamentos filosóficos em incentivo ao debate e pesquisa.

Congresso sobre democracia, decolonialidade e direitos humanos

As inscrições para o Congresso Internacional sobre Democracia, Decolonialidade e Direitos Humanos estão abertas. O evento, promovido pelos Programas de Pós-graduação em Direito da PUC Minas, da Faculdade de Direito Milton Campos e da Faculdade Damas, acontecerá nos dias 21 de outubro, na Faculdade de Direito das Faculdades Milton Campos, e de 25 a 27 de outubro, na Unidade Praça da Liberdade da PUC Minas.

Experiências significativas de evangelização

O Observatório da Evangelização, órgão do Anima PUC Minas, realizará nesta segunda, 9, o II Fórum de Experiências Significativas de Evangelização, no Campus Coração Eucarístico.

Exposição Natureza: formas e cores

Está aberta à visitação, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), Campus Coração Eucarístico, a exposição Natureza: formas e cores, de autoria do professor Orozimbo Marinho de Almeida, do Departamento de Matemática e Estatística, no Curso de Ciência da Computação. A mostra exibe a perspectiva do professor sobre paisagens e natureza morta.

I Simpósio de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião

Será realizado entre os dias 25 e 27 de outubro o I Simpósio de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião. O evento terá transmissão on-line, das palestras e atividades do evento, pelas mídias sociais. Em parceria com o Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista), o simpósio tem a perspectiva de fomentar a discussão a respeito da identidade das produções acadêmicas constituídas na Filosofia, Teologia e Ciências da Religião, na América Latina.

III Seminário de Educação - A Reforma do Ensino Médio

O Programa de Pós-graduação lato sensu Formação e Aprimoramento de Professores promove, no dia 23, no auditório do Museu de Ciências Naturais, o III Seminário de Educação - A Reforma do Ensino Médio, com o objetivo de levantar a discussão de temas relevantes para os professores que atuam na educação infantil, ensino fundamental e médio. As inscrições são gratuitas.

Inscrições abertas para o VI Congresso Internacional da Abramd

O VI Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd) acontecerá no Campus Coração Eucarístico, de 7 a 10 de novembro. Serão abordadas diversas temáticas.

Inscrições para ingresso no mestrado e doutorado

Alguns programas de pós-graduação stricto sensu estão com inscrições abertas para processo seletivo de novos alunos ao mestrado e/ou doutorado. Também está disponível o edital para disciplina isolada no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica. Confira.

Intercâmbio 2º/2018 e 1º/2019: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os programas de intercâmbio da Assessoria de Relações Internacionais, da Seplan da PUC Minas, a serem realizados no 2º/2018 e 1º/2019. São quatro editais disponíveis divididos de acordo com os idiomas e os cursos em que as aulas serão ministradas (inglês, espanhol, francês e português). As inscrições serão nos dias 24 e 25 de outubro.

IV Encontro Regional do Gepop-Clacso

Nesta segunda, 9, o Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social, do Programa de Pós-graduação em Administração, realiza o IV Encontro Regional do Gepop-Clacso.

IV Seminário Internacional de Arte

Buscando promover diálogos criativos entre a dança, a ginástica e teatro, assim como a aproximação entre departamentos acadêmicos e produções nessas áreas, o Departamento de Educação Física da PUC Minas, em parceria com a UFMG, Uemg, UFV e Unifem, promoverá, no Campus Coração Eucarístico, o IV Seminário Internacional de Arte, nos dias 27 e 28 de outubro. As inscrições vão até o dia 15 de outubro.

Lazer 3D - Mostra Fotográfica e Audiovisual

O evento Lazer 3D - Mostra Fotográfica e Audiovisual, a ser promovido pelo Curso de Educação Física, acontecerá no dia 1º de novembro, no hall do Teatro João Paulo II, Campus Coração Eucarístico. O objetivo é expressar, contar e demonstrar experiências adquiridas pelos próprios alunos ao visitar alguns espaços de lazer como, por exemplo, o Museu de Inhotim, o Circuito da Praça da Liberdade, campo de futebol, a Serra do Cipó, entre outros, expressadas por meio de registros fotográficos e audiovisuais.

MiniOnu receberá cerca de mil alunos do ensino médio

O Departamento de Relações Internacionais realiza, de quinta a domingo, 12 a 15 de outubro, no Campus Coração Eucarístico, o 18º MiniOnu. A simulação da Organização das Nações Unidas objetiva discutir temas internacionais com alunos do ensino médio. São esperados mais de mil alunos desse nível de ensino. O evento terá também a participação de cerca de 215 estudantes dos cursos da PUC Minas de Relações Internacionais, de Jornalismo e de Psicologia.

Prêmio UFMG de Teses

O professor Vagner Antônio Marques, do Departamento de Ciências Contábeis da PUC Minas, participará, no dia 19 de outubro, no auditório da Reitoria da UFMG, da solenidade de entrega do Prêmio UFMG de Teses 2017. O prêmio é fruto de sua tese defendida em 2016, classificada como a melhor apresentada naquele ano no Programa de Pós-graduação em Administração da UFMG.

Professores integram Comissão de Direito Civil da OAB-MG

Professores da Faculdade de Direito da PUC Minas foram empossados na Comissão de Direito Civil da Ordem dos Advogados do Brasil - Minas Gerais pelo também professor da PUC Minas e presidente da OAB, Antônio Fabrício Gonçalves. Confira. A criação da comissão foi aprovada na última reunião do Conselho Seccional da OAB-MG realizada em agosto.

Projeto Formei. E agora?: carreira e mercado de trabalho

A Pós-graduação PUC Minas realiza, durante o mês de outubro, o Formei. E agora?, nos campi Betim, Coração Eucarístico e Contagem e nas unidades Barreiro e São Gabriel. O objetivo da ação é proporcionar aos alunos que estão se formando na Universidade uma reflexão sobre carreira profissional e mercado de trabalho, além de informações sobre as possibilidades de educação continuada que a PUC Minas oferece.

Provimento interno de vagas para docentes

Estão abertas, até esta segunda-feira, 9 de outubro, as inscrições para o Processo de Provimento Interno de Vagas para Docentes para o 1º Semestre de 2018.

PUC Minas participa da campanha Outubro Rosa

As fachadas da maioria dos campi e unidades da PUC Minas estão iluminadas com refletores cor-de-rosa durante este mês, representando o apoio da Universidade à campanha Outubro Rosa, com o objetivo de estimular a realização de exames preventivos contra o câncer de mama.

V Fórum Mineiro sobre os
Direitos do Idoso

O V Fórum Mineiro sobre os Direitos do Idoso, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio dos núcleos de Meios Ambiente e Saúde e Direitos Humanos e Inclusão, será realizado nesta terça e quarta-feira, 10 e 11 de outubro, no Campus Coração Eucarístico. O tema central do fórum nesta edição é Envelhecimento e Políticas de Cuidado. O evento é aberto ao público em geral e as inscrições são gratuitas. As vagas são limitadas.

Vestibular para o ano de 2018: inscrições abertas

O Vestibular, destinado ao preenchimento de vagas dos cursos de graduação para 2018, está com inscrições abertas pelo sistema de provas e pela nota no Enem.

Topo

Oportunidades
Programa Launch de apoio a empreendedores
 
biblioteca

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial