27/02/2012 a 04/03/2012

II Congresso Mundial tem data definida

O II Congresso Mundial de Universidades Católicas já tem data definida: será de 18 a 21 de julho de 2013, no campus Coração Eucarístico. A temática central ainda será divulgada. O evento, que deverá reunir um público de quatro mil pessoas de várias partes do mundo, antecederá a 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMF), que será realizada em seguida, de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, com a presença do papa Bento XVI.

O Congresso Mundial de Universidades Católicas está sendo organizado em uma parceria entre a PUC Minas e a Arquidiocese de Belo Horizonte, com a participação de entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Associação Nacional de Educação Católica (Anec), a Conferência dos Religiosos do Brasil, o governo de Minas Gerais e a Prefeitura de Belo Horizonte.

De acordo com o presidente da comissão organizadora do Congresso Mundial, professor Paulo Roberto de Sousa, chefe de gabinete da Reitoria da Universidade, foram recentemente formadas as subcomissões que trabalharão juntamente com a comissão organizadora. São elas: subcomissões de Finança; Relações Institucionais, Articulação Política e Marketing; Comitê Temático, Editorial e Sistemática das Operações; Liturgias e Celebrações; Infraestrutura e Logística; Comunicação, Imprensa, Publicidade e Relações Públicas; Recepção, Acolhimento e Recreativo; e Feira, Esportes, Artes e Cultura.

Atualmente, a organização do evento está se reunindo com as várias instâncias da Universidade, como pró-reitorias, institutos, faculdades, campi e unidades para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do Congresso.

A portaria da Reitoria 056/2011, de 14 de novembro, instituiu a comissão organizadora do II Congresso. São representantes da comunidade acadêmica os professores Paulo Roberto de Sousa; padre Antônio Francisco da Silva, diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa; Mozahir Salomão Bruck, secretário de Comunicação; Camilo de Lelis Oliveira Santos Ribeiro, coordenador geral de Ação Pastoral Universitária; e Carlos Frederico Barboza de Souza, do Departamento de Ciências da Religião. Da representação discente, os acadêmicos Lorenna Ândria Oliveira Cotta e Willian Marciano da Fonseca. E da representação da sociedade civil, a professora Francine Junqueira, coordenadora da Câmara de Ensino Superior da Anec; o padre Áureo Nogueira de Freitas, vigário episcopal para a Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte; a missionária da Fraternidade Verbum Dei Maria Eugênia Lloris Aguado, assessora do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB Nacional; a irmã Solange Fátima Damião, representante da Conferência dos Religiosos do Brasil/MG; e Gabriel Sousa Marques de Azevedo, subsecretário de Estado da Juventude de Minas Gerais.

17/02/2012


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br