PUC Informa PUC Informa

24 a 30 de agosto de 2015

PUC Informa

Etapa regional do Polo Central do Parlamento Jovem de Minas

Será realizada, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, nesta quinta-feira, 27 de agosto, a última etapa da Plenária Regional do Polo Central do Parlamento Jovem de Minas. A etapa será às 14h, no Plenário Amynthas de Barros, da Câmara (avenida dos Andradas, 3100, bairro Santa Efigênia). Estarão presentes jovens estudantes de escolas integrantes do polo, composto por Belo Horizonte, Betim, Ressaquinha e Ouro Preto, para definir as propostas de um documento-base para a etapa estadual que será realizada em outubro.

No mês de setembro, os municípios envolvidos no projeto estudarão o documento-base estabelecido na Plenária Regional para, juntamente com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), passar para a etapa estadual. Nessa próxima etapa, será produzido um documento oficial de propostas elaboradas pelos jovens, sobre o tema Segurança Pública e Direitos Humanos, que será entregue à Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal de Belo Horizonte e à ALMG.

Entenda o projeto de extensão Parlamento Jovem de Minas

O projeto é desenvolvido e coordenado pela PUC Minas, por meio da Pró-reitoria de Extensão e do Instituto de Ciências Sociais (ICS), e pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo. Além da parceria na escala estadual, a PUC Minas também é parceira para a realização das etapas municipais de Belo Horizonte, Contagem e Betim, e na realização regional do polo BH. A cada ano, um tema é trabalhado por meio de diversas atividades de investigação, estudo, elaboração de proposições ao Poder Legislativo e debates.

A etapa municipal é coordenada pelas câmaras municipais que selecionam monitores e mobilizam escolas do ensino médio e instituições de nível superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, para viabilizar o projeto. São realizados cursos de formação política para monitores, oferecidos na modalidade de ensino a distância pela ALMG e PUC Minas; atividades de formação com estudantes do ensino médio, através de oficinas, debates, palestras com especialistas, visitas à Câmara e instituições ligadas ao tema em discussão; elaboração das sugestões, para serem entregues ao poder público, referentes ao tema trabalhado durante o ano. Ao final da etapa municipal, os alunos das escolas participantes se reúnem na câmara municipal para, em sessão plenária, discutirem e votarem as propostas do município. Em seguida, são priorizadas aquelas que comporão o documento-base da etapa regional, que conterá as propostas dos municípios participantes.

Na etapa regional, os municípios polo têm como uma de suas atribuições a organização dos encontros regionais, com o apoio de técnicos da ALMG e professores da PUC Minas, assim como auxiliar na capacitação e monitoramento dos municípios iniciantes no projeto. Essa etapa é composta de grupos de trabalho e de uma plenária das cidades que compõem o polo para o debate e votação das propostas aprovadas nas etapas municipais da região. As propostas mais votadas serão parte do Documento que será enviado à Plenária Final, na etapa estadual.

Na etapa estadual, que será realizada entre os dias 21 e 23 de outubro na ALMG, as propostas aprovadas nas Plenárias Regionais e nas Plenárias Municipais (caso dos municípios que ainda não puderam, em 2015, se vincular a um dos cinco polos existentes), serão encaminhadas à ALMG que consolidará o documento final a ser apresentado à Comissão de Participação Popular da ALMG.

:: Volta ::

​​Conscientização sobre a importância do aleitamento materno

Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia organizam, de segunda a sexta-feira, 24 a 28 de agosto, palestras informativas e de incentivo ao aleitamento materno, por ocasião da Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada no início do mês. As palestras acontecerão no campus Coração Eucarístico.

6ª edição do Programa de Bolsas Fórmula Santander Universidades

Até 11 de setembro, estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Programa de Bolsas Fórmula Santander, voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação de várias universidades brasileiras, incluindo a PUC Minas. A iniciativa promove o intercâmbio acadêmico e cultural, com objetivo de incrementar a formação dos universitários.

Workshop Corpo, Imaginação e Linguagem

Acontecerá na próxima segunda-feira, 31 de agosto, a partir das 14h, no Complexo Esportivo, o Workshop Corpo, Imaginação e Linguagem, ministrado pelo professor dos programas de mestrado em Dança e em Reabilitação na Universidade de Lisboa e escritor português Gonçalo Manoel Tavares. O valor da inscrição é R$100.

Agenda cultural

A Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) divulga as atividades culturais do setor para este mês. Confira.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Aula inaugural das disciplinas e das graduações da PUC Virtual

Os alunos dos cursos e das disciplinas de graduação a distância da PUC Minas Virtual poderão acessar o conteúdo da aula inaugural deste semestre até 6 de setembro. Os estudantes receberam, por e-mail, o link para acesso ao conteúdo, que ficará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Aula inaugural do Mestrado em Informática

O Mestrado em Informática, ministrado na Unidade São Gabriel, promove aula inaugural nesta terça, 25, às 10h30, no auditório da unidade, com professora da França.

Betim recebe sessão de julgamento do Conselho de Contribuintes de Minas

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, às 9h, o campus Betim recebe o Conselho de Contribuintes de Minas Gerais para realização de sessão itinerante da 1ª Câmara de Julgamento. Serão julgamentos reais de processos tributários administrativos decorrentes de autuações fiscais realizadas pelo Estado de Minas Gerais.

Betim: XV edição da Jornada de Psicologia

A XV edição da Jornada de Psicologia, promovida pelo curso no campus Betim, acontecerá de quarta a sábado, 26 a 29 de agosto, com debates sobre os desafios da contemporaneidade. A programação conta com palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos de ex-alunos, apresentações culturais e cinema comentado.

Caravana musical Circuito Dandô

Após passar pelo campus Contagem, na semana passada, a caravana musical circuito Dandô continuará nos dias 16 de setembro, 20 de outubro e 11 de novembro, respectivamente nas unidades São Gabriel e Barreiro e no campus Betim. A entrada é gratuita. O circuito Dandô é uma caravana musical e desde setembro de 2013 é gerida por músicos, com apoios locais.

Ciência da Computação: trabalho de alunos será apresentado em Londres

Trabalho de alunos do 7º período do Curso de Ciência da Computação foi selecionado para apresentação no 22nd International Symposium on String Processing and Information Retrieval. O evento ocorrerá de 1º a 4 de setembro, no Kings College, em Londres.

Concertos Dominicais com o Grupo Jovem de Câmara Sesiminas

O Grupo Jovem de Câmara Sesiminas será a próxima atração dos Concertos Dominicais Peter Lund, no dia 30 de agosto. A apresentação, gratuita e aberta ao público, será às 11h, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), campus Coração Eucarístico. Os concertos são uma promoção da Secac da PUC Minas.

Conexão Ciência e Cultura: cooperação Brasil-China

A primeira palestra deste semestre, no Conexão Ciência e Cultura, será nesta quinta, 27, sobre Desenvolvimento Científico e Tecnológico: o processo de cooperação Brasil-China.

Curso de Educação Popular em Direitos Humanos

O Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Comissão Pastoral de Direitos Humanos, em parceria com o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, realiza, a partir de 12 de setembro, o Curso de Educação Popular em Direitos Humanos. As vagas são limitadas.

I Seminário de Educação – desafios para a docência

A PUC Minas promoverá, no dia 14 de setembro, o I Seminário de Educação – Desafios para a Docência, uma iniciativa do Programa de Pós-graduação lato sensu Semipresencial PUC Minas | Foco na Formação e Aprimoramento de Professores. O evento, a partir das 14h30, será no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), campus Coração Eucarístico.

Incubadora Ideias inaugura sede no campus Betim

Coordenado pelo Curso de Administração do campus Betim, o projeto de extensão Incubadora de Desenvolvimento Econômico com Inovação Ambiental e Social (Ideias) inaugura nova sede nesta quinta-feira, 27 de agosto, às 10h, no prédio 12 do campus. O evento faz parte das comemorações de 20 anos da PUC Minas em Betim.

Inscrições abertas para aulas de Tiro com Arco e Flecha

Estão abertas as inscrições para o Núcleo de Ensino e Treinamento de Arco e Flecha. Os interessados, tanto membros da comunidade universitária quanto o público externo, poderão agendar uma aula experimental, pelo telefone (31) 3319-4045 ou na secretaria do Complexo Esportivo, campus Coração Eucarístico (prédio 65), em Belo Horizonte.

Inscrições abertas para os Prêmios Santander Universidades

Os Prêmios Santander Universidades estão com inscrições abertas até 17 de setembro. As premiações, que visam incentivar ideias e projetos relevantes da comunidade acadêmica, subdividem-se em quatro categorias: Empreendedorismo, Universidade Solidária, Ciência e Inovação e Prêmio Guia do Estudante.

IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação

Com a temática central Os Desafios da "Pátria Educadora" na Formação de seus Educadores, o IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação será realizado de quarta a sexta.

Lançamento de livro sobre Comunicação Organizacional

A professora Ivone de Lourdes Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social: Interações Midiáticas, e as mestres Anice Pennini e Isaura Mourão lançarão, nesta quinta-feira, 27 de agosto, o livro Compreendendo um Campo de Conhecimento: reflexões epistemológicas sobre a comunicação organizacional a partir de autores brasileiros.

Livro Infância: sociologia e sociedade será lançado nesta quinta-feira

O lançamento do livro Infância: sociologia e sociedade ocorrerá nesta quinta-feira, 27 de agosto, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), campus Coração Eucarístico, das 17h30 às 19h. A obra é organizada pelas professoras Magali dos Reis, da PUC Minas, e Lisandra Ogg Gomes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Oficinas de Libras: inscrições até esta terça

O Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAI) está com inscrições abertas, até esta terça-feira, 25 de agosto, para oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), destinadas aos professores, estudantes e funcionários da Universidade, com início em setembro.

Palestras do Convite ao Pensar: Mulheres na Filosofia

A primeira palestra do Convite ao Pensar deste segundo semestre, que tem a temática central Mulheres na Filosofia, será com o professor Amaury Carlos Ferreira, que falará sobre Representação Trágica da Mulher na Antiguidade. A palestra será neste sábado, 29 de agosto, no campus Coração Eucarístico. As inscrições devem ser feitas no local do evento.

Pós-graduação a distância: inscrições até esta quinta

A PUC Minas está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação lato sensu a distância, até esta quinta-feira, 27 de agosto, pela internet. A inscrição é gratuita.

Prêmio Sylvia de Resende Costa

O Instituto de Ciências Humanas (ICH) abre inscrições para o Prêmio Sylvia de Resende Costa, que tem este ano a temática central Informação é Conhecimento?.

PUC Aberta será realizado
em setembro

O Programa PUC Aberta, maior evento de relacionamento entre a Universidade e os jovens do ensino médio e pré-vestibulares, será realizado em setembro. Na 17ª edição, o evento mantém ao longo dos anos o compromisso em atender de forma eficiente a demanda dos jovens para conhecer a PUC Minas e os cursos de graduação ofertados, possibilitando que façam a escolha de forma consciente. A expectativa é que 12 mil jovens participem.

Seminário Tráfico de Pessoas, Trabalho Escravo e Migração

Em parceria com o Curso de Serviço Social da PUC Minas, o Seminário Tráfico de Pessoas, Trabalho Escravo e Migração: desafios para o reconhecimento de violações de direito e atenção às vítimas ocorrerá nesta segunda e terça-feira, 24 e 25 de agosto, das 8h às 18h, no teatro do Instituto Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas.

Unidade São Gabriel promove a Scap

Com o  tema Mundo por Vir, a Unidade São Gabriel realizará a VII Semana de Ciência, Arte e Política (Scap), a partir da próxima segunda-feira, 31, até 5 de setembro.

Topo

Transferência externa e obtenção de novo título

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial