PUC Informa PUC Informa

21 a 27 de novembro de 2016

PUC Informa

Vestibular Unificado Campus Uberlândia e Faculdade Católica

A PUC Minas, por meio de seu Campus em Uberlândia, e a Faculdade Católica de Uberlândia (FCU), ambas mantidas pela Sociedade Mineira de Cultura (SMC), estão com inscrições abertas para o Vestibular Unificado. No Campus Uberlândia, para o ano de 2017, há nova oferta de vagas para o Curso de Sistemas de Informação, no turno da noite (37 vagas). Na FCU, são ofertados, para o primeiro semestre de 2017, os cursos de Administração (manhã e noite, com 50 vagas cada turno), Direito (noite, com 50 vagas) e Teologia (noite, com 50 vagas).

Os candidatos podem concorrer pelo sistema de prova (Produção de Texto) e pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2010 a 2016. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 20 de janeiro, pela internet. Das vagas em oferta para cada curso, turno, semestre e local, 85% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio de prova, e 15% àqueles candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio da média obtida no Enem, anos 2010 a 2016, caso o candidato tenha prestado o exame em mais de uma dessas edições.

O candidato que desejar concorrer pelo sistema de prova poderá optar por submeter-se à avaliação, no Campus Uberlândia (rua Varginha, 149, bairro Daniel Fonseca), nas datas de 9 de dezembro de 2016 (das 18h30 às 22h30); 12 de janeiro de 2017 (das 18h30 às 22h30); ou 21 de janeiro (das 8h30 às 12h30). Poderá, ainda, optar por submeter-se à avaliação agendada, devendo, neste caso, optar por uma das datas e horários disponíveis quando de sua inscrição no processo seletivo.

O resultado com a lista dos aprovados será divulgado até dois dias após a realização das provas. A convocação para a matrícula, pela internet, será nos dias: 9 de dezembro (para as inscrições realizadas até 2 de dezembro), 11 de janeiro (para as realizadas até 4 de janeiro) e 27 de janeiro (para as inscrições realizadas até 20 de janeiro).

Os documentos necessários à matrícula são: certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente; comprovante de recolhimento da primeira parcela da semestralidade; documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial; foto 3x4 recente, colorida; CPF do candidato; certidão de nascimento ou de casamento.

Mais informações: (31) 3319-4444 ou pucminas.br/uberlandia.

:: Volta ::


Campanha da Solidariedade: doações para entidades assistenciais

Promovida todos os anos pela Pastoral PUC Minas, com o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica para a realização de ações sociais e solidárias, a Campanha da Solidariedade acontece durante os meses de novembro e dezembro, em todos os campi e unidades da Universidade. Funcionários, professores e alunos poderão doar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza em geral, roupas e brinquedos.

Mediação é tema de curso de extensão

A Pró-reitoria de Extensão oferecerá, em dezembro, cursos de férias de verão 2016. Um deles é o curso de extensão A Mediação na Legislação Brasileira, que terá duas turmas, sendo uma na Unidade Praça da Liberdade, com inscrições abertas até 27 de novembro, e outra no Campus Coração Eucarístico, com inscrições até 4 de dezembro.

Celebração eucarística de preparação para o Natal

No dia 16 de dezembro, às 9h, será realizada a celebração eucarística de preparação para o Natal, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico.

CPA: avaliação docente e institucional

Até 30 de novembro, estão disponíveis, no SGA de alunos e professores, os questionários referentes à avaliação docente e à avaliação das práticas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, sob a responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Todos os alunos e professores devem responder aos instrumentos de avaliação.

Curso Os traumas Psicológicos no Contexto do Trabalho

O professor Carlos Eduardo Carrusca, do Curso de Psicologia da Unidade São Gabriel, irá lecionar o curso Os traumas Psicológicos no Contexto do Trabalho, de 28 de novembro a 9 de dezembro, na Universidad de La Sabana, na Colômbia. A participação do docente decorre dos importantes trabalhos de pesquisa e publicações que tem desenvolvido no campo da Saúde Mental e Trabalho.

Debate: O Brasil de 2016: para onde vamos?

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte (Nesp) e o Centro Loyola realizam, no dia 29 de novembro, das 19h30h às 21h30, um encontro sobre o tema O Brasil de 2016: para onde vamos?. A atividade é gratuita e será realizada no Centro Loyola, localizado na rua Sinval de Sá, 700, bairro Cidade Jardim, em BH.

Dez anos do Curso de Jogos Digitais

Nesta sexta-feira, 25 de novembro, o Curso de Jogos Digitais comemora dez anos de criação na Unidade São Gabriel. O evento será às 19h, no Teatro da Unidade.

Ex-aluno de Psicologia vence Prêmio Jabuti na categoria da área

O ex-aluno Cleyton Sidney de Andrade, graduado pela Faculdade de Psicologia da PUC Minas, foi contemplado com o 1º lugar no Prêmio Jabuti, na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento, com o trabalho intitulado Lacan Chinês: Poesia, Ideograma e Caligrafia Chinesa de uma Psicanálise. A cerimônia de entrega será no dia 24 de novembro, em São Paulo.

Exposição Fotoliterária: você tem fome de quê?

A exposição Fotoliterária: você tem fome de quê? acontecerá de terça a sexta-feira, 22 a 25 de novembro, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), do Campus Coração Eucarístico.

Exposição de presépios na Unidade São Gabriel

A Capela do Centro de Espiritualidade Jesus Mestre, na Unidade São Gabriel, está sediando uma exposição de presépios de diferentes estilos e origens. Além de presépios brasileiros, a exposição conta com peças trazidas do Peru, Chile e Itália, feitas com cerâmica, tecido, resina, madeira, gesso e isopor. As peças foram cedidas para a Pastoral por funcionários e professores.

Fórum Técnico Startups em Minas conta com apoio da PUC Minas

De quarta a sexta, 23 a 25 de novembro, acontecerá a plenária final do Fórum Técnico Startups em Minas: a construção de uma nova política pública, promovido pela ALMG, e que conta com a participação de representantes de várias regiões do estado, entre eles, a PUC Minas. O objetivo do evento é recolher sugestões da sociedade e aprimorar o projeto de lei nº 3.578/16, que dispõe sobre a política estadual de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento de startups.

I Seminário Incubadora Ideias PUC Minas

O I Seminário Incubadora Ideias PUC Minas acontecerá no dia 29 de novembro, com o tema Práticas Curriculares de Extensão no Desenvolvimento de Empresas Sustentáveis. O evento será realizado, das 19h às 22h, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Betim (CDL – Betim), instituição parceira localizada na rua Vicência Maria de Jesus, 375, bairro Jardim da Cidade.

IEC PUC Minas realiza workshops sobre atendimento sistêmico e PM Start

O IEC PUC Minas está com inscrições abertas, até 28 de novembro, para dois workshops, que serão realizados na Unidade Praça da Liberdade: Aplicando a Metodologia de Atendimento Sistêmico; e Workshop PM Start. O primeiro acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro (início às 8h e carga horária de 16 horas) e o segundo no dia 10 do mesmo mês, (das 8h às 17h).

II Canjerê - Festival de Cultura Quilombola

A PUC Minas, além de apoiar a organização, participa do Canjerê - II Festival de Cultura Quilombola, através de dois eventos: um deles é uma exposição nesta quinta, 24.

Inscrições para mestrado e doutorado

Vários programas de pós-graduação stricto sensu estão com processos seletivos de alunos para mestrado e doutorado. Confira.

Jogo Wells na plataforma Xbox One

O jogo Wells, desenvolvido por ex-alunos do Curso de Jogos Digitais da Unidade São Gabriel, será lançado nesta quarta-feira, 23 de novembro, na plataforma Xbox One para todo o Brasil. O Xbox é um dos principais videogames do mundo. O game também está na lista dos 40 melhores do mundo pela Game Development World Championship e participa de votação para escolha do melhor jogo de acordo com a opinião do público.

Jornada de Avaliação Psicológica na Unidade São Gabriel

O curso de pós-graduação lato sensu em Avaliação e Diagnóstico Psicológico e o Laboratório de Avaliação Psicológica realizarão, no dia 10 de dezembro, a 5ª Jornada de Avaliação Psicológica, na Unidade São Gabriel. O evento é destinado a alunos e profissionais de Psicologia. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até 5 de dezembro.

Lendo e Relendo Kafka: direito e literatura

Acontece nesta segunda, 21 de novembro, o terceiro e último encontro do projeto Lendo e Relendo Kafka, que será na sala Multimeios do prédio 14, Campus Coração Eucarístico, das 17h15 às 18h15. Não é necessário inscrição para participar, mas as vagas são limitadas. A participação no evento poderá ser validada como Atividades Complementares de Graduação (ACG).

Literatura econômica estrangeira e brasileira

O professor Jean Max Tavares, do colegiado do Curso de Comunicação Social da Unidade São Gabriel, publicou artigo na edição do ano da Revista Economia Ensaios, do Instituto de Economia da UFU. O artigo trata da influência de autores de economia estrangeiros e brasileiros nos artigos publicados em alguns dos principais periódicos de Economia do Brasil no ano de 2012.

Palestra: 500 anos da Reforma Protestante

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião promove, nesta terça, 22, às 19h, no Campus Coração Eucarístico, palestra sobre os 500 anos da Reforma Protestante.

Praça Sete, Pampulha e Savassi: livro aborda três icônicos espaços de BH

O professor Marcelo Cedro, do Departamento de História, lançará, neste sábado, 26 de novembro, a obra Praça Sete, Pampulha e Savassi: centralidades urbanas e modernidade periférica na cidade de Belo Horizonte. O lançamento acontecerá das 11h às 14h, na Livraria Quixote, localizada na rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, em Belo Horizonte.

Proex: cursos gratuitos de capacitação

Cursos gratuitos de capacitação para pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS estão com inscrições abertas até 15 de dezembro. Os requisitos são possuir idade igual ou superior a 16 anos e interesse em ser inseridos no mercado de trabalho, além de apresentar alguma deficiência, seja ela visual, auditiva, física, intelectual, doença mental e/ou múltipla.

Projeto Histórias da Praça: e-book, exposição de fotos e de trabalhos

A Faculdade de Comunicação e Artes, por meio do Curso de Publicidade e Propaganda da Unidade Praça da Liberdade, promove, nesta quinta-feira, 24 de novembro, o lançamento do projeto Histórias da Praça, que conta com um e-book composto por fotos, entrevistas, uma linha do tempo contando a história da Praça da Liberdade e crônicas sobre o ponto turístico e também exposição de fotos e exibição de trabalhos de foto-vídeo.

Relação de recursos metodológicos com a extensão universitária

A última palestra do Ciclo de Palestras sobre o tema Recursos Metodológicos Articulados com a Extensão acontece nesta quarta-feira, 23 de novembro, das 15h às 18h, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), e terá como tema a metodologia científica conhecida como história oral. A palestrante será a professora Patrícia Eliane de Mello.

Seleção de docentes: Ciências da Religião

Estão abertas, até esta sexta-feira, 25 de novembro, as inscrições para o processo de seleção externa de docentes para o Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Religião. São duas vagas, uma para a linha de pesquisa Pluralismo, Imaginário Religioso e Sociedade e outra para a linha de pesquisa Religião e Contemporaneidade.

Submissão de artigos para o Congresso Brasileiro de Mediação e Arbitragem

Estão abertas as inscrições para envio de artigos para o IV Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial (CBame), que acontecerá em março de 2017, na Unidade Praça da Liberdade. Podem participar estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação, profissionais graduados e pesquisadores de quaisquer áreas do conhecimento.

Vestibular: resultado será divulgado até o dia 3

O resultado com a lista dos aprovados no Vestibular PUC Minas para o ano de 2017 será divulgado até 3 de dezembro, tanto para aqueles que disputaram o processo seletivo por meio de provas quanto para os que concorreram pela média da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2013 a 2015.

Topo

Transferência e obtenção de novo título

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial