21/11/2011 a 27/11/2011

Rondon Minas Resíduos é finalista de prêmio

Iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR), o projeto Rondon Minas Resíduos está entre os três finalistas, na categoria Acadêmico, do II Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza. Os vencedores serão conhecidos no dia 30 de novembro, às 17h, em uma cerimônia a ser realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Os critérios para a seleção dos finalistas foram: efetividade; impactos social, cultural e ambiental; potencial de difusão; adesão e participação social; originalidade; qualidade; e amor à natureza. A premiação é organizada pela revista Ecológico e tem a participação institucional do governo de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). Também conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a supervisão técnica da Fundação Dom Cabral (FDC), a legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza e o apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).

Lixo e Cidadania

O projeto Rondon Minas Resíduos também participa do 10º Festival Lixo e Cidadania, apresentando sua experiência de atuação nas cidades mineiras, até 27 de novembro. O evento está sendo realizado no Centro Mineiro de Referência em Resíduos Sólidos (CMRR), localizado na avenida Belém, 40, bairro Esplanada. Este ano, a 2ª Semana Mineira de Redução de Resíduos integra as festividades.

Projeto Rondon Minas

Um dos grandes projetos de extensão da PUC Minas, o projeto Rondon Minas tem como foco intervenções sociais em municípios mineiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e/ou comunidades que apresentem demandas de trabalhos sociais em áreas de atendimentos de políticas públicas, com posterior execução das possíveis ações para o desenvolvimento delas. Desde 2010, os trabalhos estão focados na questão da sustentabilidade e da redução de resíduos sólidos.

Os participantes atuam em ações socioeducativas para famílias; capacitação profissional; geração de renda; fortalecimento organizacional e participação popular; mobilização da comunidade, visando à inclusão social e à formação cidadã; e resgate e valorização da cultura local.

17/11/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br