12/12/2011 a 18/12/2011

Alunos da graduação presencial podem cursar disciplinas a distância

Os alunos dos cursos de graduação presencial têm até esta terça-feira, 13 de dezembro, para confirmar ou alterar o Plano de Estudos para o 1º semestre de 2012 por meio do SGA. Neste processo, os estudantes podem optar por cursar disciplinas na modalidade a distância. A vantagem é que o aluno pode adequar os estudos à sua rotina. Para o 1º semestre de 2012, estão sendo ofertadas mais de 80 disciplinas a distância. Os alunos de cursos de graduação presenciais podem cursar até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância.

A matrícula segue os mesmos procedimentos e critérios das disciplinas ofertadas presencialmente. Através do SGA Alunos, o graduando deverá seguir os caminhos determinados pelo CRA (Centro de Registros Acadêmicos) para realizar a matrícula, incluindo no seu plano de estudos a disciplina a distância que estiver sendo ofertada para o seu curso.

São programadas três provas presenciais durante o semestre, com datas definidas no calendário acadêmico, sendo a terceira para fins de reavaliação. As provas acontecem no campus ou unidade de origem do aluno, sempre aos domingos.

As disciplinas são ofertadas pela PUC Minas Virtual, que é a Diretoria de Ensino a Distância da Universidade, unidade responsável, desde 1999, pela concepção, estruturação e oferta de cursos a distância em diversos níveis do ensino superior.

Como acontece a disciplina

Os alunos matriculados em disciplinas a distância devem possuir alguns requisitos tecnológicos básicos. A carga horária da disciplina é desenvolvida ao longo do semestre letivo. É importante que o aluno dedique um número médio de horas semanais aos estudos, assim como a todas as outras disciplinas presenciais.

Não existe um horário determinado para o aluno se conectar ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. O estudante faz sua própria programação de estudos, levando em consideração a sua rotina diária. O importante é verificar as atividades propostas e realizá-las nos prazos determinados pelos professores. Geralmente são agendados encontros online (chats) ou webconferências e videoconferências, de acordo com a programação da disciplina.

Os alunos recebem um CD ROM com o manual do aluno, softwares e, em alguns casos, com videoaulas da disciplina. Este material é retirado no CRA (alunos do campus Coração Eucarístico) e nas Secretarias Acadêmicas dos demais campi e unidades. Usuário e senha para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem são disponibilizados no SGA do aluno.

Na primeira semana da disciplina, o aluno passa por uma capacitação tecnológica para se familiarizar com o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Terminada esta etapa, os alunos começam a desenvolver as atividades relativas ao conteúdo, constantes do cronograma da disciplina.

As atividades a distância são feitas pela web, e o aluno conta com o apoio dos professores, tutores e da equipe acadêmica e tecnológica da PUC Minas Virtual.

Mais informações: (31) 3238-5656 ou www.virtual.pucminas.br.


Disciplina de Libras a distância

A PUC Minas Virtual também oferece, para o próximo semestre, a disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) a distância para os alunos dos cursos de graduação presencial da Universidade. O objetivo da disciplina é contribuir para a formação dos alunos em diferentes dimensões.

A disciplina traz uma tecnologia ainda incipiente no estudo a distância, que é a utilização da realidade aumentada como recurso didático. Por meio desta novidade, é possível que o aluno visualize a linguagem de sinais por meio de uma webcam focada sobre determinados marcadores, possibilitando a visualização do sinal correspondente ao material apresentado na tela do computador.

A PUC Minas Virtual inova ao ofertar a disciplina na modalidade a distância, permitindo assim que alunos de todos os polos e campi da Universidade possam cursá-la. Outra vantagem é que o aluno escolhe o seu próprio horário, levando em consideração a sua rotina.

Mais informações: (31) 3238 – 5656.

07/12/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br