PUC Informa PUC Informa

2 a 7 de maio de 2017

PUC Informa

Projeto parceiro do Santuário Digital recebe medalha na Suíça

O projeto de formação de Agentes Jovens da Casa Comum (AJCC), da ONG brasileira Instituto Casa Comum (ICC), e do qual um dos parceiros é o Santuário Digital – Nossa Memória, Nosso Bem, multiplataforma digital desenvolvida pela PUC Minas, recebeu a medalha Good – inovadores sustentáveis, durante o GoodFestival, evento ocorrido de 20 a 22 de abril, no Museu das Olimpíadas, em Lausanne, na Suíça.

O projeto Agentes Jovens da Casa Comum, programa de capacitação e sensibilização desses jovens, com uma metodologia de empoderamento e fortalecimento de potencialidades locais em busca de soluções sustentáveis, tem por proposta a integração de Pontos de Encontros, organizações comunitárias espalhadas pelo mundo, preparadas e com suporte para sensibilizar, capacitar e integrar jovens das comunidades locais através da arte, do desporto, da permacultura, da atuação cidadã e do uso das novas tecnologias. O Santuário Digital, disponível pela internet, é uma dessas plataformas de integração e capacitação desses agentes, fazendo um mapeamento descritivo e georreferenciado de patrimônios naturais e culturais e permitindo o diálogo em rede mundial, inclusive na busca de soluções de problemas locais e mundiais. O Santuário Digital oferece biblioteca digital, portal e aplicativos de armazenamento, localização, identificação, divulgação e promoção dos bens naturais e culturais, voltada para a educação ambiental e patrimonial, comprometida com a democratização das informações sobre o patrimônio, a democratização da comunicação social e com a formação para uma cultura cidadã. O Santuário Digital é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura (Nepac) – órgão do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação.  O projeto nasceu para atender a uma demanda da Igreja Católica de cuidar e gerir os próprios bens culturais, materiais e imateriais. O Santuário Digital é uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial, da Universidade, o Curso de Sistemas de Informação do Campus Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, e o Centro de Geoprocessamento de Informações e Pesquisas Pastorais e Religiosas (Cegipar), outro órgão do Anima PUC Minas. O Santuário Digital tem parceria ainda com a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); a Associação Nacional de Educação Católica (Anec); e a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE).

Nesta parceria com o ICC, os agentes jovens atuam nas áreas de meio ambiente e cultura, instigados a identificar bens naturais, patrimônios culturais, demandas da comunidade para o meio ambiente, bem como buscar soluções para problemas e iniciativas nessas áreas, utilizando o suporte do Santuário Digital e aplicativo ali disponibilizado. A capacitação do ICC permite estruturar, planejar e medir impactos nas comunidades, bem como fortalecê-las na busca de suas próprias soluções. Além disso, permite integrar jovens de diferentes cidades e países, trocando experiências para o desenvolvimento de práticas sustentáveis.

O projeto AJCC, representado na cerimônia na Suíça pela jornalista e gestora de projetos Maria Alice Campos, membro fundadora do ICC, contou ainda com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que integra o Santuário Digital, no conjunto dos projetos para o quadriênio 2015 a 2019, no âmbito da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, da CNBB. Esses projetos estão, também, no plano pastoral Proclamar a Palavra, da Arquidiocese de Belo Horizonte, através do Vicário Especial para Comunicação e a Cultura (VECC).

A apresentação no GoodFestival permite divulgar a ação, buscar recursos financeiros e parceiros para implantar o programa de formação, gestão sustentável do projeto e da rede mundial.

GoodFestival

O GoodFestival é dedicado a inovadores que têm uma oportunidade de encontro de rede, de conectar e angariar parcerias e fundos para o seu projeto. São pessoas que pensam e trabalham em inovação sustentável, tais como artistas, empresários, líderes empresariais, cientistas, investidores, escritores, cineastas e outros profissionais. Os participantes acompanham atividades de formação, integração e conexão com outros projetos do mundo. No terceiro dia de evento, defende, em apenas cinco minutos, frente a um júri especializado, que seu projeto é Good para o planeta.

O Instituto Casa Comum

A história do projeto tem início a partir de um convite feito pelo Papa Francisco ao historiador Célio Roberto Turino de Miranda, para que ele fosse ao Vaticano fazer uma palestra sobre a rede Cultura Viva Comunitária, criada na América Latina e baseada no Programa Pontos de Culturas – Cultura Viva no Brasil, política pública de repercussão internacional.

Deste encontro, surgiu um convênio laico com a Fundación Scholas Occurrentes, instituição Pontifícia, impulsionada pelo Papa Francisco, com o propósito de favorecer a integração e fomentar a paz entre os povos por meio da educação. O compromisso assumido pelo ICC é de colaborar com a reconstrução de uma sociedade global, que propicie intercâmbios entre os diferentes saberes culturais, de forma integradora.

:: Volta ::

13º Seminário de Análise Conjuntural

O Departamento de Economia realizará nesta terça e quinta-feira, 2 e 4 de maio, o 13º Seminário de Análise Conjuntural, no Campus Coração Eucarístico. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica. De acordo com os organizadores, os alunos que participarem do seminário terão direito a horas de Atividades Complementares (ACG).

19ª PUC Aberta: inscrições abertas

O Campus Coração Eucarístico receberá, de 9 a 12 de maio, no turno da tarde, estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, de cursos preparativos para o Enem/Vestibulares e demais interessados, para a 19ª edição do PUC Aberta, evento gratuito e que tem o objetivo de auxiliá-los na escolha profissional por um curso superior.

34° Canteiro em Obras Extramuros na região do Izidora

Estão abertas as inscrições, até as 17h desta sexta, 5, para o 34° Canteiro em Obras Extramuros – 6° Mutirão da Comunidade Esperança Urbanização: ideias e mutirões. O evento, nos dias 6 e 13 de maio, a ser promovido pelo projeto de extensão Escritório de Integração e pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo, ocorrerá na regional Norte de BH.

6° Congresso Internacional de Estudos sobre Drogas

Estão abertas as inscrições para participação no 6º Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas. A temática central é Drogas e Autonomia: ciência, diversidade, política e cuidados. O evento é destinado a pesquisadores, profissionais, estudantes, sociedade civil, movimentos sociais, ONGs e demais interessados.


Ex-ministro da Fazenda faz palestra sobre a economia brasileira atual

O ex-ministro da Fazenda Paulo Roberto Haddad, professor emérito da UFMG, ministrará nesta terça-feira, 2 de maio, às 19h, a palestra Economia Brasileira Atual: desafio de crescimento e melhoria do nível de emprego. O evento, promovido pelo Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg), acontecerá no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico.

Formei. E agora?: carreira e oportunidade

A Pós-graduação da PUC Minas realiza o Formei. E agora?, nos campi Coração Eucarístico, Betim e Contagem e nas unidades Barreiro, Praça da Liberdade e São Gabriel durante os meses de abril e maio. O objetivo da ação é proporcionar aos alunos que estão se formando na Universidade uma reflexão sobre carreira profissional e mercado de trabalho, além de informações sobre as possibilidades de educação continuada que a Universidade oferece.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Chamada em dispositivos digitais

A lista de frequência dos alunos da graduação vai mudar, passando a ser feita em dispositivos digitais. A partir do dia 22 de maio, os professores deverão aferir a frequência dos estudantes em sala de aula utilizando um aplicativo, disponível para Android e iOS, ou pelo SGA Web, a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Caso o professor não possa contar com um dispositivo digital em sala de aula, ele poderá utilizar uma lista de apoio, que estará disponível para impressão no SGA e, posteriormente, deverá lançar as faltas no sistema.

Cipa Coração Eucarístico: Semana Interna de Prevenção de Acidentes

A Cipa do Campus Coração Eucarístico realizará, de terça a quinta-feira, 2 a 4 de maio, a Sipat 2017, no auditório 3 do prédio 43, com exceção do dia 3, que será no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40). O evento é destinado a professores e funcionários e tem o objetivo de reforçar as ações de segurança no trabalho dentro da Universidade.

Circuito Esportivo: inscrições até esta sexta-feira

Até esta sexta-feira, 5 de maio, estão abertas as inscrições de estudantes, funcionários, professores e ex-alunos de todos os campi e unidades da Universidade para  a edição 2017 do Circuito Esportivo PUC Minas, nas modalidades atletismo, natação, tênis de mesa, pebolim, taekwondo e tiro com arco. As competições acontecerão no dia 13 de maio.

Concertos Dominicais com a Orquestra Jovem Sesiminas

A Orquestra Jovem Sesiminas será a próxima atração dos Concertos Dominicais Peter Lund, neste 7 de maio. A apresentação, gratuita e aberta ao público, será às 11h, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucarístico. Os Concertos Dominicais Peter Lund são uma promoção da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac).

Direito Material e Processual do Trabalho

O VII Congresso Latino-americano de Direito Material e Processual do Trabalho será realizado de quarta a sexta-feira, 3 a 5 de maio, no Campus Coração Eucarístico.

Dupla diplomação na Engenharia Mecânica

A fim de favorecer a inserção de egressos no mercado global, o Departamento de Engenharia Mecânica firmou convênios de dupla diplomação com duas instituições na área.

Eleição de representantes para o Consuni e Cepe

Estão abertas, até sexta, as inscrições de candidatos a representantes docentes no Consuni, e até dia 10 para representantes do corpo técnico-administrativo no Consuni e no Cepe.

Enfermagem: inscrições abertas para minicursos

O Curso de Enfermagem, no Campus Coração Eucarístico, está promovendo ao longo deste semestre vários minicursos. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA aluno).

Engenharia de Produção: doações para integrantes da Ocupação Vitória

O projeto Produzindo Alegria, uma iniciativa dos estudantes do Curso de Engenharia de Produção do Campus Coração Eucarístico, está programando ações sociais para o dia 21 de maio na Ocupação Vitória, região Norte de Belo Horizonte. O projeto está recebendo doações de roupas, alimentos, produtos de higiene, brinquedos, cobertores e materiais de construção, a serem entregues naquele dia aos 350 participantes da ação social que o projeto desenvolverá na Ocupação.

Equipe na etapa nacional da Imagine Cup

Equipe formada por alunos de Ciência da Computação do Campus Poços de Caldas é uma das selecionadas para a etapa nacional da Imagine Cup - Copa Mundial de Tecnologia da Microsoft.

II Mostra de Extensão

A II Mostra de Extensão será realizada pela Proex nesta sexta, 5 de maio, no Campus Coração Eucarístico. A abertura, às 9h30, será no auditório 3 do prédio 43, com a palestra Metodologia Participativa e Pesquisa-ação na Extensão Universitária, a ser ministrada pelo professor Michel Jean Marie Thiollent, do Programa de Pós-graduação em Administração da Unigranrio. O objetivo do evento é fazer o intercâmbio de experiências e trabalhos entre alunos e professores que fazem extensão na Universidade.

III Seminário e VIII Feira de Economia Popular Solidária

As inscrições para o III Seminário de Economia Popular Solidária, que acontecerá no dia 9 de maio, no Campus Coração Eucarístico, estão abaertas. Já a VIII Feira de Economia Popular Solidária ocorrerá de 10 a 13 de maio, das 9h às 21h, na frente do Teatro (prédio 30). No dia 13 de maio (sábado), a feira será das 9h às 13h.

IV Congresso Nacional de Educação Católica

As inscrições para participação no IV Congresso Nacional de Educação Católica estão abertas. O evento, promovido pela Anec, de 19 a 21 de julho, no BH Hall, em Belo Horizonte, tem a PUC Minas como uma das apoiadoras. As inscrições para participar no evento têm valores diferenciados de acordo com a data de realização.

Liga Universitária de Mercado Financeiro

A Liga Universitária de Mercado Financeiro da PUC Minas (PUCM3), lançada no semestre passado por iniciativa de estudantes do 5º período de Curso de Ciências Econômicas, está com inscrições abertas até 10 de maio para alunos regularmente matriculados, em quaisquer cursos da Universidade, interessados em compô-la.

Minissimpósio: Realismos, Deslocamentos e Memória

O minissimpósio Realismos, Deslocamentos e Memória, promovido pelo Grupo de Estudos Estéticas Diaspóricas (Geed), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras, acontecerá nesta sexta-feira, 5 de maio, no Campus Coração Eucarístico, das 14h às 21h. O evento visa aprofundar as discussões sobre a estética realista, em suas diferentes vertentes.

O papel de criação de riquezas pelo Estado Social no Sul Global

Estão abertas, até 15 de maio, as inscrições para processo seletivo de 15 brasileiros, professores recém-doutores ou doutorandos em fase final de elaboração de tese, que estejam vinculados a instituições acadêmicas brasileiras, para participação em workshop, no Programa de Pós-graduação em Direito, que será realizado de 21 a 24 de agosto, em parceria com a Queens University – Belfast Law School.

Palestra Aspectos da Tradição Libertária em Barcelona

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais promoverá nesta sexta-feira, 5 de maio, a palestra Aspectos da Tradição Libertária em Barcelona, com a professora da PUC Minas Léa Guimarães Souki. O evento será às 14h, no prédio Emaús, Campus Coração Eucarístico. O Programa também promoverá outras palestras nos dias 12 de maio e 9 de junho.

Pós em Administração: bolsa de pós-doutorado

O Programa de Pós-graduação em Administração recebe inscrições, até 12 de maio, para seleção de um bolsista pesquisador nível de pós-doutorado, no âmbito do Programa Nacional de Pós-doutoramento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes/PNPD), regido pela Portaria Capes n° 86, de 3 de julho de 2013.

Processo seletivo para mestrado e doutorado em Ciências Sociais

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais está com inscrições abertas para seleção de novos alunos ao mestrado e doutorado. As inscrições devem ser feitas até as 15h do dia 14 de junho. O início das aulas está programado para agosto.

Programa Permanente de Capacitação Docente: inscrições até 26 de maio

O Programa Permanente de Capacitação Docente (PPCD) da PUC Minas, da PROPPg, está com inscrições abertas, até 26 de maio, para renovação e novos pedidos de implantação de horas para o 2º semestre de 2017. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA-Professor). A documentação deverá ser entregue até 30 de maio.

Projeto em Jogos Digitais é aprovado para fase da Chamada Pública Prodav

O projeto "Ô" foi aprovado para a fase de Decisão de Investimento do edital de jogos eletrônicos da Chamada Pública Prodav 14/2016, a fim de receber um investimento do Fundo Setorial Audiovisual (FSA). O projeto, uma parceria entre a Solo Filmes Eireli e a Go Interactive, foi desenvolvido por estudantes e ex-alunos do Curso de Jogos Digitais da Unidade São Gabriel.

Regional Leste da CNBB: I Mutirão de Comunicação

Estão abertas as inscrições para o I Mutirão Regional de Comunicação, que a Pastoral da Comunicação da Regional Leste 2 da CNBB realizará em junho, no Campus Coração Eucarístico. O evento é direcionado a arcebispos, bispos, padres, religiosos(as), agentes da Pascom e profissionais da área de comunicação com o objetivo de estreitar vínculos, trocar experiências e consolidar a caminhada pastoral nas (arqui)dioceses do Regional Leste 2.

Revista da FMD: Qualis A1

A Revista da FMD recebeu a classificação A1 (a mais elevada), pela Capes/MEC-Qualis, que avalia as produções científicas dos programas de pós-graduação do Brasil.

Seleção externa de docentes na pós-graduação em Ciências da Religião

Estão abertas, até 12 de maio, as inscrições para o processo de seleção externa de docentes, para admissão no 2º semestre de 2017, no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Religião. São duas vagas no total, na área de concentração Religião e Cultura. Um dos requisitos para participar do processo seletivo é possuir o título de doutor em Ciências da Religião.

Seminário Internacional Dispositivos: perspectivas teórico-metodológicas

Nos dias 11 e 12 de maio, o Programa de Pós-graduação de Comunicação Social: interações midiáticas irá realizar o Seminário Internacional Dispositivos: perspectivas teórico-metodológicas, que está com inscrições abertas.

Seminário Internacional Mobilidades Contemporâneas

O Seminário Internacional Mobilidades Contemporâneas: práticas e políticas de mobilidade na América Latina será realizado de 21 a 23 de junho, no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Campus Coração Eucarístico. O evento é uma parceria dos programas de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas e de Sociologia da UFMG, UFF e BHTrans.

Textos selecionados para livros da Editora PUC Minas

A Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPg) acaba de divulgar a relação de 12 textos, resultantes de pesquisas dos docentes e discentes, produzidos nos programas de Pós-graduação stricto sensu da Universidade, para publicação em livros, em 2017 e 2018, da Editora PUC Minas. Confira.

XV Seminário Cláudio Peres: inscrições abertas

Até 19 de maio, estão abertas as inscrições para participação no XV Seminário Cláudio Peres de Práticas de Ensino e Geografia Aplicada - Geografia(s): o pensar e o fazer, que será realizado de 24 a 26 de maio, no auditório 3 e sala multiuso do prédio 43, auditório do prédio 38 e salas dos prédio 6, Campus Coração Eucarístico.

XXII Seminário de Comunicação Assistiva: Dia Nacional do Braille

A primeira etapa do XXII Seminário de Comunicação Assistiva: Dia Nacional do Braille, que estava prevista para 28 de abril, foi adiada para 19 de maio, na sala multimeios do prédio 6, Campus Coração Eucarístico. O evento terá mesa-redonda com o tema A Importância do Sistema Braille na Trajetória Educacional das Pessoas Cegas – da Educação Básica até o Ensino Superior.

Topo

processo seletivo contínuo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial