| O jogo Sonho de Jequi, que vai disputar a final mundial da Imagine Cup, na categoria Games, entre 26 e 29 de julho, está disponível, desde o dia 21 de junho, na plataforma Android, pela Google Play, para uso em smartphones. De acordo com o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), professor Lúcio Mauro Pereira, ao baixar o jogo gratuitamente, fazer comentários e dar nota sobre o game, o usuário contribui para popularizar o jogo, criado pela equipe TowerUp, integrada por estudantes dos cursos de Jogos Digitais e Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel e que representará o Brasil na final mundial, em Seattle, nos Estados Unidos.
O finalista mundial será premiado com US$ 50 mil e terá mentoria, durante um mês, com a alta direção da Microsoft Corp., promotora da competição, que é considerada a maior do mundo na área de tecnologia.
A escassez de recursos hídricos no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, é o pano de fundo para a história do jogo digital, em que o menino Jequi precisa vencer vários desafios para conseguir água para sua família. Para apresentar a riqueza cultural da região, todo o jogo foi feito à mão, em aquarela, e depois transferido para programa 3D. A trilha sonora é do cantor e compositor Rubinho do Vale. Ao final de cada fase do jogo é possível fazer uma doação em benefício das comunidades do Vale do Jequitinhonha. A intenção é conscientizar os jogadores e estimular o encaminhamento de donativos para a Cáritas Brasileira, em Araçuaí, entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, com atuação junto aos excluídos.
Integram a equipe TowerUp os alunos de Jogos Digitais Érico de Cerqueira Grasso, Alessandra Faria de Castro e Ramon Coelho de Souza e, de Sistemas de Informação, Daniel Sanabria Villazon. Os professores orientadores foram Arthur Martins Mol, Daniel Pinheiro Lima, Eduardo Penha Castro Fantini, Eveline Alonso Veloso, Luiz Flávio Freitas Barbosa de Oliveira, Marcelo Souza Nery, Marco Antônio da Silva Barbosa, Rosilane Ribeiro da Mota, Sandro Jerônimo de Almeida, Simone Alves Nogueira, Vinícius Graciano Santos e a supervisão do professor Paulo Fernando Braga Carvalho. O professor Sandro Jerônimo, coordenador do Microsoft Innovation Center (MIC PUC Minas), é mentor oficial da equipe na competição. | |