PUC Informa PUC Informa

4 a 10 de abril de 2016

PUC Informa

Seminário Cláudio Peres: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições, até 13 de abril, para apresentação de trabalho durante o 14º Seminário Cláudio Peres de Práticas de Ensino e Geografia Aplicada, que acontecerá de 3 a 6 de maio, nos prédios 6 e 43 do campus Coração Eucarístico. A temática central é Belo Horizonte: os desafios da metrópole. Alunos, professores e outros profissionais interessados em apresentar os resultados de sua pesquisa deverão enviar o artigo para o e-mail geoseminario@pucminas.br.

Para participar do evento, cujo público-alvo são professores, profissionais e estudantes de geografia e áreas afins, as inscrições poderão ser feitas por meio do link até o dia 20 de abril. O valor é de R$10 para professores da Universidade e alunos de outras instituições, e R$20 para outros profissionais. Estudantes da PUC Minas têm taxa de inscrição isenta. As inscrições se efetivarão após a confirmação do pagamento via boleto bancário emitido no ato da inscrição. Serão cinco as áreas para apresentação de comunicações:

1 - Metrópoles: (des)ordens urbanas
Ementa: Permanências e transformações no processo de metropolização no Brasil.

2 - Processos e configurações socioespaciais
Ementa: A periferização da pobreza, no âmbito metropolitano: da segregação à fragmentação socioespacial.

3 - A metrópole e seus fluxos
Ementa: As migrações populacionais como pilar da metropolização brasileira. Fluxos migratórios e a mobilidade urbana como desafio. Rede Urbana.

4 - Planejamento e Governança metropolitana
Ementa: A problemática da gestão das metrópoles brasileiras e o desafio da construção de um novo modelo de governança.

5 - Riscos ambientais no contexto da metropolização
Ementa: O processo de metropolização e a produção de um ambiente em risco. Problemáticas: geológica, geomorfológica, hídrica e climática na espacialidade da RMBH.
A divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos será no dia 20 de abril.

Mais informações pelo e-mail geoseminario@pucminas.br ou pelos telefones (31) 3319-4193 ou 3319-4194.