05/12/2011 a 11/12/2011

Rondon Minas Resíduos recebe prêmio Hugo Werneck

A PUC Minas, por meio do projeto Rondon Minas Resíduos, ganhou o prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza, na categoria Acadêmico, pelo trabalho inovador realizado em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR). O projeto é vinculado à Pró-reitoria de Extensão e conta com a parceria de outras universidades. As cidades recebem equipes compostas por 12 estudantes, um coordenador, um co-coordenador e um catador de materiais recicláveis. A proposta da intervenção é abordar o tratamento de resíduos sólidos, além de elaborar projetos de reciclagem e redução de resíduos. As atividades vão desde oficinas com a população até reuniões com representantes do poder público dos municípios. Áreas como saúde, educação e assistência social também são trabalhadas pelas equipes, que contam com alunos de diversos cursos para fazer com que o trabalho multidisciplinar abranja as muitas áreas do conhecimento.

Em sua segunda edição, o prêmio Hugo Werneck é considerado o "oscar da ecologia". A iniciativa é do Grupo Ecológico, por meio da Revista Ecológico e das redes sociais Ecológico OnLine e Movimento SouEcologico.com, e conta com o apoio institucional do governo de Minas. O prêmio busca valorizar iniciativas e projetos que se destacaram em ações sustentáveis com espontaneidade e criatividade. Neste ano, foram inscritos ou indicados para o prêmio 198 projetos de diversos estados brasileiros, número 34% maior do que o de 2010. Os concorrentes participaram por meio de ações, cases, experiências ou iniciativas bem-sucedidas. A solenidade de premiação foi realizada no dia 30 de novembro, no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, com a presença do governador Antonio Anastasia, prefeitos, deputados e outras autoridades.

Segundo a professora Mônica Abranches, coordenadora do Rondon Minas Resíduos, ganhar este prêmio é uma maneira de divulgar o trabalho realizado pelo projeto e também abre possibilidades para ampliação de parcerias com outras cidades do Estado. "Esta premiação é o reconhecimento de que é possível fazer uma parceria exitosa entre a Universidade, governo e organizações não governamentais", ressaltou.

Até 18 de dezembro, 250 alunos de vários cursos e unidades da PUC Minas estarão em 15 cidades do interior do Estado, com o objetivo de conscientizar gestores locais e população quanto à importância do cuidado com os resíduos sólidos. Belo Vale, Bonfinópolis, Natalândia, Montezuma e Piranguçu são algumas das localidades que recebem as equipes do projeto.

01/12/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br