PUC Informa PUC Informa

15 a 21 maio de 2017

PUC Informa

CNBB divulga nota sobre o atual momento brasileiro

Durante entrevista coletiva de imprensa no dia 4 de maio, na 55ª Assembleia Geral dos Bispos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota intitulada O Grave Momento Nacional. No comunicado, a CNBB afirmou que se sente no dever de apresentar suas reflexões e apreensões aos cristãos, "diante da delicada conjuntura política, econômica e social". A 55ª Assembleia teve a participação, entre outros bispos, do grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do reitor da Universidade e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Leia a nota na íntegra:

O GRAVE MOMENTO NACIONAL

"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça" (Mt 6,33)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por ocasião de sua 55ª Assembleia Geral, reunida em Aparecida-SP, de 26 de abril a 5 de maio de 2017, sente-se no dever de, mais uma vez, apresentar à sociedade brasileira suas reflexões e apreensões diante da delicada conjuntura política, econômica e social pela qual vem passando o Brasil. Não compete à Igreja apresentar soluções técnicas para os graves problemas vividos pelo País, mas oferecer ao povo brasileiro a luz do Evangelho para a edificação de "uma sociedade à medida do homem, da sua dignidade, da sua vocação" (Bento XVI – Caritas in Veritate, 9).

O que está acontecendo com o Brasil? Um País perplexo diante de agentes públicos e privados que ignoram a ética e abrem mão dos princípios morais, base indispensável de uma nação que se queira justa e fraterna. O desprezo da ética leva a uma relação promíscua entre interesses públicos e privados, razão primeira dos escândalos da corrupção. Urge, portanto, retomar o caminho da ética como condição indispensável para que o Brasil reconstrua seu tecido social. Só assim a sociedade terá condições de lutar contra seus males mais evidentes: violência contra a pessoa e a vida, contra a família, tráfico de drogas e outros negócios ilícitos, excessos no uso da força policial, corrupção, sonegação fiscal, malversação dos bens públicos, abuso do poder econômico e político, poder discricionário dos meios de comunicação social, crimes ambientais (cf. Documentos da CNBB 50– Ética, Pessoa e Sociedade – n. 130)

O Estado democrático de direito, reconquistado com intensa participação popular após o regime de exceção, corre riscos na medida em que crescem o descrédito e o desencanto com a política e com os Poderes da República cuja prática tem demonstrado enorme distanciamento das aspirações de grande parte da população. É preciso construir uma democracia verdadeiramente participativa. Dessa forma se poderá superar o fisiologismo político que leva a barganhas sem escrúpulos, com graves consequências para o bem do povo brasileiro.

É sempre mais necessária uma profunda reforma do sistema político brasileiro. Com o exercício desfigurado e desacreditado da política, vem a tentação de ignorar os políticos e os governantes, permitindo-lhes decidir os destinos do Brasil a seu bel prazer. Desconsiderar os partidos e desinteressar-se da política favorece a ascensão de "salvadores da pátria" e o surgimento de regimes autocráticos. Aos políticos não é lícito exercer a política de outra forma que não seja para a construção do bem comum. Daí, a necessidade de se abandonar a velha prática do "toma lá, dá cá" como moeda de troca para atender a interesses privados em prejuízo dos interesses públicos.

Intimamente unida à política, a economia globalizada tem sido um verdadeiro suplício para a maioria da população brasileira, uma vez que dá primazia ao mercado, em detrimento da pessoa humana e ao capital em detrimento do trabalho, quando deveria ser o contrário. Essa economia mata e revela que a raiz da crise é antropológica, por negar a primazia do ser humano sobre o capital (cf. Evangelii Gaudium, 53-57). Em nome da retomada do desenvolvimento, não é justo submeter o Estado ao mercado. Quando é o mercado que governa, o Estado torna-se fraco e acaba submetido a uma perversa lógica financista. Recorde-se, com o Papa Francisco, que "o dinheiro é para servir e não para governar" (Evangelii Gaudium 58).

O desenvolvimento social, critério de legitimação de políticas econômicas, requer políticas públicas que atendam à população, especialmente a que se encontra em situação vulnerável. A insuficiência dessas políticas está entre as causas da exclusão e da violência, que atingem milhões de brasileiros. São catalisadores de violência: a impunidade; os crescentes conflitos na cidade e no campo; o desemprego; a desigualdade social; a desconstrução dos direitos de comunidades tradicionais; a falta de reconhecimento e demarcação dos territórios indígenas e quilombolas; a degradação ambiental; a criminalização de movimentos sociais e populares; a situação deplorável do sistema carcerário. É preocupante, também, a falta de perspectivas de futuro para os jovens. Igualmente desafiador é o crime organizado, presente em diversos âmbitos da sociedade.

Nas cidades, atos de violência espalham terror, vitimam as pessoas e causam danos ao patrimônio público e privado. Ocorridos recentemente, o massacre de trabalhadores rurais no município de Colniza, no Mato Grosso, e o ataque ao povo indígena Gamela, em Viana, no Maranhão, são barbáries que vitimaram os mais pobres. Essas ocorrências exigem imediatas providências das autoridades competentes na apuração e punição dos responsáveis.

No esforço de superação do grave momento atual, são necessárias reformas, que se legitimam quando obedecem à lógica do diálogo com toda a sociedade, com vistas ao bem comum. Do Judiciário, a quem compete garantir o direito e a justiça para todos, espera-se atuação independente e autônoma, no estrito cumprimento da lei. Da Mídia espera-se que seja livre, plural e independente, para que se coloque a serviço da verdade.

Não há futuro para uma sociedade na qual se dissolve a verdadeira fraternidade. Por isso, urge a construção de um projeto viável de nação justa, solidária e fraterna. "É necessário procurar uma saída para a sufocante disputa entre a tese neoliberal e a neoestatista (…). A mera atualização de velhas categorias de pensamentos, ou o recurso a sofisticadas técnicas de decisões coletivas, não é suficiente. É necessário buscar caminhos novos inspirados na mensagem de Cristo" (Papa Francisco – Sessão Plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais – 24 de abril de 2017).

O povo brasileiro tem coragem, fé e esperança. Está em suas mãos defender a dignidade e a liberdade, promover uma cultura de paz para todos, lutar pela justiça e pela causa dos oprimidos e fazer do Brasil uma nação respeitada.

A CNBB está sempre à disposição para colaborar na busca de soluções para o grave momento que vivemos e conclama os católicos e as pessoas de boa vontade a participarem, consciente e ativamente, na construção do Brasil que queremos.

No Ano Nacional Mariano, confiamos o povo brasileiro, com suas angústias, anseios e esperanças, ao coração de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Deus nos abençoe!

Aparecida – SP, 3 de maio de 2017.

Cardeal Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília
Presidente da CNBB

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

:: Volta ::

12ª edição da Mostra Tecnológica do Instituto Politécnico

Nos dias 22 de maio (das 18h30 às 22h) e 23, 24 e 25 de maio (das 8h às 12h e das 18h30 às 22h), ocorrerá a 12ª edição da Mostra Tecnológica do Instituto Politécnico (Ipuc), no pátio dos prédios 3 e 15 do Campus Coração Eucarístico. O evento é aberto ao público em geral. As inscrições dos visitantes serão realizadas no local.

19ª edição do PUC Aberta registrou número recorde de 10 mil inscritos

Com o número recorde de 10 mil inscritos, o PUC Aberta, maior programa de relacionamento da Universidade com o público externo, encerrou na sexta-feira sua 19ª edição no Campus Coração Eucarístico. O evento contou com palestra, feira de cursos e visitas guiadas para os participantes, estudantes do ensino médio e de cursos pré-vestibulares. Nos campi e unidades da região metropolitana, o PUC Aberta será realizado em setembro.

1º Seminário de Comunicação Esportiva: Ideias e Mídias

Com o objetivo de lançar um olhar crítico e reflexivo sobre um dos setores mais populares do ofício comunicacional, os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual do Campus Coração Eucarístico realizarão, de quarta a sexta-feira, 17 a 19 de maio, o 1º Seminário de Comunicação Esportiva: Ideias e Mídias.

Campus Coração Eucarístico: Seminário de Direito Penal

A Faculdade Mineira de Direito realizará, nos dias 24 e 25 de maio, o Seminário de Direito Penal, sobre o tema Delictae: estudos interdisciplinares sobre o delito. O evento, que acontecerá no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico, conferirá ao aluno quatro horas de Atividades Complementares de Graduação (ACG), por turno presente.

Cantigas Autobiográficas de Afonso X, o Sábio

O livro Cantigas Autobiográficas de Afonso X, o Sábio, organizado pela ex-professora da Universidade Ângela Vaz Leão, será lançado pela Editora PUC Minas neste sábado, 20.

Formei. E agora?: carreira e oportunidade

A Pós-graduação da PUC Minas realiza, nesta terça-feira, 16 de maio, o Formei. E agora?, às 19h, no auditório 2 do prédio 5, da Unidade Barreiro, com o palestrante Rodolfo Costa. O objetivo da ação é proporcionar aos alunos que estão se formando na Universidade uma reflexão sobre carreira profissional e mercado de trabalho, além de informações sobre as possibilidades de educação continuada que a Universidade oferece.

Semiologia: bases clínicas para o processo de Enfermagem

A professora Meire Chucre, do Curso de Enfermagem, lançou na última semana o livro Semiologia: bases clínicas para o processo de Enfermagem. Publicada pela editora Guanabara Koogan, a obra também inclui textos dos professores Ângela Lúcia Lopes, Denise Nascimento, Érika Mássimo, Jaqueline Barata, Júlio César Santana, Luzimar Rangel, Maria Bernadete de Oliveira, Ninon Fortes, Patrícia Sarsur, Nasser Santiago, Poliana Cardoso e Rogério Campice.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Artigo A Resolução de Problemas e a Investigação Matemática

O artigo A Resolução de Problemas e a Investigação Matemática como Metodologias para o Ensino e Aprendizagem do Conteúdo de Otimização em Cálculo, de autoria do professor Júlio Paulo Cabral dos Reis, do Departamento de Matemática e Estatística, será apresentado durante o VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, em Canoas (RS), no mês de outubro.

Aula aberta Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial de Belo Horizonte

A ser promovida nesta terça-feira, 16 de maio, pelo Curso de Psicologia e a Clínica-escola, do Campus Coração Eucarístico, a aula aberta Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial de Belo Horizonte acontecerá das 9h às 11h, na sala Multimeios do prédio 13, Campus Coração Eucarístico. O evento é preparatório dos 60 anos da Faculdade de Psicologia.

Avaliação docente: questionários disponíveis

Até 9 de junho, estão disponíveis no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) de alunos e professores os questionários referentes à avaliação docente, sob a responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Todos os alunos e professores devem responder aos instrumentos. Sua participação é fundamental para a produção de uma avaliação coerente e significativa.

Defendida na PUC Minas tese em cotutela com a Université Paris-Est

O acordo de cooperação internacional entre o Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas e a École Doctorale/ Institut de Recherche en Gestion da Université de Paris-Est deu seu primeiro fruto. No contexto desse acordo foi realizada, nesta quarta, 10, na Université de Paris-Est, a banca de defesa da tese de doutorado de Tatiane Barleto Canizela Guimarães, sob a orientação, no lado brasileiro, da professora Gláucia Maria Vasconcellos Vale, e do lado francês, da professora Luciana Castro Gonçalves.

Enfermagem: inscrições abertas para minicursos

O Curso de Enfermagem, no Campus Coração Eucarístico, está promovendo ao longo deste semestre vários minicursos. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA aluno).

Engenharia de Produção: doações para integrantes da Ocupação Vitória

O projeto Produzindo Alegria, uma iniciativa dos estudantes do Curso de Engenharia de Produção do Campus Coração Eucarístico, está programando ações sociais para este domingo, 21 de maio, na Ocupação Vitória, que integra a Izidora, região Norte de BH. O projeto, que tem também participação ativa de estudantes do Cefet-MG e da UFMG, está recebendo doações a serem entregues naquele dia aos 350 participantes da ação social que o projeto desenvolverá na Ocupação.

Equipe na etapa nacional da Imagine Cup

Equipe formada por estudantes de Ciência da Computação do Campus Poços de Caldas, com mentoria do professor Will Ricardo dos Santos Machado, disputa a final da etapa nacional da edição 2016 da Imagine Cup, que acontece em Fortaleza (CE) a partir desta segunda, 15, até quinta, 18 de maio. A equipe desenvolveu a Appoint, plataforma que conecta clientes com serviços de entretenimento que exigem agendamento antecipado, como teatro, campos de futebol, paintball e cinemas.

Experiência dos professores com os Trabalhos Interdisciplinares de Software

A chefe do Departamento e coordenadora do Colegiado do Curso Engenharia de Software, da Unidade Praça da Liberdade, professora Maria Augusta Vieira Nelson, irá participar do International Workshop on Software Engineering Curricula for Millennials, no dia 27 de maio, em Buenos Aires, Argentina, onde irá apresentar trabalho.

Exposição Museu do Elétron

Por intermédio do Ipuc e da Secac, a exposição Museu do Elétron, criada pelo professor do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação José Alberone Menezes de Paiva, pode ser visitada até 25 de maio. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e sábado, das 8h às 16h, na Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi, Campus Coração Eucarístico.

Inscrições para mestrado e doutorado

Alguns programas de Pós-graduação stricto sensu estão com inscrições abertas para mestrado e/ou doutorado. Já o Programa de Pós-graduação de Administração está com inscrições abertas, até 19 de junho, para disciplinas isoladas. Confira.

IV Congresso Nacional de Educação Católica

Estão abertas inscrições para participação no IV Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela Anec, de 19 a 21 de julho, no KM de Vantagens Hall, em Belo Horizonte. A PUC Minas é uma das apoiadoras do evento. As inscrições para participar no evento têm valores diferenciados de acordo com a data de realização.

Lançamento do livro As Viagens do Balão Sonhador

O professor Marcos Nascimento, do Departamento de Ciências Sociais, lançará o livro As viagens do Balão Sonhador, no dia 3 de junho, no setor infanto-juvenil da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Com ilustrações da artista plástica Iara Abreu, o objetivo da série é o diálogo entre a literatura infantil e as artes plásticas.

Nupegs promove feira de troca de produtos, serviços e conhecimentos

O Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social, do Programa de Pós-graduação em Administração, promoverá, nesta segunda-feira, 15 de maio, a Feira de Trocas de produtos, serviços e conhecimentos, a partir das 14h, no programa, Campus Coração Eucarístico. A feira é aberta ao público em geral e as pessoas podem levar o que desejarem compartilhar.

O papel de criação de riquezas pelo Estado Social no Sul Global

Estão abertas, até esta segunda-feira, 15 de maio, as inscrições para processo seletivo de 15 brasileiros, professores recém-doutores ou doutorandos em fase final de elaboração de tese, que estejam vinculados a instituições acadêmicas brasileiras, para participação em workshop, no Programa de Pós-graduação em Direito, que será realizado de 21 a 24 de agosto, em parceria com a Queens University – Belfast Law School.

Palestra Coaching de Carreira: possibilidades e limites

O Programa de Pós-graduação em Administração receberá, nesta quinta-feira, 18 de maio, a palestra Coaching de Carreira: possibilidades e limites, com a coach Raquel Furtado, professora da PUC Minas. O evento, por ocasião da Semana Internacional do Coaching, será às 17h30, no prédio Redentoristas (av. Itaú, 525, bairro Dom Cabral), Campus Coração Eucarístico.

Palestra História e Cinema

O Centro de Memória e de Pesquisa Histórica realizará, na próxima segunda-feira, 22 de maio, a palestra História e Cinema, às 14h, no auditório 1 do prédio 4, Campus Coração Eucarístico. O convidado será o professor Marcos Napolitano, da Universidade de São Paulo (USP). Serão fornecidos certificados aos participantes.

Palestras no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais promoverá duas palestras em junho, nos dias 2 e 9, às 14h, no prédio Emaús (av. Itaú, 505, bairro Dom Cabral), Campus Coração Eucarístico. Confira.

Processo seletivo contínuo: inscrições por prova

Interessados em participar do processo seletivo contínuo da PUC Minas, por meio de prova, têm até esta segunda, 15, para se inscrever pela internet. O valor da inscrição é R$ 40.

Processo seletivo do Pibic e do Pibiti

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de propostas para distribuição das quotas do Pibic e do Pibiti, concedidas à PUC Minas pelo CNPq.

Programa Permanente de Capacitação Docente: inscrições até 26 de maio

O Programa Permanente de Capacitação Docente (PPCD), vinculado à PROPPg, está com inscrições abertas, até 26 de maio, para renovação e novos pedidos de implantação de horas para o 2º semestre de 2017. As inscrições devem ser feitas pelo SGA-Professor. A documentação deverá ser entregue até 30 de maio na PROPPg, prédio 1, sala 101, Campus Coração Eucarístico.

Provimento interno de vaga para docente na Pós em Comunicação Social

O Programa de Pós-graduação em Comunicação Social está com inscrições abertas, até esta terça-feira, 16 de maio, para provimento interno de vagas para docente, para o 2º semestre deste ano. A vaga é referente à linha de pesquisa Midiatização e Processos de Interação, da área de concentração Comunicação Social - Interações Midiáticas.

Regional Leste da CNBB: I Mutirão de Comunicação

Estão abertas, até esta segunda-feira, 15 de maio, as inscrições para o I Mutirão Regional de Comunicação, da Pastoral da Comunicação da Regional Leste 2 da CNBB.

Semana do(a) Assistente Social

A Semana do(a) Assistente Social acontecerá de segunda a quinta, 15 a 18, no Campus Coração Eucarístico, com o tema central Políticas Sociais e os Desafios da Atual Conjuntura.

Simpósio Internacional Filosófico-Teológico da Faje

Com apoio da PUC Minas, a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) promoverá, de 4 a 6 de outubro, o XIII Simpósio Internacional Filosófico-Teológico, sobre o tema Em Busca do Bem Comum: política e economia nas sociedades contemporâneas. As inscrições para participação no evento estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 22 de maio.

Submissão de trabalhos para o I Simpósio Mineiro de Gestão

Interessados em apresentar artigos no I Simpósio Mineiro de Gestão, que será realizado em setembro na Unidade Barreiro, têm até 12 de junho para submissão. Serão aceitos trabalhos em português, inglês ou espanhol. O evento é uma promoção da Unidade Barreiro e do Iceg, juntamente com os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Logística, da Unidade, e com o Programa de Pós-graduação em Administração.

Votação nos representantes técnico-administrativos no Consuni e no Cepe

A votação, pelo Portal RH, nos representantes inscritos do corpo técnico-administrativo, um para o Conselho Universitário (Consuni) e outro para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), continua até esta quinta-feira, 18 de maio. Funcionários técnico-administrativos que tenham dificuldade de acesso a recursos computacionais poderão se dirigir à Secretaria Geral (prédio 2, sala 315, Campus Coração Eucarístico) para votação, no horário das 8h às 17h.

X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação e X Simpósio de Pedagogia

O X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação e o X Simpósio de Pedagogia serão realizados de 17 a 19 de maio, no Campus Coração Eucarístico. A temática central é Currículo: suas bases e suas ideologias. Uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação, tem como público-alvo pesquisadores, professores de IES, professores da educação básica, alunos de graduação e de Programas de Pós-graduação em Educação ou de Ensino.

XV Seminário Cláudio Peres: inscrições até sexta

Até esta sexta-feira, 19 de maio, estão abertas as inscrições para participação no XV Seminário Cláudio Peres de Práticas de Ensino e Geografia Aplicada - Geografia(s): o pensar e o fazer, que será realizado de 24 a 26 de maio, no auditório 3 e na sala multiuso do prédio 43, auditório do prédio 38 e salas dos prédio 6, Campus Coração Eucarístico.

XXII Seminário de Comunicação Assistiva: Dia Nacional do Braille

O segundo dia do XXII Seminário de Comunicação Assistiva: Dia Nacional do Braille acontecerá nesta sexta-feira, 19 de maio, às 13h30, na sala multimeios do prédio 6, Campus Coração Eucarístico. O evento terá mesa-redonda com o tema A Importância do Sistema Braille na Trajetória Educacional das Pessoas Cegas – da Educação Básica até o Ensino Superior.

Topo

Processo seletivo contínuo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial