28/11/2011 a 04/12/2011

1º Seminário Nacional do Direito na Educação a Distância

O 1º Seminário do Direito na Educação a Distância (EaD) será realizado nesta segunda-feira, 28 de novembro, das 9h às 17h30, em duas modalidades: a distância, com transmissão online; e com atividades presenciais no campus Coração Eucarístico. O tema central é O impacto das Questões do Direito nos Processos da EaD. As vagas são limitadas, e o investimento para a conferência online e a participação nas oficinas é de R$100. A participação presencial na conferência no campus Coração Eucarístico é gratuita.

Ao fazer a inscrição, o participante poderá optar por uma das três oficinas: O Direito na Docência da EaD; Gestão de Pessoas na EaD (trabalho e pessoas); e O Direito na Parceria e na Autoria em EaD. Durante as oficinas, os integrantes poderão ter acesso a informações diversas, manipular dados, assistir o debate e, por fim, produzir textos com registros resultantes dos trabalhos elaborados durante as oficinas. Aproximadamente 500 pessoas entre diretores acadêmicos, coordenadores de cursos a distância, advogados, pedagogos, profissionais da gestão de pessoas, estudantes, professores, especialistas e pesquisadores devem participar do evento.

O seminário é uma correalização da PUC Minas Virtual, da Associação Brasileira de Educação a distância (Abed) e da WR3 EaD Consultoria. Na oportunidade, especialistas, profissionais e pesquisadores da área discutirão questões polêmicas do cotidiano dos professores, alunos e gestores da educação a distância. O maior desafio, para os organizadores, será o debate sobre a docência virtual, atualmente dividida entre o trabalho do professor e o do tutor da EaD e o passivo trabalhista decorrente.

A conferência que compõe a parte presencial do evento conta com a presença do presidente da Abed, professor Fredric Michael Litto, da professora Maria Beatriz Gonçalves, ex-diretora da PUC Minas Virtual e consultora em EaD, e do professor João Roberto Moreira Alves, presidente do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (Ipae) e da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional - ABTE. Os convidados conversarão sobre Direito na EaD: tensões e particularidades na gestão da EaD, destacando os avanços e contradições na EaD no Brasil e as tensões e particularidades da sua gestão.

Esta primeira edição do Seminário integra a agenda de comemorações do Dia Nacional da Educação a Distância no Brasil, celebrado dia 27 de novembro.

Hot site do seminário: www.direitonaead.com.br/index.html.

24/11/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br