PUC Informa PUC Informa

27 de junho a 3 de julho

PUC Informa

Jogo Sonho de Jequi na plataforma Android

O jogo Sonho de Jequi, que vai disputar a final mundial da Imagine Cup, na categoria Games, entre 26 e 29 de julho, está disponível, desde o dia 21 de junho, na plataforma Android, pela Google Play, para uso em smartphones. De acordo com o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), professor Lúcio Mauro Pereira, ao baixar o jogo gratuitamente, fazer comentários e dar nota sobre o game, o usuário contribui para popularizar o jogo, criado pela equipe TowerUp, integrada por estudantes dos cursos de Jogos Digitais e Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel e que representará o Brasil na final mundial, em Seattle, nos Estados Unidos.

O finalista mundial será premiado com US$ 50 mil e terá mentoria, durante um mês, com a alta direção da Microsoft Corp., promotora da competição, que é considerada a maior do mundo na área de tecnologia.

A escassez de recursos hídricos no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, é o pano de fundo para a história do jogo digital, em que o menino Jequi precisa vencer vários desafios para conseguir água para sua família. Para apresentar a riqueza cultural da região, todo o jogo foi feito à mão, em aquarela, e depois transferido para programa 3D. A trilha sonora é do cantor e compositor Rubinho do Vale. Ao final de cada fase do jogo é possível fazer uma doação em benefício das comunidades do Vale do Jequitinhonha. A intenção é conscientizar os jogadores e estimular o encaminhamento de donativos para a Cáritas Brasileira, em Araçuaí, entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, com atuação junto aos excluídos.

Integram a equipe TowerUp os alunos de Jogos Digitais Érico de Cerqueira Grasso, Alessandra Faria de Castro e Ramon Coelho de Souza e, de Sistemas de Informação, Daniel Sanabria Villazon. Os professores orientadores foram Arthur Martins Mol, Daniel Pinheiro Lima, Eduardo Penha Castro Fantini, Eveline Alonso Veloso, Luiz Flávio Freitas Barbosa de Oliveira, Marcelo Souza Nery, Marco Antônio da Silva Barbosa, Rosilane Ribeiro da Mota, Sandro Jerônimo de Almeida, Simone Alves Nogueira, Vinícius Graciano Santos e a supervisão do professor Paulo Fernando Braga Carvalho. O professor Sandro Jerônimo, coordenador do Microsoft Innovation Center (MIC PUC Minas), é mentor oficial da equipe na competição.

:: Volta ::

Ciências de Dados, Big Data e Analytics é tema de workshop

A PUC Minas irá realizar o 1º Workshop Ciência de Dados, Big Data e Analytics, com o objetivo de discutir tais temas e apresentar cases e soluções deste mercado. O evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de junho, no auditório do Centro de Inovação da Unimed BH. As inscrições estão encerradas.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Altas habilidades e sua interação com a hiperatividade e desatenção

O projeto de extensão Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades: crianças e adolescentes que gostam de aprender vai realizar, no dia 7 de julho, uma palestra com o tema Dupla Excepcionalidade: altas habilidades e sua interação com a hiperatividade e desatenção. O que podemos fazer?. As vagas são limitadas.

Bolsas assistenciais no mestrado e no doutorado

Serão concedidas anualmente bolsas de estudo nos programas de pós-graduação stricto sensu aos ingressantes nesses cursos e aprovados em análise socioeconômica.

Comissão de Educação Jurídica da OAB-MG: professora nomeada presidente

Nomeada presidente da Comissão de Educação Jurídica da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), a professora Luciana Pimenta, do Curso de Direito, tomará posse no cargo em agosto.

Concertos Dominicais com a Orquestra Jovem Vallourec

A Orquestra Jovem Vallourec será a última atração deste semestre dos Concertos Dominicais Peter Lund, no dia 10 de julho. A apresentação, gratuita e aberta ao público, será a partir das 11h, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucarístico. O projeto Concertos Dominicais Peter Lund é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) da Universidade.

Congresso Internacional da Soter: inscrições abertas

Estão abertas, até este domingo, 3 de julho, as inscrições para participação no 29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), que será realizado de 12 a 14 de julho, no Campus Coração Eucarístico. As vagas são limitadas. O evento é uma parceria da PUC Minas, Faje e Ameríndia, com apoio da Capes/MEC, Fapemig e CNPq, com patrocínio, entre outras instituições, da Editora PUC Minas.

Cursos de atualização da PUC Minas Virtual

A PUC Minas Virtual abriu inscrições para cursos de atualização em Mediação de Conflitos, Formação para Atendentes e Secretários Paroquiais, e Novo Código de Processo Civil. São cursos de curta duração destinados a quem procura uma forma rápida e eficaz para a aquisição de um conhecimento específico.

Escola de Teatro: 31ª Mostra de Trabalhos

A Escola de Teatro está apresentando a 31ª Mostra de Trabalhos de Final de Curso. Os espetáculos são às 20h30, no Espaço Cultural da escola, no Campus Coração Eucarístico.

IEC: palestra sobre licitações públicas

O IEC PUC Minas, em Sete Lagoas, receberá, nesta terça-feira, 28 de junho, às 19h, a palestra Licitações: conheça o mercado das compras públicas e como vender para o governo, com o advogado Felipe Ansaloni. O evento faz parte do projeto Trocando Ideias, produzido pela Unidade em Sete Lagoas e que tem como objetivo levar durante todo o ano várias palestras gratuitas para a comunidade, com temas em várias áreas do conhecimento.

Inscrições para Curso Básico de Teologia

O Centro de Formação de Agentes de Pastoral (Cefap), do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação, oferece o Curso Básico de Teologia, que tem duração de dois anos. O requisito é possuir o ensino médio completo. São ofertadas 50 vagas, e as inscrições deverão ser feitas pela internet, até 30 de julho.

Mestrado e doutorado com inscrições abertas

Vários programas de pós-graduação stricto sensu estão com processos seletivos de alunos para mestrado acadêmico, mestrado profissional e/ou doutorado. Confira.

Obtenção de Novo Título eliminando carga horária

O processo seletivo para a Obtenção de Novo Título para os cursos de Administração e Ciências Contábeis da PUC Minas Virtual, destinado aos portadores de diploma de graduação interessados em ingressar em um novo curso a distância, está com inscrições abertas. As solicitações para a obtenção de novo título deverão ser feitas exclusivamente pela internet.

Oficina gratuita de introdução à implementação de sistemas interativos

O Curso de Engenharia de Computação promove na Unidade São Gabriel oficina gratuita de arduíno, aberta ao público externo. A oficina é uma introdução à prática de fundamentos de utilização de arduíno, uma ferramenta que tem por finalidade facilitar a implementação de sistemas interativos, em nível doméstico, comercial ou móvel. O curso acontecerá nos dias 7 e 8 de julho.

Pós-graduação lato sensu presencial e a distância

Estão abertas as inscrições para mais de 200 cursos de pós-graduação lato sensu. As inscrições para as ofertas de master e especialização deverão ser feitas até 16 de agosto. Quem realizar a inscrição até 11 de julho, estará isento da taxa de inscrição. Já para os cursos de pós-graduação a distância, as inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 5 de setembro.

Professor tem artigo aceito em congresso internacional de Contabilidade

Artigo aprovado no congresso TMS ALGARVE 2016 – Tourism & Management Studies International Conference é de autoria do coordenador de pesquisas do Curso de Ciências Contábeis do Campus Coração Eucarístico, professor Vagner Antônio Marques, em coautoria com a professora Roanjali Araújo, juntamente com outros dois pesquisadores e uma aluna da graduação.

Questionários da Comissão Própria de Avaliação

Estão disponíveis, no site da Comissão Própria de Avaliação, para Consulta Pública, os questionários que serão utilizados para a avaliação docente e institucional que ocorrerá no segundo semestre de 2016. De acordo com a CPA, essa é uma forma de oportunizar a participação de toda a comunidade acadêmica na definição desses instrumentos, a fim de colaborarem com a construção desse material, bem como a importância da participação no processo de avaliação.

Resultado do vestibular e inscrições para Uberlândia

O resultado do vestibular será divulgado até 4 de julho. Para o Campus Uberlândia, até esta sexta, 1º. As inscrições para o Campus Uberlândia continuam até esta segunda, 27.

Seleção para o Coral PUC Minas

De 1º a 25 de agosto, estarão abertas as inscrições ao processo seletivo para o Coral PUC Minas. Os interessados devem comparecer ao prédio 8 do Campus Coração Eucarístico, das 8h às 18h, ou enviar o formulário de inscrição por e-mail. Os testes serão agendados por e-mail, às sextas-feiras, das 12h30 às 13h30.

Trabalhos aprovados para apresentação no V Simpósio de Ciências Sociais

Foi divulgada a relação de trabalhos aprovados para apresentação durante o V Simpósio de Ciências Sociais, que acontecerá em agosto. O prazo limite para o encaminhamento do artigo aprovado, na íntegra, é 14 de agosto. O simpósio é promovido pelo ICS, por meio dos cursos de Ciências Sociais, Relações Internacionais, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social.

Transferência externa e obtenção de novo título

Estão abertas as inscrições para os interessados em se transferir ou cursar uma nova graduação na Universidade. Para Direito e Medicina, a seleção consta de prova específica.

Topo

Pós-graduação

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial