PUC Informa PUC Informa

28 de agosto a 3 de setembro de 2017

PUC Informa

São Gabriel: Semana de Ciência, Arte e Política

A Semana de Ciência, Arte e Política (Scap 2017), que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de setembro na Unidade São Gabriel, terá como tema Porque os Tempos estão Mudando. As discussões abordarão as transformações na política, no país e na vida social, as transformações ocorridas a partir do uso das tecnologias da informação, pela influência das mídias e das novas plataformas de comunicação no entendimento de mundo e no acesso e universalização da informação, possibilitando o fenômeno da pós-verdade. Os temas questionam os novos tempos, como essas transformações afetam a todos e como o modo de vida de cada um influencia o mundo.

A estruturação do evento será a mesma dos anos anteriores, com a realização de conferências, oficinas de extensão em escolas públicas, oficinas de formação para alunos e a realização do Seminário de Iniciação Científica.

O evento contará também com exposição fotográfica na Galeria LabSG; feira de comida e artesanato, performances, intervenções artísticas e cortejo de abertura pelas ruas do bairro.

No dia 2 de setembro, a programação prevê a realização do evento Tenda da Leitura na praça Zoli Franca, localizada próxima à Unidade São Gabriel. No dia das atividades, o público poderá participar de contação de histórias e troca de livros. Como toda a programação do evento, a participação no Tenda da Leitura é aberta ao público externo e é gratuita. As novidades do evento estão disponíveis no facebook.com/scap.sg.

Oficinas

A PUC Minas oferece 14 oficinas gratuitas destinadas à comunidade, ministradas por alunos, sob a supervisão de professores. Elas acontecem nos dias 4, 5 e 6 de setembro, no período da tarde, e são parte da programação da Semana de Ciência, Arte e Política. Algumas delas acontecem em espaços parceiros, como Ceduc - Virgílio Resi, Projeto Vila Fátima, Obra Social Paróquia Nossa Senhora da Anunciação e Fundação Herdar.

As inscrições são feitas pelo telefone (31) 3439-5270 ou pelo e-mail coordextensao.sg@pucminas.br. Mais informações sobre as oficinas e a programação da SCAP: pucminas.br/scap.

Confira a relação de oficinas ofertadas:

Oficina: A Terra está aquecendo?
5 de setembro, das 14h às 17h
Público-alvo: alunos do ensino médio interessados em Jogos Digitais, Engenharia de Computação, Engenharia Aeronáutica e Engenharia Mecânica.

Oficina: A terra está com sede?
6 de setembro, das 14h às 17h
Público-alvo: alunos do ensino médio interessados em Jogos Digitais, Engenharia de Computação, Engenharia Aeronáutica e Engenharia Mecânica.

Oficina: Auxiliar Administrativo - Capacitação técnica e atitude no trabalho
4, 5 e 6 de setembro, das 13h30 às16h30
Público-alvo: interessados em aprender as atividades inerentes à função de um Auxiliar Administrativo.

Oficina: Como economizar dinheiro no dia-a-dia
5 de setembro, das 14h às 17h
Público-alvo: alunos do ensino médio

Oficina: Conquistando a Vaga de Trabalho
4 e 6 de setembro, das 14h às 17h
Público-alvo: jovens de 15 a 20 anos que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

Oficina: Construindo o Meu Projeto de Vida
5 de setembro, das 14h às 17h
Público-alvo: alunos do ensino médio (a partir de 15 anos).

Oficina: Educação Financeira - Consumismo e Endividamento
5 de Setembro, das 14h às 16h30
Público-alvo: adultos ou jovens

Oficina: Etiqueta social no trabalho
4 e 6 de setembro, das 14h às 17h
Público-alvo: alunos do ensino médio.

Oficina: Gestão Financeira para o Microempreendedor
4 de setembro, das 14h às 17h
Público-alvo: empreendedores

Oficina: Igualdade e desigualdade nas relações sociais, comunitárias, familiares e afetivo-sexuais
4 de setembro, das 14h às 16h30
5 de setembro, das 14h às 16h30  
Público-alvo: Adultos, jovens ou crianças.

Oficina: Lógica de Programação em Scratch
4, 5 e 6 de setembro, das 14h às 17h
Público-alvo: alunos a partir da sexta série do ensino fundamental.

Oficina: Marketing digital para jovens - acessos e possibilidades na web
4 e 6 de setembro, das 14h às 16h
Público-alvo: jovens de 14 a 18 anos 

Oficina: Oficina de Fanzine
4 e 6 de setembro, das 14h às 17h
Público-alvo: crianças e adolescentes associados a projetos sociais e/ou escolas públicas.

Oficina: Robótica Educacional
4, 5 e 6 de setembro, das 14h às 17h
Público-alvo: alunos a partir da sexta série do ensino fundamental.

:: Volta ::

20ª Jornada Odontológica e 8º Encontro de Pesquisa

A 20ª Jornada Odontológica do Departamento de Odontologia e o 8º Encontro de Pesquisa acontecerão de quarta a sábado, 30 de agosto a 2 de setembro, no Campus Coração Eucarístico. As inscrições estão abertas. A Jornada tem o tema central Odontologia: um retrato da atualidade.

Direitos Humanos em Tempos Sombrios

O secretário Estadual para os Direitos Humanos e o prof. Robson Sávio são os convidados do evento ContraPonto, nesta quarta, com o tema Direitos Humanos em Tempos Sombrios.

Lean Startup: Desenvolvendo Startups Eficientes de Base Tecnológica

O curso de extensão Lean Startup: Desenvolvendo Startups Eficientes de Base Tecnológica está com inscrições abertas até este domingo, 3. O objetivo é promover a capacitação dos alunos em conceitos e métodos que apoiam a criação de empresa de base tecnológica sob a perspectiva do Lean Startup. As aulas serão ministradas nos dias 11 e 12 de setembro.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Aula inaugural de Cinema e Publicidade e Propaganda

Os cursos de Cinema e Audiovisual e Publicidade e Propaganda realizarão, nesta quarta, 30, um bate-papo com o sociólogo e político Juca Ferreira, no Campus Coração Eucarístico.

Betim: campanha de prevenção à leishmaniose

A PUC Minas Betim, por meio do Curso de Medicina Veterinária, realiza, neste mês, o 1º Agosto Verde: mês de prevenção à leishmaniose. A campanha é uma iniciativa pioneira no Brasil e visa conscientizar a comunidade, além de implementar ações que busquem a diminuição da doença no Estado.

Bolsas de estudo: Fórmula Santander Universidades

Até esta quinta, 31, estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas de Estudo Fórmula Santander Universidades. A iniciativa incentiva e promove a mobilidade de estudantes de graduação, durante um semestre letivo, entre universidades parceiras do Santander e da PUC Minas. A Universidade dispõe de três bolsas para alunos regularmente matriculados.

Colóquio de Teologia: lançamento de livro

Sessão de autógrafos do livro Maria: mulher de Deus e dos pobres, de Ir. Clara Temporelli, será nesta segunda, 28, no Campus Coração Eucarístico, durante o Colóquio de Teologia.

Curso de Direito: grupos de estudo em mediação e arbitragem

Estão abertas, até esta quinta-feira, 31 de agosto, as inscrições para estudantes do Curso de Direito da PUC Minas interessados em participar dos grupos de estudo sobre mediação empresarial (Gemede) e arbitragem (Gearb), preparatórios para competições na área. A participação do aluno será convertida em horas de Atividades Complementares.

Edital FIP: inscrições abertas até esta segunda

Até esta segunda-feira, 28 de agosto, estão abertas as inscrições para o processo de seleção de propostas para desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP) da PUC Minas - 1º semestre de 2018. Os autores dos projetos de pesquisa nas modalidades FIP-Universal e FIP-Inovação deverão ser professores integrantes da Carreira Docente da Universidade, podendo abranger temas de livre escolha.

Editora PUC Minas lança livraria virtual

A Editora PUC Minas vai lançar sua livraria virtual no dia 4 de setembro, pelo site editora.pucminas.br. Haverá promoções de inauguração no primeiro mês de funcionamento.

Evento discute as drogas como dispositivo contemporâneo

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais promove a palestra Drogas como Dispositivo Contemporâneo. Miséria Política ou Miséria Urbana no Brasil, a ser ministrada pelo professor Rubens de Camargo Ferreira Adorno, da Universidade de São Paulo (USP). O evento será no dia 15 de setembro, às 14h, no prédio Emaús.

Extensão: Edital de Projetos para execução em 2018

As inscrições das propostas de projetos de extensão para execução em 2018 podem ser feitas até 18 de setembro. A novidade é a forma de submissão da proposta que deverá ser feita pelo Sistema de Gestão de Projetos e Convênios (GPC). O edital destina-se ao fomento de projetos interdisciplinares, novos ou de continuidade, que explicitem consonância com a Política de Extensão Universitária, com o Regulamento da Proex e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Guias orientam alunos sobre a vida acadêmica na Universidade

Alunos da graduação e graduação tecnológica dispõem do Guia do Aluno e do Guia Prático do Aluno, conteúdos para informar sobre as normas, regulamentos e diretrizes que orientam a vida acadêmica, assim como os serviços que a Universidade coloca ao seu dispor, como membro da comunidade universitária. Os guias são disponibilizados no SGA e no site da Universidade.

I Simpósio Mineiro de Gestão: inscrições abertas

As inscrições para o I Simpósio Mineiro de Gestão (Simge) estão abertas. Interessados em participar do evento podem fazer a inscrição até esta sexta-feira, 1º de setembro. O simpósio, que tem como tema Inovação e Sustentabilidade, acontecerá de 18 a 20 de setembro, na Unidade Barreiro. A programação conta com profissionais da indústria e convidados de renome nacional.

II Salão Nacional do Turismo Religioso

Estão abertas as inscrições para o II Salão Nacional do Turismo Religioso, que acontecerá de sexta a domingo, 1º a 3 de setembro, no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas, em Caeté. O tema principal do encontro será o Caminho Religioso da Estrada Real, com o objetivo de divulgar e planejar ações integradas para o desenvolvimento do roteiro.

Inscrições para ingresso no mestrado e doutorado

Os Programas de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia e em Ensino de Ciências e Matemática estarão com inscrições abertas para processo seletivo de novos alunos ao mestrado e/ou doutorado. Confira.

Maior rota de turismo religioso do Brasil será lançada nesta sexta

Maior rota de turismo religioso do Brasil, o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), que tem a PUC Minas como um de seus principais articuladores, será lançado nesta sexta-feira, 1º de setembro. A rota ligará o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), trajeto que percorrerá 32 municípios mineiros e outros seis paulistas.

Mestrado em Comunicação Social: oficina para alunos do ensino médio

Mestrandos do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social - Interações Midiáticas, juntamente com o coordenador, professor Mozahir Salomão Bruck, vão iniciar, no mês de setembro, oficinas para alunos do ensino médio da Escola Estadual Padre João Botelho, no Bairro das Indústrias, região do Barreiro, em Belo Horizonte.

Onça-parda vai integrar acervo do Museu de Ciências Naturais

O Museu de Ciências Naturais recebeu o corpo da onça-parda que invadiu uma empresa em Betim, no dia 21 de agosto, e foi morta por um vigilante que foi surpreendido pelo animal. Este é o primeiro exemplar da espécie Puma concolor na coleção do Museu. Após ser taxidermizada, a onça, que é ameaçada de extinção, irá integrar o acervo da coleção científica de Mastozoologia. A previsão é que até o final do ano todo o processo esteja finalizado.

Pesquisador sênior selecionado pelo Programa Cátedra Rio Branco

O professor Carlos Aurélio Pimenta de Faria, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS), do Departamento de Ciências Sociais e do Curso de Relações Internacionais da PUC Minas, foi o pesquisador sênior selecionado pelo Programa Cátedra Rio Branco - Universidade de Oxford, Reino Unido 2017/2018.

Pós-graduação a distância: inscrições abertas

A PUC Minas Virtual está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância. As inscrições são gratuitas. Neste semestre são ofertadas especializações a distância nas áreas de Comunicação, Direito, Engenharia, Gestão, Informática e Saúde.

Seminário Acordo Brasil-Santa Sé

O Seminário Acordo Brasil-Santa Sé será realizado nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de agosto, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucarístico.

Topo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial