PUC Informa PUC Informa

12 a 18 de dezembro de 2016

PUC Informa

Apadrinhamento de crianças

Buscando incentivar a solidariedade, renovada pelo espírito natalino, a PUC Minas apoia a nova iniciativa do Projeto Providência, por meio do estímulo a professores, alunos e funcionários técnico-administrativos da Universidade, para o apadrinhamento de crianças carentes moradoras da Vila Maria (região Nordeste), Taquaril (região Leste) e Aglomerado da Serra/Unidade Fazendinha (regiões Centro-Sul e Leste), em Belo Horizonte.  O Projeto Providência, que conta, entre outras instituições, com apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte, existe há 28 anos, a partir de doações, e atende cerca de 1,5 mil crianças, em sua maioria na faixa etária compreendida entre três e 14 anos de idade.

A sugestão de valor mínimo mensal para apadrinhamento é R$30 por criança, mas esse valor é livre, podendo os interessados contribuir com quantias diferentes. A contribuição pode ser feita por meio de boleto bancário, desconto em conta da Cemig ou da Copasa ou mesmo débito em conta corrente do Banco do Brasil. Existe ainda opção de depósito direto nas contas da Associação Projeto Providência, no Banco do Brasil (Agência 3368-5, conta 13.642-5) ou no Banco Bradesco (Agência 0462-6, conta 53680-6).

Ficha para contribuições.
Formulário para autorização débito automático no Banco do Brasil.
Formulário para autorização desconto em conta de água da Copasa.
Formulário para autorização desconto em conta de energia elétrica da Cemig. 

De segunda a sexta-feira, 12 a 16 de dezembro, haverá um estande no Campus Coração Eucarístico, próximo à Central de Informações (prédio 2), das 8h às 17h, para distribuição e recolhimento de fichas de apadrinhamento para os interessados na iniciativa. Nesse período, os coordenadores e as crianças participantes do projeto irão passar pelos prédios da Universidade para expor a iniciativa, realizando apresentações de teatro e de violino, que são ensinados nas oficinas oferecidas pela associação.

Na missa de preparação para o Natal, que acontece dia 16, às 9h, no Teatro João Paulo II (prédio 40), Campus Coração Eucarístico, também haverá panfletagem e as crianças irão realizar uma nova apresentação de violino.

“Continuamos recebendo doações, mas o apadrinhamento permite um desenvolvimento psicossocial das crianças, pois elas percebem que tem alguém que se preocupa com elas. Além de ser positivo também para os padrinhos, que podem conviver com as crianças, conhecer a história de cada uma delas e aprender um pouco com elas. É uma troca muito positiva”, explica a coordenadora do Projeto Providência, Fernanda Flaviana Martins, ressaltando que a interatividade com as crianças é opcional.

De acordo com ela, o Projeto Providência oferece diversas atividades extracurriculares aos beneficiários, como aulas de teatro, circo, capoeira, voleibol, futebol, dança, entre outros. “Também oferecemos cursos de qualificação como corte e costura e culinária, para adultos das comunidades atendidas pelo projeto”, conta Fernanda. Segundo a coordenadora, o Projeto Providência também oferece duas refeições diárias às crianças.

Outras informações: projetoprovidencia.org; (31) 3273-8902, 3403-2162 ou pelo e-mail escritorio@projetoprovidencia.com.br.

:: Volta ::

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Apresentação da peça de teatro Favela.doc

O Espaço Criança Esperança de BH fará a apresentação da peça de teatro Favela.doc, nesta quinta-feira, 15 de dezembro, às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium.

Campanha da Solidariedade: doações para entidades assistenciais

Promovida todos os anos pela Pastoral PUC Minas, com o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica para a realização de ações sociais e solidárias, a Campanha da Solidariedade continua neste mês de dezembro, em todos os campi e unidades da Universidade. Os donativos arrecadados são destinados a instituições de apoio a pessoas socialmente desfavorecidas.

Celebração eucarística de preparação para o Natal

O grão-chanceler e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá, nesta sexta-feira, 16 de dezembro, às 9h, a celebração eucarística de preparação para o Natal, que será concelebrada pelo reitor da Universidade e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. A missa será no Teatro João Paulo II, Campus Coração Eucarístico, e é destinada a integrantes da comunidade acadêmica e familiares.

Curador de coleção do Museu de Ciências Naturais tem artigo publicado

O biólogo Marcelo Ferreira de Vasconcelos, curador da Coleção Ornitológica do Museu de Ciências Naturais, teve seu artigo Contribuições da Expedição Científica Roosevelt-Rondon ao Estudo das Aves do Brasil publicado na última edição, do 2º semestre deste ano, da revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. O artigo contou ainda com a autoria dos pesquisadores Fernando Augusto Valério, José Fernando Pacheco e Henrique Belfort Gomes.

Editora PUC Minas: publicação de pesquisas

Professores e estudantes egressos da pós-graduação stricto sensu interessados em publicar suas pesquisas em livro, pela Editora PUC Minas, têm até 6 de fevereiro.

Estudante premiada em concurso de artigos

Aluna de Engenharia Civil do Campus Coração Eucarístico obteve o 2º lugar geral no 2º Concurso Nacional de Artigos de Desafio Universitário Empreendedor, do Sebrae.

Exposição de presépios na Unidade São Gabriel

A Capela do Centro de Espiritualidade Jesus Mestre, na Unidade São Gabriel, sedia, até esta quinta, 15, uma exposição de presépios de diferentes estilos e origens. Além de presépios brasileiros, a exposição conta com peças trazidas do Peru, Chile e Itália, feitas com cerâmica, tecido, resina, madeira, gesso e isopor, cedidas para a Pastoral por funcionários e professores.

Inscrições para mestrado e doutorado em Odontologia

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Odontologia está com inscrições abertas para mestrado e doutorado. O programa possui a área de concentração em Clínicas Odontológicas, e as seguintes linhas de pesquisa: Biologia OralMétodos de Diagnóstico por Imagem, Radiobiologia e RadioproteçãoPropriedades Físicas, Químicas e Biológicas dos Materiais Odontológicos; e Sistema Estomatognático: desenvolvimento, estrutura, funções e alterações.

Mediação é tema de curso de extensão

O curso de extensão A Mediação na Legislação Brasileira será ofertado no Campus Coração Eucarístico, de segunda a quinta, 12 a 15 de dezembro, das 8h30 às 12h. Oferecido pela Pró-reitoria de Extensão, o curso, sob a responsabilidade do professor Leonardo Rigueira Lima, tem carga horária de 16 horas/aula. O investimento é de duas parcelas de R$90.

Pós-graduação lato sensu: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para mais de 300 cursos de pós-graduação lato sensu em diversas áreas do conhecimento. As inscrições devem ser feitas pela internet.

Proex: cursos gratuitos de capacitação

Cursos gratuitos de capacitação para pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS estão com inscrições abertas, até esta quinta, 15. Os requisitos são possuir idade igual ou superior a 16 anos e interesse em ser inserido no mercado de trabalho, além de apresentar alguma deficiência, seja ela visual, auditiva, física, intelectual, doença mental e/ou múltipla.

Submissão de artigos para o Congresso Brasileiro de Mediação e Arbitragem

Foram prorrogadas as inscrições, até 5 de janeiro, para envio de artigos para o IV Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial, que acontecerá em março de 2017, na Unidade Praça da Liberdade. Podem participar estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação, profissionais graduados e pesquisadores de quaisquer áreas do conhecimento.

Vestibular 2017: matrícula dos aprovados

A matrícula em terceira chamada dos aprovados no vestibular, em todos os campi e unidades, será nesta segunda, 12 de dezembro, das 8h às 19h. Já a matrícula em quarta chamada será no dia 14 de dezembro, no mesmo horário. Para os aprovados para o 2º semestre de 2017, a matrícula em primeira chamada também será nesta quarta-feira, 14 de dezembro, das 8h às 19h. A matrícula em segunda chamada será no dia 16, e, em terceira chamada, no dia 19 de dezembro, no mesmo horário.

Vestibular Unificado em Uberlândia

A PUC Minas, por meio de seu Campus em Uberlândia, e a Faculdade Católica de Uberlândia, ambas mantidas pela SMC, estão com inscrições abertas para o Vestibular Unificado.

Topo

lato sensu

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial